Meditação Transcendental ajuda a controlar pressão arterial

Um de meus artigos favoritos é aquele em que explico como prevenir a hipertensão arterial, ou diminuir a necessidade de medicamentos para seu controle. Hoje volto ao assunto, com um foco na redução do estresse. Há muito tempo se sabe que pessoas mais estressadas têm pressões arteriais mais elevadas, mas nem toda técnica de redução de estresse é capaz de melhorar os níveis de pressão arterial.

A revista científica Current Hipertension Reports publicou uma revisão sobre a eficácia das diferentes técnicas de redução de estresse no controle a pressão arterial. A Meditação Transcendental foi a única técnica comprovadamente eficaz. As outras técnicas incluídas na revisão foram biofeedback, biofeedback assistido por relaxamento, relaxamento muscular progressivo e treinamento para gerenciamento de estresse.

A eficácia da Meditação Transcendental é semelhante à de orientações populares, como emagrecimento ou exercícios físicos. Por exemplo, quem tem a pressão em 14 por 9 pode esperar, em média, baixar para 13,5 por 8,7. (De fato, é uma redução modesta. Por isso é que muitas pessoas acabam precisando de medicamento.)

O mais interessante da Meditação Transcendental é que ela parece ser capaz de reduzir a mortalidade em 23% — pelo menos em pessoas maiores de 55 anos de idade com hipertensão arterial. Isso parece bom demais para ser verdade, e mesmo os autores desse estudo recomendam a realização de novas pesquisas, que tomem determinados cuidados.

Se a redução de mortalidade for confirmada, a Meditação Transcendental pode vir a ser recomendada como a melhor forma (além dos medicamentos) para controlar a pressão arterial. Mesmo assim, por enquanto já podemos dizer que ela é no mínimo tão benéfica quanto outras maneiras de se controlar a pressão arterial sem medicamentos e prevenir a hipertensão arterial.

Uma ideia sobre “Meditação Transcendental ajuda a controlar pressão arterial

  1. Mãos Ocupadas

    Olá,

    somos da assessoria de comunicação de um grupo de artesãos que desenvolvem objetos para ajudar no alívio do stress, na prática da meditação ou simplesmente no passatempo, como japamalas, masbahas e kombolóis. Gostaríamos de convidá-l@ para uma visita em nosso blog e em nossa página no Facebook: http://maosocupadas.blogspot.com

    Um abraço,
    Ahow! Comunicação

    Responder

Deixe uma resposta