Confira o resultado da promoção de 6 meses do Doutor Leonardo

Passaram-se pouco mais de duas semanas desde que anunciei uma promoção para comemorar os 6 meses do Doutor Leonardo. Além de marcar a data, o principal objetivo da promoção foi conhecer melhor os leitores, e assim estabelecer uma prioridade entre as várias ideias que tenho de material para este blog. Agradeço a todos os leitores que participaram, ainda mais considerando que pode ser trabalhoso escolher os 5 artigos favoritos.

Fotografia de divulgação

Agora que a promoção foi encerrada, chegou a hora de anunciar o ganhador do pendrive Kingston DT101G2 de 4 GB: Rosani L., de Ipeúna (SP). Rosani, por favor entre em contato comigo usando o mesmo endereço de e-mail e nome completo informados ao se inscrever na promoção, e deixe seu endereço de correio comum para receber o brinde.

A grande maioria dos leitores são mulheres adultas, entre 20 e 60 anos de idade (média: 35 anos e meio). Grande parte dos leitores mora no Espírito Santo, o que não chega a ser uma surpresa, considerando que eu também moro no estado e procuro divulgar o Doutor Leonardo para colegas e pacientes.

Quase metade dos participantes é agente comunitário de saúde — ou comunitária, já que todos os ACS que participaram são do gênero feminino. Mesmo assim, três quartos dos leitores têm nível superior completo ou incompleto, mostrando que o Doutor Leonardo atinge principalmente as pessoas com mais escolaridade.

A maior parte dos participantes acompanha o Doutor Leonardo por e-mail, e o segundo maior grupo foi o das pessoas que só visitam o blog de vez em quando. Em especial, fiquei surpreso com a baixa participação dos leitores que acompanham o Doutor Leonardo pelo feed, pelo Twitter e por outros, como o Facebook. Será que esses leitores são ocupados demais para participar da promoção?

Um quarto dos leitores usa o Facebook, através do qual tenho recebido parte dos comentários de um tempo para cá. Mas o Orkut é imbatível, sendo usado pelo menos uma vez por semana por cerca de 75% dos participantes da promoção. Se alguém souber como importar o feed do Doutor Leonardo no Orkut, me avise!

As listas de artigos favoritos variaram muito de uma pessoa para a outra. Para privilegiar os artigos de maior aceitação, usei o método conhecido como contagem de Borda; através do aplicativo OpenSTV. Esta é a lista dos 10 artigos preferidos dos leitores do Doutor Leonardo, começando pelo mais popular:

Uma análise rápida mostra que metade desses artigos não estão na lista dos mais populares, que é calculada automaticamente e exibida na coluna lateral de todas as páginas do Doutor Leonardo. Isso confirma uma suspeita minha, de que os assuntos mais interessantes para os leitores habituais não são necessariamente os mesmos que os dos visitantes enviados pelo Google.

As sugestões de assunto foram bem variadas, e não consigo resumir todas com poucas palavras. Mesmo assim, gostaria de destacar o interesse dos leitores por mais artigos sobre Saúde da Família e agentes comunitários de saúde; etapas da vida, como a terceira idade e a infância; e alimentação saudável.

Agradeço novamente a todos que contribuíram com as informações acima. Ao longo dos próximos meses espero adequar o conteúdo do Doutor Leonardo às expectativas expressas pelos leitores, bem como providenciar formas de saber no dia-a-dia o interesse dos leitores pelos diferentes artigos publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *