Pílula anticoncepcional não engorda

Grande parte das mulheres (e dos médicos em geral) acredita que os anticoncepcionais engordam. Esse é um fenômeno que acontece no mundo inteiro, e que ainda por cima é uma causa importante de interrupção do uso do método contraceptivo.

Pílulas anticoncepcionais

Pesquisadores da Cochrane Collaboration revisaram os estudos clínicos que abordaram a questão, e descobriram que apenas três estudos compararam o anticoncepcional com o placebo. Em todos os três estudos, o ganho de peso das mulheres que usaram a pílula ou adesivo foi igual ao ganho de peso das que usaram o placebo.

O primeiro estudo a comparar a pílula com o placebo já tinha sido publicado em 1971. Os anticoncepcionais testados eram bem mais antigos, e tinham uma dosagem bem maior, mesmo em comparação com as pílulas mais baratas de hoje em dia. Mesmo assim, o ganho de peso foi igual em todos os grupos, inclusive no grupo que não tomou anticoncepcional.

Os outros dois estudos são mais recentes, de 2001. Um deles testou uma pílula contendo etinilestradiol 20µg e levonorgestrel 100µg (Level®), e o ganho de peso foi igual ao das mulheres que tomaram placebo. O outro testou um adesivo transdérmico que libera diariamente etinilestradiol 20µg e norelgestromina 150μg (Evra®); as chances de uma mulher engordar ou emagrecer foram iguais às das mulheres que usaram adesivo sem hormônio.

Existem outros estudos, comparando dois anticoncepcionais diferentes, mas via de regra sem qualquer diferença significativa.

Naturalmente, os estudos trabalham com médias e/ou proporções, mas cada pessoa responde de um jeito. Eu já atendi até mesmo uma pessoa que tinha sono ao tomar ácido acetilsalicílico (AAS®, Aspirina®); então não é impossível que uma pessoa engorde ou emagreça tomando pílula anticoncepcional. Por outro lado, a tendência das pessoas (homens e mulheres) é mesmo de ganhar peso ao longo da adolescência e da vida adulta, com ou sem anticoncepcional.

E já que estamos falando de ganho de peso: você sabe como descobrir se está com obesidade ou sobrepeso?

Divulgue para seus amigos:

Leia também: