O que é saúde para você?

Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada, em 1949, sua constituição recebeu uma avançada definição de saúde. Tão avançada que, até hoje, é criticada por ser inatingível e imensurável. Mesmo assim, algumas características dessa definição foram cruciais. Hoje em dia seria impensável falarmos em saúde apenas em termos biológicos, como se a mente e de alguma forma até a sociedade não estivessem envolvidas nisso.

Além disso, estamos cada vez melhores em encontrar doenças cada vez mais cedo. Se a saúde fosse apenas a ausência de doença, isso faria com que as pessoas estivessem cada vez mais doentes!

Essa questão foi revisitada no começo deste mês pelo médico escocês Richard Smith, que entre outros predicados foi editor por 25 anos de um dos mais prestigiados periódicos médicos do mundo, e tem idade e status suficientes para falar o que bem quiser.

Então eu tive a ideia de que nós poderíamos definir saúde da mesma maneira em que temos definido doença: através de uma série de casos. A resposta à questão pode estar em pequenos detalhes. Talvez possamos criar livros-texto de saúde para fazer frente aos nossos livros-texto de doença: temos milhares de páginas por escrever.

Eu devo começar comigo mesmo. Eu sou saudável. Eu declaro que sou.

Algumas sutilezas do artigo só serão entendidas por profissionais de saúde, mas a leitura deverá ser instrutiva e divertida para todo o mundo que fale inglês.

Hoje em dia, se você perguntar a um médico, ou outro profissional de saúde, o que é saúde, é bem capaz de ele citar de cor a definição da OMS. Isso não quer dizer que, na prática, ele pense em saúde nesses termos.

Eu gosto de observar o comportamento das pessoas para entender seu conceito de saúde. Um colega meu, trabalhando em um hospital, perguntou a vários pacientes o que era saúde, e eles disseram que era o que eles tinham ido buscar lá. Já meus pacientes costumam ser mais saudáveis, e parece que, para muitos, ter saúde é não precisar de médico.

Entre os profissionais de saúde e gestores, é comum ouvir que a medicina curativa é coisa do passado, e que a população precisa mesmo é de promoção de saúde. Para si mesmas, quase sempre essas pessoas têm planos de saúde, fortemente baseados em medicina curativa.

Aí eu pergunto a você, querido leitor, o que é que você chama de saúde. Não precisa ser uma definição formal ou precisa. Pode ser um exemplo, uma situação, uma analogia. Só peço a você que diga qual é a sua profissão. Deixe sua resposta na seção de comentários.

7 ideias sobre “O que é saúde para você?

  1. Marilene ribeiro

    Para mim ter saude é ter condições de cuidar de mim mesma, de meus filhos e ser feliz. Ser positiva, otimista, socializar com as pessoas, com o meio, estar disposta e equilibrada emocionalmente .

    Responder
  2. jorge luiz paiva

    Sou Agente Comunitário de Saúde portanto para min saúde é não ter nenhum mal que afete meu corpo e mente portanto ser uma pessoa saudável que não precise de ajuda de medicação alguma.

    Responder
  3. Marcia Ap.R. Palma

    Sou aux. adm, 43 anos, mãe de 02 filhos. Considero saúde a condição plena de executar todas as minhas atividades diárias sem nenhum desconforto causado por dores ou “desequilíbrios emocionais”.

    Responder
  4. Alice Grossi

    Saúde é ter corpo e mente em condições suficientemente boas para nos permitir viver com alegria, e talvez com utilidade para os outros.

    Responder
  5. Claudia Regina Demo

    Saúde é bem estar,seja físico ou mental.É ter força para trabalhar e vontade de viver e,acima de tudo não ter dor,porque sentir dor atrapalha para fazer qualquer coisa.Sou Agente Comunitária de Saúde.

    Responder

Deixe uma resposta