Ministro da Saúde inaugura Clínica de Saúde da Família

Conforme noticiado pelo Ministério da Saúde:

Jardim de inverno da Clínica da Família David Capistrano Filho.

Em seu primeiro compromisso oficial fora do gabinete em Brasília, o novo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, prestigiou a inauguração da primeira Clínica de Saúde da Família do governo Dilma Roussef, na última sexta-feira, 07 de janeiro, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Clínica de Saúde da Família, ou Clínica da Família, é como o município do Rio de Janeiro chama das unidades básicas de saúde feitas especificamente para abrigarem equipes de Saúde da Família. Elas já foram assunto do Doutor Leonardo em 2010, quando comemorei o fato de finalmente o município do Rio de Janeiro estar dando a devida ênfase à atenção primária à saúde.

É verdade que, há 20 anos, todos os presidentes e ministros da saúde têm investido cada vez mais em atenção primária à saúde, e em especial em Saúde da Família. Mesmo assim, fiquei feliz com a escolha simbólica dessa inauguração para iniciar o governo. Ou ainda com as palavras do novo diretor de atenção primária à saúde, Hêider Pinto:

[A inauguração] foi feita com recursos nossos e simbolicamente representa a prioridade que este governo, em seu conjunto, dará à Saúde e a prioridade que a gestão da saúde dará à atenção primária e ao tema do acesso com qualidade a absolutamente todos os cidadãos.

Naturalmente, a construção da unidade de saúde é melhor creditada à gestão passada do que à atual. Vamos ver o que é que vem daqui em diante.

Um comentário em “Ministro da Saúde inaugura Clínica de Saúde da Família

  1. Rita

    Mais uma clínica é inaugurada e nós, os aprovados do último concurso realizado pela IABAS, estamos aguardando a convocação… Até quando iremos esperar? Até a hora em que todas as clínicas estiverem sido inauguradas e quando certamente muitos serão chamados a trabalhar por puro conhecimento e influência de seus “padrinhos”e quando nós que realmente merecemos pois passamos por competência própria ficaremos a ver navios… Isso é Brasil!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *