CFN divulga a importância do nutricionista

O Conselho Federal de Nutricionistas lançou um vídeo destacando a importância de que a dieta seja individualizada, além de reforçar que as dietas restritivas (com muito poucas calorias) fazem a pessoa engordar de novo. O vídeo, que atende pelo nome de Perfeita para você, termina enfatizando a importância de ser atendido por um nutricionista.

Para dar um exemplo da importância do nutricionista, as informações mais importantes do artigo Como prevenir o diabetes mellitus foram obtidas de estudos em que os dois grupos, tanto o de intervenção quanto o de controle, receberam informações sobre alimentação saudável e atividade física. Mas, enquanto no grupo de controle as pessoas receberam apenas folhetos, no grupo de intervenção as pessoas foram acompanhadas por nutricionistas. Em ambos estudos as pessoas com excesso de peso acompanhadas por nutricionistas emagreceram mais, e assim foi possível detectar que a atividade física e o controle do peso são eficazes na prevenção do diabetes mellitus.

Para fins de repasse de verba federal, uma equipe de Saúde da Família só precisa contar com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. (Saiba mais no artigo Estratégia de Saúde da Família.) Mas eu já trabalhei com dentista, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e (por iniciativa minha, aliás) nutricionista, e posso afirmar que a diversificação da equipe aumenta em muito a resolutividade do trabalho.

No caso do nutricionista, vale lembrar que a desnutrição está desaparecendo do Brasil, mas a obesidade se tornou um dos principais problemas de saúde pública. O excesso de peso é o segundo fator de risco que mais contribui para a carga de doença da América Latina, e o primeiro entre as mulheres. O combate ao excesso de peso exige uma mistura de abordagens, desde as coletivas, como exigir que os produtos alimentícios informem seu teor calórico, até as individuais, como o atendimento por um nutricionista. (Leia também: Como saber se você está acima do peso ideal; Os 10 maiores fatores de risco para a saúde do Brasil.)

E por falar em nutrição, convido os leitores a visitar o blog Nutrição para Todos, onde encontrei o vídeo e também descobri o teste online indicado no artigo Como está sua alimentação?. O blog é escrito por Alexander Marcellus, um nutricionista especialista em saúde pública que associa o individual e o coletivo em textos voltados para o público leigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *