Bom Dia, Espírito Santo!

Logomarca do Bom Dia ES

Tive o prazer de ser indicado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (ES) para ser entrevistado no programa Bom Dia ES sobre o tabagismo. Na verdade, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado 29 de agosto, mas nesse ano a data caiu num domingo (hoje), e o programa só é exibido de segunda a sexta-feira. Então, para quem mora no Espírito Santo, a entrevista será amanhã, segunda-feira dia 30, às 06:30. Quem perder o horário, ou morar fora do estado, poderá assistir ao vídeo pela internet, algumas horas após a exibição normal. Atualização: aí vai o vídeo:


Uma novidade, que espero ter a oportunidade de compartilhar pela televisão, é que cientistas ingleses descobriram que parar de fumar diminui os níveis de estresse. A maioria dos fumantes diz que precisa fumar para controlar o nervosismo, mas depois da pessoa parar de fumar o nível de estresse crônico fica 20% menor. (Fonte: Professor Alexandre Pereira.)

Nenhuma das milhares de substâncias do cigarro diminui o nervosismo. O que acontece é que, quando o tempo desde o último cigarro vai passando, os níveis de nicotina no sangue (e no cérebro) vão diminuindo, e a pessoa começa a ficar mais ansiosa. Essa ansiedade é facilmente controlada pelo consumo de outro cigarro, fortalecendo uma associação mental entre nervosismo e vontade de fumar. Em muitos casos, a pessoa passa a também fumar em outras situações estressantes; algumas pessoas ficam mais calmas só de colocar o cigarro na boca.

Se você tem interesse no assunto, recomendo a série de 4 artigos que escrevi para o Dia Mundial sem Tabaco, em maio deste ano:

Se você está interessado num estilo de vida mais saudável, sugiro também que leia os seguintes artigos:

Amanhã, inclusive, eu deveria publicar a continuação do artigo Por que os homens morrem mais cedo?. Infelizmente isso não foi possível; minha dissertação de mestrado e a preparação para a entrevista acabaram com meu fim de semana. Quarta-feira publico a lista das 10 doenças que mais tiram a saúde do homem brasileiro.

Um comentário em “Bom Dia, Espírito Santo!

  1. Ministério da Saúde

    Olá!

    Você sabia que a Doença Falciforme é uma doença hereditária e que foi diagnosticada pela primeira vez há 100 anos? A anemia crônica e crises dolorosas em ossos, músculos e articulações podem ser um sinal da existência dessa doença, diagnosticada pelo Teste do Pezinho ou por exames de sangue. A descoberta do diagnóstico da Doença Falciforme começou há um século. A sua pode começar agora. Saiba mais em: http://bit.ly/9CJMlV

    Para mais informações:
    comunicacao@saude.gov.br
    http://www.formspring.me/minsaude

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *