Conjuntivite: sintomas, e quando procurar o médico

A conjuntivite viral aparece 4 a 7 dias depois do contato com uma pessoa ou objeto contaminado. (A conjuntivite é uma doença muito contagiosa, mas não é transmitida nem pelo vento, nem por olhar, apesar do que dizem por aí.) Começa só em um olho, e depois de uns 3 dias o outro também é afetado. A pior fase dura 7 dias (às vezes, até 10), mas algumas pessoas podem ficar com os olhos vermelhos por até 3 semanas.

Fotografia dos olhos de uma pessoa com conjuntivite.

A principal manifestação da conjuntivite viral é a vermelhidão do olho, especialmente na região mais afastada da íris (que é a parte da cor do olho). A pessoa também sente ardência, prurido (coceira) ou sensação de areia no olho, mas a dor é pouca ou nenhuma. A secreção do olho (remela) aumenta, e a pessoa pode acordar com um ou ambos olhos grudados. Às vezes a visão pode ficar embaçada, mas é só piscar para ela voltar ao normal. Algumas pessoas sentem ainda sintomas sugestivos de gripe, como congestão nasal, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular e febre.

A conjuntivite viral vai embora sozinha, com ou sem colírio. O soro fisiológico (ou lágrima artificial) gelado, a compressa fria e em alguns casos o paracetamol só servem para aliviar os sintomas. Colírios com antibiótico não fazem diferença alguma, pois só servem para conjuntivite bacteriana. Colírios com corticoides (como a dexametasona) aliviam os sintomas a princípio, mas fazem a infecção demorar para melhorar, e em algumas situações podem piorar em muito a infecção.

Dessa forma, em caso de conjuntivite viral, a maior indicação de passar no médico é pegar atestado; outro bom motivo é em caso de dúvida. Caso a pessoa tenha dor forte no olho, ou se a visão diminuir, é importante consultar um oftalmologista com urgência. Se a secreção nos olhos for muito intensa, ou se a pessoa acordar com os olhos grudados por mais do que três dias, talvez seja o caso de usar colírio com antibiótico, então é melhor consultar um médico, seja oftalmologista ou médico de família e comunidade.

Outro cuidado é conferir se não existe nenhum cisco no olho, pois os sintomas são semelhantes. Olhe seus olhos em frente ao espelho, inclusive virando as pálpebras de cima ao contrário para ver se o cisco não está grudado atrás dela. Se você não conseguir, isso também pode ser um bom motivo para consultar um médico, ainda que em dois surtos de conjuntivite eu nunca tenha atendido a uma pessoa sequer que tivesse um cisco no olho mas achasse ter conjuntivite.

Lembre-se: como tudo o que escrevo no Doutor Leonardo, essas são orientações gerais, e podem não se aplicar ao seu caso específico. Em caso de dúvida, consulte um médico!

28 ideias sobre “Conjuntivite: sintomas, e quando procurar o médico

  1. Walkyria Valeria lopes

    Sábado minha neta de oito anos amanheceu com o olhos vermelho,s uma vizinha que esteve com conjuntivite deu um colírio que usou na filha com conjuntivite, pingamos de duas gotas por dia no domingo; pingamos mais duas gotas, no total seis gotas e já não estava mais vermelho e o meu olho esquerdo começou a ficar como se tivesse com areia, aí pinguei duas gotas ; a noite, as seis horas da tarde tomei banho e quando me troquei senti meus dois olhos com remela limpei e tinha nos cantos secreção, dali dois segundos novamente achei estranho era bem amarela aí começou a coçar e juntar lágrima e secreção, durante o dia havia me sentido indisposta com dor no corpo senti até um calafrio de febre , mas meus ollhos não estavam vermelhos e sim como se tivesse cheio de areia umas onze horas acordei com dor nos olhos ,fui olhar no espelho estava começando a ficar vermelhos os dois olhos ;Hoje segunda feira , amanheci parecendo uma vampira o branco dos dois olhos vermelhos e quando faço movimentos normais quando comprimo eles doem me sinto como se estivesse febril os pés gelados e indisposta toda hora banho com soro e quando pingo colírio(visazul) arde muito muito, mesmo que resolvi parar de pingar .Agora a tarde vou ao medico pois li no site que se tiver dor era melhor procurar um
    obs: desconfio que não devia ter usado colírio de alguém infectado nem dar para minha neta mas agora valeu a lição . obrigada oelo espaço

    Responder
  2. juju gracinha

    meu irmao de 4 aninhos e 3 meses, ontem o olho dele estava super vermelho minha mae ficou assustada ai eu falei pra ela nao se preocupar ai hoje eu abri a net e pesquisei http://www.pediatra leonardo.com. e vi essa noticia e pensei de cadastra a minha mommy chame-a ela se cadastrou o nome dela eh laila foi um dos ultimos comentarios……bjs e obrigado

    Responder
  3. Lady

    Acho que estou com conjutivite…. mas meus olhos só estão vermelhos, sem dor, arde quando coloco colírio. To usando um colírio barato… que depois de arder alivia a vermelhidão. Será que é conjutivite mesmo, será que pode ser sintomas de outra doença? Obrigada.

    Responder
  4. barbara

    Estou c conjuntivite e meu medico me Afasto do serviço por oito dias pois trabalho c crianças…se o vermelho passar posso voltar pro serviço ou eh melhor esperar o tempo q ele me recomendo?

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      O período de contagiosidade da conjuntivite varia de um caso para outro. Se você achar que sua recuperação vai acontecer muito antes ou muito depois do tempo previsto no atestado, precisa conversar com o médico sobre um acréscimo ou revisão.

      Responder
  5. Barbara

    Estava com irritação nos olhos e saindo secreção parecendo uma linha, fui ao oftalmologista onde foi receitado um colírio para fim de lubrificação apenas, porém já se passaram 4 meses e a sintomatologia ainda persiste todos os dias. Além disso sinto que meu campo de visão do olho E diminuiu. O que pode ser?

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Alguns problemas de saúde são crônicos, ou seja, permanecem durante meses, anos ou para sempre. É uma pena que você tenha saído da consulta sem saber o que é que você tinha, e como o problema evoluiria. Agora, se você acredita que seu campo visual diminuiu, e não sabe porque, então é melhor voltar ao oftalmologista.

      Responder
  6. Helbert Michel

    Leonardo, bom dia! Estou com esses sintomas de conjuntivite viral há umas 5 semanas, creio! Estou utilizando o colírio “Dexavison”, e ele possui dexametasona em sua composição. Nas três primeiras semanas, senão nas quatro, a vermelhidão amenizou, mas todos os dias acordo com meu olho pregado por conta da secreção/remela que é produzida. Queria uma indicação tua acerca desse problema, se possível! Ainda não procurei um médico!
    Obrigado!

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Helbert, como está bem claro nos termos de uso do blog, não tenho como fazer consulta médica aqui. De qualquer forma, a duração dos seus sintomas não sugere que você tenha conjuntivite, e o colírio que você usa não deveria ser vendido sem prescrição médica. Em resumo, você deve agendar uma consulta médica.

      Responder
  7. larissa

    Estou com conjuntivite a 5 dias e não sara não consigo abrir o olho minha visão da ruim e meu olho da todo vermelho e meu olho cada dia que passa ele fecha mais e doe muito e arde isso e normal ter esses sintomas ? Devo acha um médico ?

    Responder
  8. Joana Browser

    Doutor, tive conjuntivite dia 20 de agosto, doi ao clínico e ele me receitou um colírio ótimo melhorou de um dia pro outro e uma semana depois meu namorado estava com conjuntos e acho que su peguei novamente hoje é dia 9 de setembro e eu acordei com remelas e olhos vermelhos, eu passo colírio de lubrificação ou soro fisiológico e a vermelhidão sai, ao longo do dia pareço saudável mas toda manhã meus olhos estão vermelhos e com a remela estranha. O que pode ser?

    Responder
  9. Tati

    To Com dor de garganta ouvidos entupidos, meu olho tá vermelho e dói um pouco, de manhã grudam meus olhos de tanta remela, duas vezes já, o que será? O que devo fazer? Não tenho como ir no médico hoje nem amanhã! Porfavor me responda!

    Responder
  10. Isabel de oliveira lopes

    Hoje a tarde meu olho comecou a cocar muito muito e tinha certeza que estava com alguma voisa no olho procurei cocei cocei muito, de tanto cocar meu olho ficou pequeno depois percebi quee tinha um corte na palpebra e que estava com remela bem verde achei estranho apertei e saiu uma secrecao branca bem leve pode ser conjuntivite

    Responder
  11. Rosana

    Boa noite !
    Fui no medico meu olho estava ardendo muito a super vermelho e saiu uma ingua do lado da orelha .o médico me receitou gentamicina mas já faz 4 dia e não está fazendo efeito.quanto tempo começa a melhorar os sintomas muito obrigado

    Responder
  12. Aliny Michelly

    Meu bebê ta com uma gripe forte e os olhos saindo uma secreção em muita contidade , dando febre , tucino muito e o nariz estúpido qual o sintomas nesse caso. pq eu estou muito preocupada vom a situação.

    Responder

Deixe uma resposta