Horário de verão: faça seu estoque de sono!

O horário de verão vai começar neste fim de semana: na meia-noite entre o sábado e o domingo, as pessoas deverão adiantar o relógio em uma hora. O início do horário de verão parece aumentar os acidentes de trabalho, mas se você pode começar a se prevenir hoje mesmo.

Mulher caída sobre um colchonete, dormindo à luz do dia.

As pessoas que se acidentam no início do horário de verão dormiram, em média, 40 minutos a menos na noite anterior. Então a solução mais simples é dormir no horário correto no domingo. Mas, se você preferir aproveitar o fim de semana até o último minuto, existe uma alternativa: fazer um estoque de sono.

Apesar de se recomendarem 8 horas de sono por noite, as pessoas dormem em média 7 horas por dia, principalmente durante os dias de semana. Pesquisadores do exército dos Estados Unidos fizeram uma experiência para saber se a extensão do sono para 10 horas por noite teria algum efeito sobre a tolerância a um período de 3 horas de sono por noites, e a recuperação nos dias seguintes com 8 horas de sono por noite. Eles descobriram que, de fato, as pessoas que dormiram 10 horas por noite sofreram menos com o efeito da privação de sono, e se recuperaram mais rapidamente, quando comparadas as pessoas que dormiram conforme seu costume (em média, 7 horas).

Repare que o período de sono prolongado foi de vários dias, por isso se você não for dormir direito no fim de semana, é melhor começar logo. Além disso, o benefício do estoque de sono só vale para alguns dias, então é melhor se programar para dormir no horário certo durante a semana, com ou sem claridade até mais tarde!

Semana que vem publico aglumas dicas sobre como dormir mais e melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *