{"id":1342,"date":"2010-09-20T00:00:29","date_gmt":"2010-09-20T03:00:29","guid":{"rendered":"http:\/\/leonardof.med.br\/?p=1342"},"modified":"2010-09-18T10:19:15","modified_gmt":"2010-09-18T13:19:15","slug":"para-que-usar-cinto-de-seguranca-no-banco-de-tras","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/leonardof.med.br\/2010\/09\/20\/para-que-usar-cinto-de-seguranca-no-banco-de-tras\/","title":{"rendered":"Para que usar cinto de seguran\u00e7a no banco de tr\u00e1s?"},"content":{"rendered":"
Andar no banco de tr\u00e1s do carro diminui o risco num acidente de tr\u00e2nsito. Pesquisadores dos EUA confirmaram<\/a> em 2004 que passageiros dos assentos traseiros t\u00eam risco 39% menor de morrer numa batida de carro, quando comparados a passageiros dos assentos dianteiros. Contando tanto as mortes quanto as les\u00f5es graves, ocupar o assento traseiro diminui o risco em 33%. Vai ver \u00e9 por isso que as pessoas n\u00e3o usam cinto de seguran\u00e7a no banco de tr\u00e1s.<\/p>\n <\/a><\/p>\n O C\u00f3digo Nacional de Tr\u00e2nsito<\/a> tornou obrigat\u00f3rio o uso do cinto de seguran\u00e7a no final do s\u00e9culo passado, sem exce\u00e7\u00e3o para os passageiros do banco de tr\u00e1s. Mesmo assim, a maioria das pessoas entendeu que o cinto de seguran\u00e7a s\u00f3 seria necess\u00e1rio para o motorista e o carona, at\u00e9 porque a fiscaliza\u00e7\u00e3o s\u00f3 estava multando quem n\u00e3o usava o cinto de seguran\u00e7a no banco da frente.<\/p>\n Deixando a lei um pouco de lado, ser\u00e1 que o cinto de seguran\u00e7a realmente protege quem vai no banco de tr\u00e1s? <\/p>\n <\/p>\n Os mesmos pesquisadores publicaram um novo estudo em 2006 respondendo a essa quest\u00e3o<\/a>. E a conclus\u00e3o foi de que sim, o cinto de seguran\u00e7a diminui o risco de morte em passageiros do banco de tr\u00e1s. Mais ainda, a pesquisa confirmou que esse efeito \u00e9 v\u00e1lido para todas as faixas et\u00e1rias, e tanto para carros sem airbag<\/span> quanto para os com airbag<\/span>. Dependendo da combina\u00e7\u00e3o de assento, idade e presen\u00e7a de airbag<\/span>, o cinto de seguran\u00e7a previne entre 19% e 69% das mortes numa batida de carro.<\/p>\n (B\u00f4nus<\/a>: Crian\u00e7as no banco do meio, atr\u00e1s, t\u00eam 10% a 20% menos chances de morrer numa colis\u00e3o do que as crian\u00e7as nos bancos traseiros laterais.)<\/p>\n Mas isso n\u00e3o \u00e9 tudo. O cinto do passageiro tamb\u00e9m \u00e9 importante para a seguran\u00e7a do motorista. O jornal cient\u00edfico Lancet<\/cite> publicou, em 2002, uma pesquisa onde os cientistas descobriram<\/a> que o risco de morte do motorista aumenta em quase 5 vezes caso o passageiro logo atr\u00e1s n\u00e3o use cinto de seguran\u00e7a. Mais recentemente foi publicado um novo estudo, com metodologia mais refinada, relatando<\/a> chances de morte “apenas” 2,3 vezes maiores, e apenas para batidas de frente.<\/p>\n