Aprenda a reconhecer os sintomas da dengue

A dengue é uma virose difundida por praticamente todo o país, ocorrendo principalmente nos meses de março e abril, embora exista uma variação de um estado para o estado. A informação mais importante, que é como evitar a dengue, já está sendo amplamente divulgada pelo governo, então vou revisar aqui os sintomas que estabelecem a suspeita de um caso de dengue.

Para ser considerada suspeita de dengue, a pessoa deve estar com febre alta, geralmente de 39°C a 40°C, mas a partir de 38°C já vale a pena procurar assistência médica. Caso a febre ultrapasse 7 dias de duração, já não se suspeita mais de dengue, mas aí continua valendo a pena procurar o médico para descobrir a causa. Além da febre, para se estabelecer uma suspeita de dengue, a pessoa precisa apresentar pelo menos dois dos seguintes sintomas:

  • Dor de cabeça;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Dor muscular;
  • Dor nas juntas (articulações);
  • Prostração;
  • Algo na pele: fica difícil explicar as alterações que a dengue pode causar na pele, então se aparecer qualquer coisa na pele, e a pessoa estiver sentindo uma das coisas acima e mais febre, é melhor procurar um médico.

Outro critério para a suspeita de dengue é ter estado nos últimos quinze dias em uma área em que exista transmissão de dengue. Convenhamos, isso não está nem um pouco difícil no Brasil!

Fica aqui um alerta, esses sintomas que relatei acima são usados por médicos para gerar uma suspeita de dengue, mas isso não substitui uma consulta médica. Várias doenças podem trazer sintomas semelhantes, e muitas vezes o médico é capaz de diferenciá-las simplesmente através de perguntas e exame físico.

Havendo suspeita de dengue, a pessoa deve procurar um pronto-atendimento ou pronto-socorro no mesmo dia. Caso a pessoa esteja especialmente mal, deve procurar o pronto-socorro imeditamente, e relatar isso para o(a) enfermeiro(a) responsável pela avaliação inicial.

6 ideias sobre “Aprenda a reconhecer os sintomas da dengue

  1. Pingback: Multa e cadeia para quem mantiver focos de dengue em casa | Doutor Leonardo

  2. brenno

    bom o que eu vou falar nao e uma resposta e uma pergunta bom minha pergunta e o sequinte a primeira picada do mosquito pode trazer alguma coisa grave como até a morte eu estou com muita duvida disso presiso que voces mim responda o mais rapido possivel????????????????????????????

    Responder
        1. Leonardo Fontenelle Autor do post

          Uma pessoa com dengue pode ter diarreia. Quando tem, é uma diarreia leve e que dura pouco tempo. Além disso, a pessoa costuma nem reparar muito na diarreia, porque os outros sintomas chamam mais a atenção. Mas isso tudo é em geral, não dá para eu falar sobre o caso de sua irmã.

          Responder
  3. Pingback: Dengue, todo cuidado é pouco…

Deixe uma resposta