Organização Mundial da Saúde mantém alerta contra gripe suína

Em meu artigo anterior sobre a vacinação contra a gripe suína, mencionei que algumas autoridades internacionais acreditavam no fim da pandemia. O relato se referia às expectativas da sétima reunião do Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a influenza A H1N1, que aconteceu dia 24 de fevereiro deste ano. A conclusão do encontro, no entanto, foi bem diferente. Em nota à imprensa, a OMS declarou que o Diretor-Geral avaliou que não houve alteração da fase pandêmica, e decidiu continuar a monitorar a situação e os acontecimentos de perto e reunir o Comitê novamente daqui a várias semanas.

A declaração informa ainda que existem evidências conflitantes sobre diminuição da epidemia em vários países, mas que a transmissão estaria aumentando na África Ocidental e que não se tinha certeza quanto aos efeitos da chegada do inverno ao Hemisfário Sul. A recomendação, especialmente para o Hemisfério Sul, foi de não abandonar os preparativos para o combate à gripe suína.

3 pensou em “Organização Mundial da Saúde mantém alerta contra gripe suína

  1. Joel Martini de Campos

    É, não contente em ter promovido gastos bilionários para os países com a mudança no conceito de pandemia beneficiando os fabricantes de medicamentos, ainda continua a manter o estado agora para o inverno/2010 com o nome pomposo de SEGUNDA ONDA.
    Desculpe escrever com letras maiúsculas que não é permitido pela netiqueta. Só o Brasil
    segundo informações do Ministro da Saúde para Revista Época tem em estoque:-
    21.300.000 tratamentos de anti-virais para agora inverno/2010. Se foram vacinados
    os grupos de risco com as 113.000.000 de vacinas compradas, então não haverá SEGUNDA
    ONDA e os anti-virais serão encinerados. Já agora vence a validade dos 9.000.000 comprados em 2005 para gripe aviária

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Joel, você não precisa digitar Enter entre uma linha e outra, isso é feito automaticamente.

      Sou médico de família e comunidade, e não tenho a pretensão de entender mais que os epidemiologistas sobre preparativos para combate a pandemias.

      Responder
      1. Joel Martini de Campos

        Médico Leonardo, boa noite !!!

        Já que o MINISTÉRIO DA SAÚDE responde em seu blog e também em outros espero que a secretária de comunicações FERNANDA SCAVACINI leia e responda, pois nós brasileiros pagantes de impostos que compramos os 21.300.000 tratamentos de anti-virais queremos a resposta né. Foram 2.051 mortes no ano de 2009 aqui no Brasil e de janeiro à junho/2010 morreram somente 84 pessoas com a H1N1, nova gripe, gripe suína, então não é PANDEMIA conforme declarou já em julho/2009 o cientista especializado em gripe TOM JEFFERSON da Fundação COCHRANE e que a O.M.S. estava equivocada e continua teimando e estando ainda mais equivocada mantendo o estado de PANDEMIA em nível 6. Isso é para informar corretamente os leitores de seu blog que não sabem oque está ocorrendo no mundo( O.M.S.) e no Brasil ( Ministério da Saúde ) não haverá SEGUNDA ONDA ainda mais que foram vacinas mais de 80.000.000 de pessoas né, abraços, Joel

        Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *