Quem dorme 7 horas tem menos doença cardiovascular

Pesquisadores da Universidade de West Virginia analisaram dados de um inquérito de saúde realizado em 2005 nos EUA, e observaram que as pessoas que dormiam 7 horas por dia tinham menos chances de também ter angina, infarto cardíaco e derrame (AVC). As pessoas que dormiam 5 horas ou menos tinham 120% mais chances de ter alguma doença cardiovascular, e as pessoas que dormiam 9 horas ou mais tinham uma chance 57% maior de ter alguma doença cardíaca ou circulatória do que as pessoas que dormiam 7 horas em cada período de 24 horas.

Cachorro dormindo no chão

© eastangerine (alguns direitos reservados)

Lembro-me muito bem de quando entrei na faculdade: a quantidade de matéria para estudar era tão maior que o tempo disponível que comecei a invejar as pessoas que dormem 4 horas por noite. Agora eu fico pensando: será que essas pessoas têm maior risco cardiovascular?

De fato, existe uma variação individual da necessidade de sono, e a pesquisa não levou isso em consideração. Se uma pessoa precisa de 4 horas de sono para se sentir bem, e dorme exatamente isso, e se outra pessoa só descansa com 9 horas de sono, mas se ambas dormem 4 horas por noite, ambas pessoas são consideradas da mesma forma pelo estudo.

Outra limitação do estudo é não diferenciar o que veio antes, e o que veio depois. Será que a duração do sono leva às doenças cardiovasculares, ou é o contrário? Pode até ser que ambos fatores tenham uma causa em comum.

Em resumo, o artigo publicado neste mês na revista científica Sleep não é o suficiente para convencer alguém a dormir mais ou menos do que seu costume. O que o artigo faz é mostrar que existe uma associação entre a duração do sono e as doenças cardiovasculares, associação essa que deverá ser melhor estudada em pesquisas que ainda deverão ser realizadas.

2 ideias sobre “Quem dorme 7 horas tem menos doença cardiovascular

  1. Pryscila

    ixi Leo, acho bom então eu começar a aproveitar melhor as outras 20 horas que me restam por dia pra não ter arrependimento depois kkkk.

    Responder

Deixe uma resposta