Interação medicamentosa de chá de hibisco com varfarina

Uma leitora me perguntou:

Será que eu posso toma chá de hibisco, pois tomo marevan 5mg?

Marevan é uma marca de varfarina, um anticoagulante notório por suas interações medicamentosas. Além de ser um dos medicamentos com mais interações medicamentosas, a varfarina é um dos medicamentos cuja segurança e eficácia são mais afetados por essas interações. E mais, essas interações medicamentosas envolvem não apenas outros medicamentos, mas também alimentos e bebidas.

De acordo com o MedlinePlus, um compêndio de informações em saúde voltadas para a população dos Estados Unidos, tomar chá de hibisco reduz a absorção de cloroquina (um medicamento para malária) e acelera a eliminação de paracetamol pelo organismo, podendo reduzir a eficácia de ambos os medicamentos. Além disso, como o hibisco parece reduzir a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue, é possível que ele aumente o risco de efeitos colaterais caso a pessoa utilize medicamentos, suplementos ou plantas medicinais que tenham esse mesmo efeito.

Procurei no maior índice de artigos médicos do mundo, e não consegui encontrar qualquer estudo conferindo se o hibisco interage com a varfarina. Por isso, para saber se o chá de hibisco interfere na varfarina, temos que recorrer à extrapolação de estudos mais básicos. Em primeiro lugar, sabemos que o chá de hibisco não contém muita vitamina K. Isso é uma boa notícia, porque a vitamina K é uma espécie de antídoto da varfarina (na verdade, a varfarina é que é um antídoto da vitamina K).

Por outro lado, o chá de hibisco inibe o citocromo p450, que é uma família de proteínas responsáveis por grande parte do metabolismo realizado no fígado. Essa inibição varia de uma fração do citocromo p450 para outra, mas o que se sabe de concreto é que algumas das frações inibidas são responsáveis pelo metabolismo da varfarina. Os autores deste último estudo concluem ser mais seguro evitar o uso de “extrato aquoso” (chá) de hibisco com outros medicamentos até serem realizados estudos clínicos.

Como eu estou sempre repetindo nos comentários, o Doutor Leonardo não é um consultório médico, e os conselhos que apresento aqui são gerais, ou seja, podem não se aplicar a casos individuais. Para saber se você pode tomar chá de hibisco, é melhor perguntar ao seu médico. O que posso dizer é que, levando em consideração tudo o que acabei de relatar, é melhor a pessoa só tomar depois de perguntar ao seu médico.

8 pensou em “Interação medicamentosa de chá de hibisco com varfarina

    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Não conheço a fundo esse efeito hipoglicemiante do chá de hibisco. Alguns medicamentos capazes de reduzir os níveis de glicose já foram tirados do mercado por aumentar o risco de morte… Por isso são necessários estudos rigorosos antes de adotar um tratamento.

      Responder
  1. maria maria

    Faço uso de anticoagulante oral, semelhante a Varfarina. Tenho muito cuidado com a limentação que contêm vitamina K e qualquer outro produto que possa interagir. Melhor é evitar. Os chás possuem elementos que nós desconhecemos, por falta de estudos e pesquisas.

    Responder
  2. Glaucia araujo

    Olá bom dia
    Faço uso do rivaroxabana 20 mg uma vez ao dia
    Como na nula e na consulta medica posso comer normalmente os alimentos mas lógico ainda sim evito alimentação com a vitamina k mas de quando em quando tomo o Chã de hibisco sendo uma colher de sopa para cada litro de agua meus exames de rotina de dosagem hdl não constam alterações
    Mas ainda sim gostaria de ter a certeza de que o Chã pode ser seguro a outros sintomas.grata a tenção.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *