Pílula anticoncepcional não engorda

Grande parte das mulheres (e dos médicos em geral) acredita que os anticoncepcionais engordam. Esse é um fenômeno que acontece no mundo inteiro, e que ainda por cima é uma causa importante de interrupção do uso do método contraceptivo.

Pílulas anticoncepcionais

Pesquisadores da Cochrane Collaboration revisaram os estudos clínicos que abordaram a questão, e descobriram que apenas três estudos compararam o anticoncepcional com o placebo. Em todos os três estudos, o ganho de peso das mulheres que usaram a pílula ou adesivo foi igual ao ganho de peso das que usaram o placebo.

O primeiro estudo a comparar a pílula com o placebo já tinha sido publicado em 1971. Os anticoncepcionais testados eram bem mais antigos, e tinham uma dosagem bem maior, mesmo em comparação com as pílulas mais baratas de hoje em dia. Mesmo assim, o ganho de peso foi igual em todos os grupos, inclusive no grupo que não tomou anticoncepcional.

Os outros dois estudos são mais recentes, de 2001. Um deles testou uma pílula contendo etinilestradiol 20µg e levonorgestrel 100µg (Level®), e o ganho de peso foi igual ao das mulheres que tomaram placebo. O outro testou um adesivo transdérmico que libera diariamente etinilestradiol 20µg e norelgestromina 150μg (Evra®); as chances de uma mulher engordar ou emagrecer foram iguais às das mulheres que usaram adesivo sem hormônio.

Existem outros estudos, comparando dois anticoncepcionais diferentes, mas via de regra sem qualquer diferença significativa.

Naturalmente, os estudos trabalham com médias e/ou proporções, mas cada pessoa responde de um jeito. Eu já atendi até mesmo uma pessoa que tinha sono ao tomar ácido acetilsalicílico (AAS®, Aspirina®); então não é impossível que uma pessoa engorde ou emagreça tomando pílula anticoncepcional. Por outro lado, a tendência das pessoas (homens e mulheres) é mesmo de ganhar peso ao longo da adolescência e da vida adulta, com ou sem anticoncepcional.

E já que estamos falando de ganho de peso: você sabe como descobrir se está com obesidade ou sobrepeso?

8 ideias sobre “Pílula anticoncepcional não engorda

  1. MARCIA

    ENCONTREI DR LEONARDO POR ACASO, A TEMPOS PROCURAVA POR INFORMAÇÕES
    ATUALIZADAS. LI E ACHEI MUITO BOM PARA NÓS ACS TER ONDE ENTRAR E SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO. VOU AVISAR A TODOS OS ACS DAQUI DE ASSIS, POIS SÃO MAIS DE DEZ PSF. POIS AQUI A PREFEITURA NÃO FAZ O REPASSE INTEGRAL QUE O MINISTERIO MANDA AOS ACS!!!!!!

    Responder
  2. MARCIA

    Acho que eu não soube me expressar,já havia lido o artigo anteriormente;mas o que digo é que
    pelo ministério o piso de ACS é de 714,00 e nós aqui recebemos 606,00 sim eu entendi que ele vem em bloco a ser distribuido para toda equipe de saúde, mas cada profissional tem um piso determinado pelo ministério é isso que estou dizendo.É essa minha indignação se o ministério envia o valor de 714,00 por que o repasse é de 606,00.É só para entender, o municipio não precisa fazer o repasse do que o ministério manda pode ser o quanto o municipio quiser?Se puder me responder é só para esclarecer está duvida mesmo.Obrigada!!!

    Responder
  3. karla

    ao e um comentario gostaria de saber a 2 anos tomo anticocepcional triquilar fui ao medico e ele passou ciclo 21 mas gostaria de tomar o injetavel qual sera similar ao triquilar

    Responder
  4. natalia camila modesto

    olá boa noite eu queria saber se eu posso tomar pilula que nao engorda , eu estou tomando mesegina que engorda demais , e eu quero emagrecer logo , e o meu namorado quer eu magra

    Responder

Deixe uma resposta