Como engolir comprimidos com mais facilidade

Muitas pessoas têm dificuldade para engolir comprimidos ou cápsulas. Por isso, um grupo de médicos alemães pesquisou qual era a eficácia de duas técnicas para ajudar as pessoas a engolir esses remédios. O resultado foi publicado pelo jornal Annals of Family Medicine, e seu conteúdo integral está disponível de graça.

Como nem todo o mundo sabe inglês, traduzo para vocês hoje as instruções para engolir comprimidos:

  1. Encha com água uma garrafinha de água ou refrigerante feita de plástico flexível (PET)
  2. Coloque o comprimido em sua língua e feche seus lábios ao redor da boca da garrafinha.
  3. Tome um gole da garrafinha, usando um movimento de sucção, enquanto fecha bem seus lábios, mantendo o contato entre eles e a garrafinha. Engula a água e o comprimido de uma vez.
  4. Não deixe o ar entrar na garrafa enquanto você engole. Você deverá sentir a garrafa encolher enquanto você engole.

O folheto para pacientes traz uma imagem ilustrando essas orientações.

O próprio estudo já traz um problema dessa técnica. Algumas pessoas têm doenças que as atrapalham a engolir as coisas, ou sejam, causam disfagia. Nesses casos, inclinar a cabeça para trás pode causar uma aspiração, ou seja, pode fazer a água e/ou o comprimido irem para a traqueia, os brônquios, ou até mesmo os pulmões. Por isso, as pessoas que têm disfagia deveriam conversar com seus médicos ou fonoaudiólogos antes de experimentar a técnica. (Na verdade, pessoas que têm disfagia já teriam de qualquer forma que conversar com seus médicos e/ou fonoaudiólogos sobre engolir comprimidos, mesmo que não pretendam adotar essa técnica.)

Feita essa ressalva, é importante dizer que essa técnica aumentou significativamente a proporção de participantes que conseguiram engolir o comprimido de uma vez. Também diminuiu a proporção de participantes que relataram alguma sensação desagradável na garganta ou que relataram ter ficado entalados com o comprimido. Além disso, a maioria (59,7%) dos participantes que experimentaram a técnica julgaram que ela os ajudava significativamente a engolir o comprimido com mais facilidade. Vale a pena destacar que os comprimidos utilizados na pesquisa eram de tamanho grande ou muito grande, e que os participantes só contavam com 20 mL de água para engolir cada comprimido.

De acordo com os pesquisadores, 85,6% dos participantes disseram que vão adotar em suas rotinas a técnica que acabei de descrever, e/ou a técnica para engolir cápsulas, que descreverei na próxima semana. Se você tiver dificuldade em engolir comprimidos, esta pode ser uma boa opção!

14 ideias sobre “Como engolir comprimidos com mais facilidade

  1. Alex

    minha nossa é um milagre eu não conseguia engolir uns comprimidos gigantescos aqui aliás nunca conseguia engolir nenhum, com essa técnica nem senti passar na goela vlw, parabéns pelo post

    Responder
    1. Marcelo

      Eu tenho dificuldade de engolir comprimidos mas eu encontrei um jeito bem facil: eu encho um copo com água até a metade( pode ser também com refrigerante água de côco) coloco o comprimido na borda do copo (as vezes eu seguro com o dedo) e viro o copo, sendo assim o comprimido desse como se eu estivesse apenas bebendo água

      Responder
  2. Marcelo

    Eu tenho dificuldade de engolir comprimidos mas eu encontrei um jeito bem facil: eu encho um copo com água até a metade( pode ser também com refrigerante água de côco) coloco o comprimido na borda do copo (as vezes eu seguro com o dedo) e viro o copo, sendo assim o comprimido desse como se eu estivesse apenas bebendo água.

    Responder
    1. Fernanda

      Tambem nao consigui, faço de td para engolir mais nao da, a garganta bloqueia e o pior e que tenho glandolas grandes na garganta e isso ajuda a querer cuspir o comprimido. Pena que nao enventaram remedios feito de suco, leite, comprimido de morder com sabor de frutas e chocolate kkkk pena ne!? mais GENTE ME AJUDEM POR FAVOR!!!! Preciso urgente!

      Responder

Deixe uma resposta