Como saber se você está grávida

Os sintomas da gravidez são uma dúvida muito comum, ainda mais porque a proporção de mães de primeira viagem e de mulheres sem filhos está aumentando cada vez mais. O enjoo é um dos sintomas mais lembrados, e também um dos mais comuns, mas o primeiro sintoma é praticamente sempre o atraso da menstruação.

Para saber se a menstruação está atrasada ou não, é preciso saber que dia a menstruação viria. Se a menstruação for irregular, fica difícil de saber se está atrasada, mas em alguns casos a menstruação é regular e a mulher não sabe. A menstruação regular vem aproximadamente uma vez por mês, mas não necessariamente no mesmo dia do mês. Geralmente a menstruação adianta uns dois ou três dias de um mês para o outro, mas o padrão varia de uma mulher para a outra.

Em alguns casos, a mulher pode ter um sangramento parecido com a menstruação mesmo estando grávida. Esse sangramento acontece quando o óvulo fecundado está entrando na parede do útero, e costuma ser mais claro, menor e mais breve que a menstruação normal. Além disso, o sangramento de implantação costuma vir 5 a 10 dias antes do dia em que a menstruação desceria.

O exame de gravidez pode ser feito tanto na urina quanto no sangue. O exame de sangue pode ser feito um dia após o atraso menstrual, mas o atraso mínimo para se fazer o exame de urina varia desde um dia até duas semanas, dependendo da marca. Um teste de gravidez positivo dá quase certeza de gravidez, mas em raras situações pode ser um falso positivo. Só é possível ter certeza absoluta da gravidez quando o médico ouve o coração do bebê durante a consulta de pré-natal (no 4º ou 5º mês de gravidez) ou quando a grávida faz o ultrassom.

Se a mulher estiver grávida, deve marcar a primeira consulta de pré-natal para o mais cedo possível. Se não estiver, mas quiser engravidar, deve marcar uma consulta mesmo assim, a consulta pré-concepcional, pois assim será possível diminuir a chance de aborto.

Se a mulher não estiver grávida, e não quiser engravidar, é hora de fazer uma reflexão: será que o método anticoncepcional está sendo bem usado? Em caso de dúvida, é mais um motivo para marcar uma consulta de anticoncepção, para a mulher discutir a forma mais efetiva de planejar sua família. (Leia também: Diane 35 não é anticoncepcional.)

Aviso: eu não sei se você está grávida. O Doutor Leonardo não é um consultório médico. Se você precisa da opinião médica sobre seu caso, agende uma consulta.

58 pensou em “Como saber se você está grávida

    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Vladimir, dei uma olhada em revisões sobre os testes de farmácia, e uma coisa que me chamou a atenção é que, num estudo, testes de farmácia tinham uma efetividade e uma sensibilidade muito inferiores quando realizados por leigos, em vez de pelos próprios pesquisadores. Completando com o que li de outros artigos, parece que o problema é a dificuldade das pessoas em fazer direito o teste; por isso, quanto mais fácil de entender, mais confiável.

      Além disso, outra pesquisa avaliou testes que dizer funcionar no primeiro dia de atraso menstrual, e eles falharam no 1º dia de atraso em 10% dos casos. O motivo são as diferenças entre uma mulher e outra, e entre uma menstruação e outra da mesma mulher, com relação ao dia do ciclo menstrual em que aconteceu a ovulação.

      Resumindo, não se deve confiar cegamente nos testes de farmácia, especialmente quando eles não acusam gravidez. Caso a menstruação continue não vindo, faz sentido repetir o teste de gravidez.

      1. Vladimir Melo

        Quando a Chris ficou grávida da Júlia, fizemos o de farmácia, que acusou positivo. E no dia seguinte, o de sangue confirmou.
        O padrinho da Júlia, o André do My Oftalmolife, quando soube do teste de farmácia, disse mais ou menos isso que você disse: “se deu positivo, é porque deve estar, quer os parabéns agora ou depois?”

  1. Jana

    Olá
    Tive relação sexual dia 28/03 minha ultima mentruação foi dia 4/03 Porem sem usar camisinha,fizemos o tal conhecido coito interrompido :@
    Parei de tomar anticoncepcional a uns 2 meses
    Corro um risco muito grande de estar gravida?Estava no meu periodo fertil

    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Sim, Jana, você corre um grande risco de estar grávida. Você podia ter parado de tomar anticoncepcional só duas semanas antes, e ainda teria o risco de engravidar. Pelo seu jeito de relatar a situação, imagino que você saiba muito bem que o coito interrompido não é confiável. Se você não quer engravidar, consulte um médico ou enfermeiro para discutir métodos efetivos de anticoncepção. É preciso funcionar na prática, e não apenas para os outros, mas principalmente para você. Além disso, se a menstruação não descer na época de costume, teste de gravidez.

  2. Oi doutor

    Ola doutor ,o ultimo dia que mestruei foi dia 26/02 e ate hj ela nao desceu mais , sinto colica e no dia 26 e pouquinho de manha desceu um poquinho de sangue mais bem pouco tipo pingos, e depois nao desceu mais. Será que to gravida?

  3. lorena

    doutor minha ultima menstruação foi em fevereiro em março tive relaçao com camisinha e com coito interrompido so que a menstruaçao nao veio
    nao tomo nada pra evitar e minha menstruaçao é irregula d+ passa ate 4 meses sem descer…..so que sinto meus seios doloridos esse é o unico sintoma que eu sinto isso pode ser gravidez?

    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Lorena, os sintomas da gravidez variam muito de uma mulher para outra (e de uma gravidez para outra). Dá para medir o útero ao fim do terceiro mês, mas a visibilidade da barriga depende da quantidade de gordura. Por outro lado, o pré-natal deve começar ainda no primeiro trimestre da gravidez, então nada de esperar a barriga aparecer, OK?

  4. suzy

    doutor pode haver gravidez sem penetração e com camisinha
    eu e meu par tivemos relaçao duas vezes seguida ambas com camisinha
    na primeira q ele gozou tomamos banho e trocamos a camisinha há risco de ficar
    algum espermatozóide do gozo anterior dele e eu engravidar?

    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Nenhum tipo de banho tem qualquer efeito contra a gravidez. Se a camisinha for bem usada ela evita a gravidez, mas se vocês tiverem qualquer dúvida vale a pena marcar uma consulta para conferir.

  5. Ruben

    Olá Sr.Doutor,

    Eu e a minha namorada.. Praticamos relações com preservativo. No entanto, aidna somos novos, e por ter corrido mal.. E ela não sua nenhum tipo de contra-ceptivo. Ela é regulada, porem já a 13 dias que não vem o periodo.. Come pouca, e cad avez esta mais magra.. Fizemos 1 teste, passado uns 5 dias do dia “suposto” da vinda do periodo, no entanto deu negativo.. Hoje, passado 13 dias do dia suposto.. fizemso outro, e deu um traço muito clarinho após 30 minutos de espera.. Será que ela ta gravida ?

    :x

    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Ruben, a interpretação de um traço varia de um teste para outro, então você vai ter que ler as instruções de uso.

      O preservativo (camisinha) é um método contraceptivo eficaz, se bem usado, mas na prática a efetividade deixa a desejar. Vale a pena manter o preservativo, até por causa de ser a única forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis, mas também discutir com um profissional de saúde o acréscimo de outro método de planejamento familiar, e/ou estudar quais dificuldades vocês possam ter com o preservativo e como contorná-las.

  6. Ray

    com que idade a mulher esta preparada pare gerar um bebê?
    e o que ocorre quando a mulher tem uma menstruaçao irregular?
    isso é normal?

    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Ray, quando a menina vira moça, ou seja, quando ela menstrua pela primeira vez, ela já é capaz de engravidar. Antigamente, a primeira menstruação era um sinal de que a adolescente já podia ser casada, e por isso mesmo era comum as adolescentes se casarem virgens. Por outro lado, engravidar na adolescência aumenta o risco de complicações na gravidez.

      Com muita frequência, as primeiras menstruações não são regulares, ou seja, não vêm a intervalos regulares; isso é normal, mas atrapalha a saber se a pessoa está grávida ou não.

  7. drica

    o que mata os espermatozóides doutor?
    se o homem gozar fora e com a camisinha a perigo de depois
    o espermatozóide entrar na mulher mesmo sem a penetração?
    por algum descuido?
    obrigada

  8. suellen

    ola doutor ,

    doutor eu estou com duvidas se estou gravida ou não
    pois tipo eu tenho um namorado e nos temos relaçoes
    e tipo na semana que passou numa quarta feira a
    camisinha estourou ,ai no sabado estourou de novo
    e eu nao tomei nenhum remedio .
    e estou com medo de fazer o exame .
    mas nao sinto nada apenas tontura .voce acha
    que eu poderia estar gravida ?

  9. daiana de jesus alves dos santos

    minha menstruação esta atrasada a 5 dias e não sinto muito enjoo só de manhã sinto muita fome mais isso eu já sentia antes mais o meu peito está normal o mamilo não escureceu será que estou grávida?

  10. jessica

    doutor,
    meus seios estao doendo muito principalmente o bico
    sei que nao estou gravida pois ja fiz o exame de sangue e deu nagativo
    e mesmo assim eles doem d+, minha menstruaçao é irregular pode ser isso
    que causa tanta dor? ela sempre foi irregular mas nunca semti isso antes

    me ajude por favor………………obrigada

  11. Line

    doutor minha menstruaçao ainda nao veio so que está
    saindo bem pouquinho tipo escorrimento e meus seio doem
    o que esta ocorrendo?

  12. suellen

    doutor sou a suellen te escrevi jah se vc ver mais pra cima …
    eu disse que nao estava sentindo nada apenas tontura,e agora
    meus seios estao enchando e eu deu uma engordada e meu pé
    esta enchado tambem …

    voce acha que posso estar gravida ??

  13. suellen

    ola doutor ,

    doutor eu estou com duvidas se estou gravida ou não
    pois tipo eu tenho um namorado e nos temos relaçoes
    e tipo na semana que passou numa quarta feira a
    camisinha estourou ,ai no sabado estourou de novo
    e eu nao tomei nenhum remedio .
    e estou com medo de fazer o exame .
    mas nao sinto nada apenas tontura .voce acha
    que eu poderia estar gravida ?
    doutor sou a suellen te escrevi jah se vc ver mais pra cima …
    eu disse que nao estava sentindo nada apenas tontura,e agora
    meus seios estao enchando e eu deu uma engordada e meu pé
    esta enchado,e eu estou comento muito mais do que eu era
    acostumada a comer …

    voce acha que posso estar gravida ??

  14. Doutor,
    quando a mulher esta gravida e ela sangra como posso saber se é da gravidez ou é a menstruaçao? qual a diferença de ambas?

    obrigada

    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      (Quase) qualquer sangramento na gravidez é anormal. Como hoje é sexta-feira, sugiro uma consulta médica em pronto-socorro. Se for na segunda metade da gravidez, é melhor que a consulta médica de urgência seja em maternidade.

  15. mara

    doutor na gravidez quando ha sangramento dura quanto tempo?
    me explique em detalhes como eu posso saber se é da gravidez ou menstruação
    por favor……
    obrigada

    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      O sangramento de implantação acontece no começo da gravidez, e dura menos que a menstruação normal, cerca de 1 a 3 dias. Mas na gravidez podem acontecer outros sangramentos, que não são normais. Na dúvida, consulta médica. Se o sangramento for vermelho vivo, fluido, é melhor passar por uma consulta de urgência.

  16. Julha

    Olá tive reção dia 28 de março no dia 2 de abril minha menstruação veio porem veio pouvo e fico apenas 3 dias depois disso tive relação em outros dias tbn mas a mais ou menos 1 semana estou tenho muitas colicas porem elas ficam mais ou menos uns 5 min depois vai embora ai depois de algum tempinho volta de novo mas nao passa de 5 minutos.Será que posso estar Gravida

  17. ANA

    hola doutor eu parei de tomar pilula faz um mes tive relações é em duas vezes dessa relaçoes eu não me cuidei agora minha mestruaçao não vem so vem uma sugeira era pra vim durante essa semana eu fiz o teste de gravidez com sangue mas deu negativo será q foi cedo para fazer o teste o q devo fazer

  18. ANA

    doutor o meu exame deu 20 UI/ml o resultado saiu negativo mas eu li o comentario de uma doutora ela disse q acima 5 ui/ml ate 25 ui/ml pode estar gravida devo fazer outro exame…..

  19. Carol

    Doutor,
    fiquei uma semana sem tomar a pilula, logo que voltei a tomar, tive relacao, minha mestruacao, no mes que isso aconteceu, veiu so um pouquinho, ja fiz dois teste de famarcia, e deu negativo, e uma utrasson esse mes, ja que minha mestruacao, esse mes nao veiu, sera que estou gravida?

  20. tana

    doutor, quero começar a usar a pirula o que vc recomenda para eu que sou iniciante
    qual pirula devo tomar e como devo começar a usar?

    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Recomendo que você passe em sua unidade de saúde e agende uma consulta médica, ou possivelmente uma consulta de enfermagem. Não existem condições de eu lhe tirar todas as dúvidas, e ainda menos de lhe fazer uma prescrição, sem um atendimento “ao vivo”. Quanto a essa última questão, sugiro inclusive a leitura do meu artigo sobre as novidades do Código de Ética Médica.

  21. Pingback: Diane 35 não é anticoncepcional | Doutor Leonardo

  22. marcia michel

    ola doutor…eu queria sabe,minha ultima menstruação veio dia 03 de março e costumo fica de 4 a 5 dias menstruada e fiquei 2 dias só,e agora em abril não veio dia 03 e dia 09 fiz dois testes de fármacia e deu positivo e dia 13 senti algumas dores fortes como cólicas e me desceu um sangramento meio fraco e no dia seguinte esta me descendo que nem menstruaçaõ com muita cólica mais cólicas que nunca tive antes,será que posso estar gravida e esta com algum problema??

  23. viviane lucas

    ola doutor meu nome e viviane,doutor gostaria de saber se estou gravida ou nao,tenho ovario poliscistico estava tomando ciclogyn recomendado pela ginecologista tomei durante um bom tempo desceu para mim dia 05/04/ ai meu esposo por nao ter encontrato o remedio que tomo trouxe,entao comecei a tomar nas alguns comprimido 5 so que tomei derrepende apareceu na minha calcinha um macinha branca fiquei preocupada e nao tomei mas.ai qdo foi dia 30/04 sentir uma colica e desceu tipo um sangramento bem clarinha e depois nao veio mais,e ate agora nao veio sinto umas colicas e dores nas regiao do quadris,fiz dois teste de urina e deu negativo sera que fiz mt sedo o teste ou realmente nao estou gravida.

  24. Thatyane

    Doutor u tomei a pilula no dia 5 de março e no mesmo dia eu tive relação com meu esposo e ele ejaculou, depois de uns 10 dias veio um sangramento e com um pouco de colica, eu gostaria de saber se corro o risco de estar grávida?

  25. daiane

    oi doutor minha mestruacao estava atrasada quase dois meses a ultima vez que veio pra mim foi no dia 15/02/12 mas agora no dia 10/04/12 vei mas um sangramento claro nao veio escuro como das outras vezes e durante dois dias veio bem e agora durou mas dois dias mas so manchinha e eu me sinto diferente na barriga e sinto um pouco de enjoo eu estou tentando engravidar des de janeiro estou sei tomar remedio tchau obrigada

  26. Cátia Mendes

    Olá doutor,
    Usei anticoncepcional por muitos anos. Fiquei menstruada em 31 de dezembro e resolvi que era hora de parar pois quero engravidar. Em Janeiro ela não desceu. Veio em 1º de Fevereiro. Depois em 4 de Março e até agora nem sinal. Posso estar grávida?

  27. ana

    Olá doutor, tomo cerazette e no ultimo mes eu dei uma desligada das horas e esqueci alguns coprimidos ou tomei eles atrasados.
    Como o cerazette é uma pilula de uso continuo eu nem me lembro a ultima vez que menstruei.
    Tive relaçoes sexuais e mesmo eu tomando a pilula usamos camisinha mas ela estourou. Isso foi dia 9 de março.
    Como eu nao tomo a pilula fico sem saber se estava ou nao ovulando nesse periodo?Parei de tomar a pilula a dois dias pq fiquei meio apavorada quando meus seios ganharam o mesmo volume de quando eu ficava menstruada.
    Eu já posso fazer o teste de farmácia?
    Devo ficar preocupada?

  28. Carla

    Olá, preciso de uma ajuda! é URGENTE!
    Minha menstruação sempre vem dia 9, só que dia 3/3 eu tive relações sexuais e a camisinha estourou então eu tomei a pilula do dia seguinte ( tomei corretamente, 11 horas depois do ato) então, dia 9 veio normalmente! dia 17/3 tive outra relação ( COM CAMISINHA) mas pra prevenir, tomei a pilula outra vez ( corretamente também)!! dia 24/3 NO MESMO MÊS veio de novo ( normalmente o SANGUE de uma menstruação) só que o problema vem agora! hoje dia 11/4 ela ainda não veio! sendo que ela sempre vem dia 9! estou muito preocupada, minha barriga ronca, sinto azia a noite, minha barriga esta inchada e muito dura! SERA QUE ESTOU GRÁVIDA? ME AJUDEM PELO AMOR DE DEUS! preciso de respostas. OBS: não tomo anticoncepcional

  29. gabi

    olá doutor, eu tomo o anticoncepcional Selene e tenho que dar uma pausa de 7 dias entre uma caixa e outra. minha menstruação vem sempre no 5° dia e até agora nada eu sei que tenho que esperar mais estou preocupada, o que devo fazer? obrigada.

  30. Leila

    Doutor, minha mesntruação veio dia 13 de março, e ela sempre vem de 28 em 28 dias, ja aconteceu dela vim atrasada alguns dias, mas quando ela vem fica 5 dias igual uma “cachoeira”, de tanto que vem, eu e meu marido não preservamos, pois queremos arrumar bebe…ja tivemos muitas decepções, mas nunca aconteceu algo parecido, ha uma semana estou enjuando muito, mas não chego a vomitar, mas era pra minha mestruação descer dia 09, ela chegou a noite e so um tikim, no dia 10 normal, no dia 11 diminuiu, no dia 12 e 13 so um tikim, que passei o dia todo com um absorvente so, gasto 2 pacotes e meio de absorventes por mes, esse mes gastei um so, e mesmo assim foi um monte pro lixo limpo, coloquei so por precaução, será que estou gravida?

  31. Leila

    Doutor, minha mesntruação veio dia 13 de março, e ela sempre vem de 28 em 28 dias, ja aconteceu dela vim atrasada alguns dias, mas quando ela vem fica 5 dias igual uma “cachoeira”, de tanto que vem, eu e meu marido não preservamos, pois queremos arrumar bebe…ja tivemos muitas decepções, mas nunca aconteceu algo parecido, ha uma semana estou enjuando muito, mas não chego a vomitar, mas era pra minha mestruação descer dia 09, ela chegou a noite e so um tikim, no dia 10 normal, no dia 11 diminuiu, no dia 12 e 13 so um tikim, que passei o dia todo com um absorvente so, gasto 2 pacotes e meio de absorventes por mes, esse mes gastei um so, e mesmo assim foi um monte pro lixo limpo, coloquei so por precaução, será que estou gravida? estou anciosa pra fazer um teste, mas estou com medo…

  32. Andréa Flavia

    Olá dr. estou um mês e meio atrasada,no princípio eu senti muita tontura e as vezes ficava enjoada mas bem pouco enjoada,fiz um teste de farmácia só que eu fiz a tarde e pedia a primeira urina(que eh o da manha)e deu negativo,li alguns comentários que diz que a mulher gravida sente dor nos seios e eu nao estou sentindo nada e nenhuma mudança na minha barriga.Sei que devo marcar uma consulta e o farei mas o senhor acha que tenho a possibilidade de estar gravida mesmo nao sentindo muita coisa?Só com o atraso da menstruação?

  33. Milene

    minha mestruação,vinha sempre dia 20 por ai… depois começou a vir dia 10,11 …e no mês de março veio dia 11 …ficou por 5 dias .. e depois veio dia 30 de março no mesmo mês.. e ficou por 3 dias .. e agora em abril não desceu nada.. e detalhe faz 8 mêses que não tomo anti.. posso estar grávida ou não?

Os comentários estão fechados.