Eleições 2010: Como você escolheu seu candidato?

Faltam 9 dias para o primeiro turno das eleições, e tenho certeza de que muita gente ainda não decidiu seu voto. Para ser mais exato, acredito que a maioria das pessoas não sabe em quem votar para senador, deputado federal e deputado estadual. Tanto é que volta e meia uma pesquisa mostra que as pessoas não lembram em quem votaram para cargos do Legislativo.

Prefiro não discutir nomes, mas estou interessado em saber como você, leitor, escolheu seus candidatos, ou está escolhendo. Para começar, eu mesmo vou contar o que fiz, e o que ainda preciso fazer, para escolher meus candidatos.

A escolha para presidente e governador é mais simples, porque os candidatos são menos numerosos e mais conhecidos. Estou levando em consideração tanto as alianças políticas, quanto o que é que cada partido político fez com o poder que teve até hoje, tanto no estado quanto no Brasil.

Os candidatos a senador também são poucos, mas em geral eles tinham menos visibilidade antes do início do período eleitoral. No Espírito Santo, cada um tem um histórico de cargos anteriores diferente, de forma que as informações são um pouco assimétricas. Estou levando em consideração o histórico de cada um, mas também presto atenção em quem são os candidatos a governador e a presidente que eles apoiam.

Já no caso dos deputados, os candidatos são tantos que seria hipocrisia dizer que vou analisar um a um. Tenho alguns nomes em mente, e estou conversando com algumas pessoas sobre esses e outros nomes, e vou pesquisando mais sobre esses candidatos para então chegar a uma conclusão. Se não der tempo, ao invés de votar num candidato que pouco conheço, pretendo votar na legenda de um partido.

O portal do Senado Nacional divulga o perfil de cada senador, e a Câmara dos Deputados faz o mesmo para os deputados federais. Infelizmente, as informações mais interessantes ficam perdidas no meio de tantas outras, o que nos atrapalha a encontrar as votações mais importantes de cada representante. Além disso, o portal da Assembleia Legislativa do Espírito Santo não publica a votação dos deputados estaduais. (Alguma sugestão para preencher essa lacuna?)

O site Extrato Parlamentar (divulgado no blog Psiquiatria e Sociedade) permite ao leitor saber se o seu interesse foi ou não atendido nas votações dos deputados federais ao longo dos últimos quatro anos. Também é possível ver o perfil de cada partido político. Os resultados são muitas vezes surpreendentes; confira as explicações dos autores do Extrato Parlamentar na parte de baixo da página.

Outra fonte de informações interessante é a Wikipédia. É sempre bom ler o que está escrito lá sobre cada candidato ou partido político, especialmente as críticas. Outras fontes, que considero menos confiáveis (especialmente menos imparciais), são o site de cada candidato ou uma pesquisa nos jornais (via Internet).

E quais são meus interesses? Para começar, não estou interessado em favores, obrigado, meu trabalho já paga minhas contas. Defendo quem tiver trabalhado para a efetivação dos direitos previstos na nossa Constituição, especialmente o direito à saúde. Quem acompanhou meus artigos sobre a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29 sabe que uma das minhas prioridades é um aumento significativo do financiamento federal da saúde, mas infelizmente todos os partidos parecem deixar a questão de lado quando sobem ao poder. Como não poderia deixar de ser, acredito que a expansão e qualificação da Saúde da Família são importantes para que as pessoas tenham mais saúde, e levarei em consideração a atuação dos políticos em defesa (ou não) do chamado PSF.

Reconheço que deveria ter publicado este artigo no começo do período eleitoral, mas, para o bem ou para o mal, assunto é o que não falta ao Doutor Leonardo. Este blog é lido por milhares de pessoas toda semana, então acredito ainda ser válido que você responda à pergunta inicial: como você escolheu, ou está escolhendo, seus candidatos?

(Não aceitarei nomes de candidatos nos comentários, para não permitir que esta página se torne palco de propaganda eleitoral irregular.)

3 pensou em “Eleições 2010: Como você escolheu seu candidato?

  1. Leonardo Savassi

    Como eu escolhi:
    Presidente: por eliminação
    Governador: por projeto (para a saúde)
    Senador: por qualidade pessoal dos candidatos (que em MG está muito bom).
    Deputado Federal: por profissão e indicação.
    Deputado Estadual: por profissão, afinidade e projeto.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *