Como se pega (ou transmite) a AIDS

Uma agente comunitária de saúde entrou em contato comigo, pedindo informações sobre o HIV e a AIDS. A ACS estava preocupada com uma mulher que sabia ter o vírus da AIDS e se prostituía sem usar preservativo (camisinha) por acreditar que não transmitiria o vírus.

A AIDS é uma doença causada pelo HIV, que é um vírus transmitido por relação sexual, transfusão de sangue, gravidez (da mãe para o feto), e compartilhamento de seringas e outros materias perfurantes, por exemplo para usar drogas injetáveis (cocaína, heroína). Não existe nenhum tratamento comprovadamente capaz de eliminar o HIV, mas em alguns casos a pessoa pode conseguir uma carga viral zero. Isso significa que a pessoa tem uma quantidade tão pequena do vírus que os exames não conseguem detectar, até porque boa parte do vírus não fica na corrente sanguínea.

A maioria das doenças contagiosas deixa de ser transmitida depois de poucos dias de tratamento. Na AIDS isso é quase verdade. Quem está com carga viral zero, especialmente se estiver usando a medicação corretamente, tem uma chance muito menor de transmitir do que quem não se trata. A questão é: dá para confiar? Hoje em dia a melhor resposta é não. Pode ser até que isso mude daqui a uns anos, mas até o presente desconheço qualquer estudo que tenha comprovado que pessoas nessa situação sejam incapazes de transmitir o HIV.

Mesmo uma relação sexual entre duas pessoas portadoras do HIV precisa ser feita com camisinha. Vamos supor que uma pessoa tenha um vírus resistente ao medicamento A, e a outra pessoa tenha um vírus resistente ao medicamento B. Se as duas não usarem preservativo, ambas podem acabar com o HIV resistente tanto ao medicamento A quanto ao B.

Os homens costumam ter dificuldade para usar camisinha, ainda mais depois de terem usado bebida alcoólica. Provavelmente, a prostituta desistiu da camisinha mais por questões financeiras do que por uma consciência tranquila. Mas não tem jeito, é necessário usar preservativo. Se isso serve de consolo (para os clientes), a camisinha facilita para o homem manter a ereção.

Por outro lado, é praticamente impossível pegar o HIV trabalhando com alguém. Recapitulando, assim não pega:

  • sexo, desde que se use corretamente a camisinha
  • masturbação a dois
  • beijo no rosto ou na boca
  • suor e lágrima
  • picada de inseto
  • aperto de mão ou abraço
  • talheres / copos
  • assento de ônibus
  • piscina, banheiros, pelo ar
  • doação de sangue
  • sabonete / toalha / lençóis

Gostaria de encerrar este artigo sugerindo dois vídeos. O primeiro é uma animação bem-humorada estimulando as pessoas a usar camisinha.

O segundo é o filme O Jardineiro Fiel. Além de ser um ótimo filme, ele inclui uma apresentação de teatro feito por uma comunidade africana explicando como se pega, ou não, a AIDS. Um dos extras do DVD é a versão completa desse teatro.

38 pensou em “Como se pega (ou transmite) a AIDS

  1. Pingback: Hotmail faz as pazes com o Doutor Leonardo | Doutor Leonardo

  2. laura

    qual é o tempo de sobrevivencia do hiv em sangue já seco externo.pois o meuu irmão morreu e estava com o sague assim do lado esquerdo da boca e eu fui retira uma mosca que estava la,pois eu estava com um corte no dedo não cheguei a passar o corte em cima mais foi bem perto.tire esta minha duvida.

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      O HIV é transmitido pelo contato de feridas ou mucosas com sangue e outras secreções contaminadas pelo vírus. A pele íntegra protege contra o contágio. De qualquer forma, quando a pessoa acredita ter encontrado em contato com o HIV, é bom passar em consulta de urgência num serviço de saúde.

      Responder
  3. Júnior

    Doutor Leonardo, cheirei cocaína no mesmo prato de um aidético. Ele usou um canudo e eu usei outro. Só que eu não sabia que a pessoa era soropositivo, ela já estava cheirando umas carreiras e tinha outras que ela me ofereceu e eu cheirei. Agora estou muito preocupado. Será que existe risco de pegar hiv assim, doutor?

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Júnior, existem casos de pessoas que contraíram o HIV cheirando cocaína, embora eu não saiba dizer se alguma dessas pessoas usou um canudo à parte. Se você está na dúvida, vale a pena procurar um Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) ou uma unidade básica de saúde.

      Responder
          1. Júnior

            Doutor Leonardo, quero fazer esse teste LOGO e tirar essa dúvida que está me atormentando. Qual o kit mais eficaz que o senhor recomenda?

          2. Leonardo Fontenelle Autor do post

            Apesar de existirem kits rápidos de exame para HIV, eles não podem ser comprados e usados diretamente pela pessoa, porque a interpretação de seus resultados é delicada e exige um profissional de saúde.

          3. Júnior

            Obrigado, Doutor. Entrei em contato com um profissional da saúde na minha cidade e ele disse que nos primeiros 4 dias janeiro os postos de saúde estariam fazendo testes. Mas, ele disse que se eu quiser fazer o teste antes, posso agendar uma data pra receber um profissional de saúde na minha casa e fazer o teste em sigilo. Mas, o ideal é esperar quantos dias pra fazer o teste definitivo? Trinta dias, 60 dias?

    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Em princípio, existe risco, sim, mas este blog não é um consultório médico. Se isso aconteceu hoje, então você deve procurar urgentemente um serviço de saúde (por exemplo, UPA ou pronto-socorro) para avaliar se há necessidade de usar medicamentos para prevenir a transmissão do HIV.

      Responder
  4. Lana

    Acidentalmente cortei meu dedo com o estilete de uma colega. Não sei se a mesma é soropositivo. Considerando que ela ou outra pessoa possa ter se cortado com o mesmo estilete, em algum momento (não no dia do meu corte), quais as chances de contaminação?

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Assim como no comentário anterior, você precisa procurar assistência à saúde: um pronto-atendimento ou pronto-socorro, um centro de testagem e aconselhamento, uma unidade básica de saúde ou um consultório onde você já seja conhecida. A pressa em conseguir o atendimento é diretamente relacionada a quão recente foi o acidente.

      Responder
  5. Wallace

    Boa tarde doutor, sou profissional da saúde, e a duas semanas ao realizar um procedimento no lab. a agulha de um aparelho encostou na parte de cima da minha mão, não chegou a furar totalmente a luva, um “pelucula” da luva não furo e tambem nao vi furo algum na minha mão nem qualquer marca de sangue, nem na luva, nem na minha mão. Minha coordenadora tambem nao viu furo algum assim como mais seis pessoas e por isso não fiz o CAT (COMUNICADO DE ACIDENTE DE TRABALHO) agora estou muito preocupado pois ninguém pode garantir que nao tenha um microfuro.
    Existe e chance de ter me contaminado com alguma agente infeccioso?

    Responder
  6. Marcelo

    Doutor, estava na Academia treinando, e comprimentei uma pessoa, e esta pessoa estava com a mão suada.
    Depois de comprimenta-lo coloquei o meu fone de ouvidos para continuar ouvindo música, porém parte do suor sujou meu fone de ouvidos, ao colocar o fone, minha orelha tinha uma feridinha no orifício e acredito que uma parte deste suor tocou esta ferida.
    Existe risco de infecção pelo HIV no suor? Detalhe… Não sei se tem a ver, mas hoje estou com sintomas de gripe.

    Responder
      1. F. DGM

        TIVE UMA EXPOSIÇÃO COM MEU DEDO NA VAGINA DA MENINA,PORÉM 1OH ANTES EU RANCEI UM PEDACINHO DE UNHA E APOS ISSO SAIU SANGUE ,APÓS 5 DIAS FIZ UM EXAME DE SANGUE ,NÃO DEU NADA ,DEPOIS FIZ MAIS OUTRO COM 8 DIAS AO TODO,NÃO REAGENTE DE NOVO ,QUAL A PROBABILIDADE DE EU ESTA INFECTADO ,LEVANDO EM CONTA QUE NÃO AGUARDEI OS 30 DIAS DA JANELA IMUNOLÓGICA !

        Responder
  7. Pablo

    Estava com o dedo machucado e masturbei uma garota, se ela tiver o vírus do hiv qual as chances de eu ter pegado o vírus ?
    Corrigindo a pergunta anterior

    Responder
  8. Everton

    Olá Gostaria de saber se passar o dedo sem penetrar na vagina da garota corre-se o risco de contrair hiv? oque aconteceu foi o seguinte, ouve apenas um toque na vagina da garota, mas não ouve penetração do dedo, e eu tenho mania de arrancar as pelinhas do dedo, corro risco de ter contráido hiv?

    Responder
  9. Pedro

    Dr. estive em uma piscina pública e dentro da piscina eu tive um corte no dedo, existe a possibilidade de eu contrair hiv , caso a piscina também tenha sangue de um soropositivo?

    Responder
  10. priscila senna

    doutor tenho um corte nu dedo mais nao tinha sangue i peguei na rola do menino so isso e depois nao peguei mais i ele nao gozou ei mim sera que eu peguei hiv

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *