Retrospectiva 2010

Esse foi o ano em que botei em prática meu antigo projeto de escrever um blog sobre saúde — em especial, Saúde da Família. E o resultado não poderia ter sido melhor: um trabalho de qualidade, com um público cada vez maior. Eu cheguei mesmo a precisar fazer ajustes para atender a tanta gente: durante alguns meses o recurso de artigos relacionados (Leia também) precisou ser desativado, e recentemente solicitei ao provedor de hospedagem que quintuplicasse o número máximo de e-mails que posso enviar por hora.

Fogos de artifício.

O carro-chefe do Doutor Leonardo é, sem dúvida, o artigo Emenda constitucional garante piso salarial para agentes comunitários de saúde, que até hoje é responsável por mais de 10% das visitas. E muitos visitantes se tornaram leitores assíduos, talvez por causa de outros artigos importantes, como:

Mas os agentes comunitários de saúde são apenas uma parte da pauta do Doutor Leonardo. A maioria dos artigos tem como objetivo ajudar os leitores a cuidar melhor da própria saúde, e da saúde de seus familiares. Alguns destaques:

Outros artigos trazem informações que podem até não ter muita aplicação imediata, mas são importantes para a que a pessoa saiba exigir seus direitos. Por exemplo:

Ao longo do ano os leitores participaram de forma decisiva no crescimento do Doutor Leonardo. Os comentários têm sido frequentes, e contribuem muito para completar os artigos. Aliás, boa parte dos artigos mais visitados foram escritos em resposta a perguntas feitas por leitores. E por fim, observei que quando um visitante chega através da recomendação de aluguém — seja por e-mail, Facebook ou Orkut — as chances de se tornar assinante aumentam consideravelmente.

Enfim, que venha 2011!

2 ideias sobre “Retrospectiva 2010

  1. Vladimir Melo

    Fico orgulhoso por tê-lo incentivado a inaugurar este blog e pelo seu empenho com o Planeta Saúde Brasil. O resultado foi além do que eu esperava, tanto em relação à sua produtividade como blogueiro quanto à rápida resposta do público. Desejo um 2011 de muito mais acessos. Feliz Ano Novo!

    Responder

Deixe uma resposta