O que você acha mais importante num médico?

Achei interessante essa pergunta, proposta numa enquete da UOL.

A questão não é nova, e já foi respondida através de várias pesquisas científicas, utilizando métodos mais adequados e abordando pessoas que representem melhor a população geral. Mas não me lembro disso ter sido objeto de pesquisa no Brasil — certamente não entre os leitores deste humilde blog.

Portanto, peço a cada um de vocês que comente abaixo, de preferência sem ler as alternativas da enquete. O que é que você mais valoriza num médico?

26 pensou em “O que você acha mais importante num médico?

  1. Sandra Helena Possidio Goncalves Lima .

    Primeiro ele tem que amar o que faz, dai, com certeza ele vai ver o paciente como um ser único, valorizando o que ele refere. Ele precisa querer resolver o problema apresentado na prática pelo paciente, pois é muito diferente do que ele aprende na academia.Em resumo: ouvir e procurar resolver.

    Responder
  2. marcia cristina domingues

    A atenção voltada ao paciente, pois através dela pode-se diagnosticar vários outros fatores que podem estar contribuindo para a patologia desenvolvida pelo mesmo.

    Responder
  3. Mario Sérgio Rabbione

    O médico(profissional da saúde) na minha humilde opinião e experien-cia tem que demonstrar um certo interesse pelos problemas reais do paciente indo a fundo na questão do problema médido em questão.-

    Responder
  4. Anna

    Além da competência e carga profissional dele, adoraria que os médicos fossem mais sensíveis, se envolvessem mais com as dores dos pacientes. Fossem um pouco mais humanos, a maioria parecem um bando de robôs. Que ouvissem mais e olhassem nos olhos…
    Tenho um problema de infertilidade e há 12 anos tento engravidar, já fui a vários especialistas e “nenhum” me convenceu a fazer dele meu medico (e alguns bem carinhos hein).
    Cheguei à conclusão que os médicos são “os novos mercenários” de nossa era.
    Na sexta foi “experimentar” mais um…
    Confesso que minha expectativa é zero, mas preciso tentar.

    Responder
  5. Édison Lautert

    O que mais aprecio num médico é sua forma de abordagem, sua postura serena, firme mas extremamente simpática. Entendo que o mesmo deve buscar o paciente na entrada do consultório cumprimentando o mesmo com alegria e satisfação, visto que tem pessoas que melhoram só com a visita ao médico, sente tanta segurança neste profissional, que a simples presença dele já faz com que se sintam melhor, se este demostrar interesse, fizer um atendimento com atenção e dedicação então é a redenção para quem esta passando por dificuldades com relação a saúde.
    Acho desnecessário salientar a necessidade de habilitação e conhecimento de causa, pois isto todo profissional deve ter. Assim como sou um dos poucos que acha que o médico pode errar, apesar do prejuízo que isto pode causar, não sendo por negligência, temos que aceitar, pois o mesmo é um ser humano assim como outro qualquer, mesmo sabendo que alguns se consideram Deuses, normalmente são os que eram mais.
    Um abraço.

    Responder
  6. Inga Meyer

    Eu acho que o médico deve ser transparente (mostrar que realmente pensa como um médico). Visar a cura do paciente, não só através dos medicamentos, mas orientando a ter hábitos corretos na alimentação e cuidados com o corpo. E também no seu caso responder a pergunta que lhe fiz.

    Responder
  7. Patricia Couto

    Empatia. No momento em que eu procuro um médico é porque tenho alguma necessidade, estou “sensível” em determinada área da minha sáude. Por isso, a empatia, ou seja, a capacidade dele de se colocar em meu lugar e ” sentir” o que sinto é o mais importante. Porque daí penso que ele fará o melhor que puder para me ajudar naquilo que preciso.

    Responder
  8. Lúcia Frota

    O médico, como todo profissional da saúde, tem que gostar do que faz, ter boa índole, querer sempre ajudar, ser humilde, procurar sempre se capacitar, para que possa, com sucesso,. ajudar o ser humano no que lhe é mais importante: a vida!

    Responder
  9. elane

    Em primeiro amar o que faz como em qualquer outra profissão,saber ouvir o paciente sem pressa ,tratar á todos com igualdade ,afinal somos todos iguais, sabendo dar valor á vida de cada um que passa por ele e não só ao dinheiro .Conheço poucos que são dedicados, que realmente se interessa , pela patologia do paciente e realmente ajudam …

    Responder
  10. SIRLENE ALVES DE OLIVEIRA SOUSA

    QUE SEJA COMPETENTE NO FAZ .
    QUE VALORIZE O SER QUE ESTA ALI EM SUA FRENTE,POIS SE SABE QUE MAIS DE 60% DOS PACIENTE VÃO AO METIDO NÃO SÓ POR ESTA DOENTE MAS SIM POR CARÊNCIA FALTA DE COM QUEM CONVERSAR.A CIDADE A ONDE EU MORO OS MÉDICOS SÃO UM AMOR DE PESSOA. A JÁ IA ME ESQUECENDO A CIDADE QUE MORO SE CHAMA ARAPUTANGA MT UM LUGARZINHO QUE AMO.UM ABRAÇO A TODOS MÉDICOS DE TODO PAZ E OS ESTRANGEIROS TB ESTE DESBRAVADORES O MEU MUITO OBRIGADO .

    Responder
  11. JORGE PAIVA

    O mais importante no medico deve ser o comprometimento com a profissão pois não adianta ter um canudo e não atender com humildade a todos sem ver a classe social ou dinheiro.

    Responder
  12. maria angelina armani

    na minha humilde opinião o médico não pode demorar muito para encaminhar o paciente para o especialista quando isso se faz necessário pois muitos profissionais demoram tentando tratar que quando se descobre o problema real as vezes é muito tarde.

    Responder
  13. mary

    O que acho mais importante em um médico é atenção,em saber detalhes,referentes a doença do seu paciente,a explicação ,e o tempo do atendimento caso contrario mudo de médico

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *