As perguntas certas para o agente de saúde identificar as necessidades das famílias

Olá doutor, sou ACS em São Gonçalo (RJ), e gostaria de saber se existe algum questionário que eu possa fazer com as pessoas da minha microárea para identificar as suas necessidades e encaminhá-las ao médico?

Prezado leitor, esse questionário não existe, nem para o agente comunitário de saúde, nem para outras profissões. A comunicação entre o profissional e a pessoa é algo sofisticado demais para ser substituído por uma lista predefinida de perguntas.

Mas você não precisa de perguntas predefinidas. Você está aprendendo a se comunicar com as pessoas desde que nasceu. E ainda por cima tem a vantagem de trabalhar com pessoas da sua vizinhança, ou seja, com pessoas que compartilham uma cultura com você. Você só precisa aprender a articular isso com os conhecimentos da área de saúde que você adquiriu com a sua formação.

O que você faz quando quer puxar conversa com alguém que você já conhece? Cumprimenta a pessoa e faz uma pergunta aberta, que admita respostas variadas, como por exemplo “como vai?” ou “quais são as novidades?”. Melhor ainda se o seu tom de voz mostrar o quão interessado você está na resposta!

E quando a pessoa começar a falar, não interrompa. Mesmo. Dessa forma você permite à pessoa que ela lhe conte o que realmente é importante para ela. Aí sim você pode perguntar o que precisar para entender melhor o que está acontecendo. Se for algo que você possa resolver, ótimo, faça isso. Se não, você pode orientar a pessoa sobre a melhor forma de resolver o problema.

Não é você (ou o enfermeiro) quem resolve se a pessoa precisa de um médico, e sim a própria pessoa. O primeiro motivo para isso é técnico: se a pessoa acredita que precisa de um médico, deve estar precisando mesmo. Isso já foi comprovado, por exemplo, em consultas infantis de rotina (puericultura) ou na avaliação de pessoas com tosse.

O segundo motivo é uma questão de princípios. O agente comunitário de saúde tem a função de ajudar as pessoas a cuidar melhor de sua própria saúde e sobre como aproveitar melhor o sistema de saúde, mas nunca deve ser um empecilho para que as pessoas tenham acesso ao seu médico. (Leia também: “O papel do agente comunitário de saúde no SUS“.)

10 ideias sobre “As perguntas certas para o agente de saúde identificar as necessidades das famílias

  1. Carme Lucia

    Bom dia!
    Muito boa, sua resposta Dr Leonardo.Também sou a ACS e é desta forma que eu abordo as pessoas…

    Grata pelos vários esclarecimentos, através do seus
    e-mail

    Carme

    Responder
  2. GLÁUCIA DEMAZZI

    JÁ TRABALHEI QNDO O PSF COMEÇOU, FIQUEI NO PROGRAMA DURANTE QUATRO ANOS E MEIO,QNDO MEU FILHO JÁ ESTAVA P/NASCER, DEPOIS DE SETE ANOS EU ESTOU CONSEGUI VOLTAR, COMEÇAMOS O TREINAMENTO DIA 26/03.E CONFESSO QUE ESTAVA MEIO INDECISA QNTO A ABORDAGEM DOS FAMÍLIAS E GOSTEI MUITO DA SUA RESPOSTA. UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADO!!!

    Responder
  3. Pingback: Interação medicamentosa de chá de hibisco com varfarina | Doutor Leonardo

Deixe uma resposta