10 passos para uma alimentação saudável

É impossível escrever sobre saúde sem abordar a alimentação, e nada que se escreva sobre alimentação no Brasil estará completo se não mencionar o Guia Alimentar para a População Brasileiro. O livro foi produzido e editado pelo Ministério da Saúde, e em sua versão original foi voltado para os profissionais de saúde, mas sua versão de bolso tem apenas 32 páginas pequenas e é uma ótima leitura para todo o mundo.

Além de mencionar os dez passos para uma alimentação saudável, o guia de bolso explica o que é uma porção de cada grupo alimentar. Por exemplo, uma porção de verduras e legumes significa 4 fatias de tomate, ou 2 colheres de sopa de beterraba crua ralada.

O guia começa com um teste rápido para avaliar a alimentação do leitor. Nem vou mencionar os dez passos para não influenciar a execução do teste. Eu fiz 53 pontos, de 59, o que é considerado satisfatório pelos autores do guia. Pessoalmente, eu gostaria de diminuir a fritura e aumentar o peixe no meu almoço, mas ainda não vejo como pôr isso em prática.

E você, quantos pontos fez? E no que gostaria de melhorar? Baixe a versão de bolso do Guia Alimentar da População Brasileira e comente!

Atualização: o Ministério da Saúde criou uma página onde é possível fazer o teste sem baixar o guia. Aproveite!

6 pensou em “10 passos para uma alimentação saudável

  1. Pingback: Como saber se você está acima do peso ideal | Doutor Leonardo

  2. Pingback: Como prevenir e controlar a hipertensão arterial | Doutor Leonardo

  3. Pingback: Como está sua alimentação? | Doutor Leonardo

  4. Pingback: Como prevenir a osteoporose | Doutor Leonardo

  5. Pingback: Como prevenir um novo cálculo renal | Doutor Leonardo

  6. Pingback: Os 10 maiores fatores de risco para a nossa saúde | Doutor Leonardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *