{"id":3221,"date":"2012-10-15T00:00:29","date_gmt":"2012-10-15T03:00:29","guid":{"rendered":"http:\/\/leonardof.med.br\/?p=3221"},"modified":"2023-11-15T16:34:31","modified_gmt":"2023-11-15T19:34:31","slug":"como-garantir-acesso-ao-atendimento-medico-nas-unidades-de-saude","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/leonardof.med.br\/2012\/10\/15\/como-garantir-acesso-ao-atendimento-medico-nas-unidades-de-saude\/","title":{"rendered":"Como garantir acesso ao atendimento m\u00e9dico nas unidades de sa\u00fade"},"content":{"rendered":"
Semana passada eu escrevi sobre a futilidade de se discutir prioridade no atendimento \u00e0 sa\u00fade<\/a>, com \u00eanfase para as unidades b\u00e1sicas de sa\u00fade. A partir do momento em que a maioria das pessoas a serem atendidas t\u00eam prioridade, o melhor \u00e9 deixar de discutir quem passa na frente, e providenciar para que todos sejam efetivamente atendidos, e logo.<\/p>\n Isso tamb\u00e9m vale para o atendimento \u00e0s urg\u00eancias<\/em> nas unidade de sa\u00fade. Num pronto-socorro, onde quase todos os atendimentos s\u00e3o de urg\u00eancia, faz sentido usar um sistema de triagem (ou acolhimento) para avaliar quem precisa ser atendido antes dos demais. J\u00e1 numa unidade b\u00e1sica de sa\u00fade, quase toda demanda espont\u00e2nea \u00e9 pouco ou nada urgente, ao menos em termos biom\u00e9dicos, o que n\u00e3o significa que possa esperar at\u00e9 o agendamento do m\u00eas que vem.<\/p>\n N\u00e3o adianta gastar tempo, espa\u00e7o f\u00edsico e recursos humanos avaliando, por exemplo, o grau de urg\u00eancia do atendimento a algu\u00e9m que acabou de perder uma receita de medicamento para prevenir crises convulsivas. Se o atendimento n\u00e3o for realizado logo, a pessoa ir\u00e1 piorar de sua condi\u00e7\u00e3o cl\u00ednica e a\u00ed ser\u00e1 uma emerg\u00eancia. E, se for para atender mesmo \u00e0 pessoa, que tal fazer isso hoje, ou num prazo de 48 horas, para evitar o ac\u00famulo de servi\u00e7o?<\/p>\n <\/p>\n A forma tradicional de se a agendarem os atendimentos m\u00e9dicos em unidades b\u00e1sicas de sa\u00fade, “abrindo” semanalmente ou mensalmente um n\u00famero fixo de vagas (reservando algumas para urg\u00eancias), \u00e9 muito bem adaptada aos contextos em que n\u00e3o ser\u00e1 poss\u00edvel atender a todo o mundo. Se, por um lado, \u00e9 necess\u00e1rio mudar a forma de agendamento para melhorar o acesso, tamb\u00e9m \u00e9 necess\u00e1rio que a estrutura do servi\u00e7o seja adequada.<\/p>\n Quando digo estrutura, n\u00e3o digo apenas ambiente f\u00edsico, mas principalmente recursos humanos. Para come\u00e7ar, \u00e9 \u00f3bvio que precisa haver uma propor\u00e7\u00e3o razo\u00e1vel de m\u00e9dicos<\/em> (e outros profissionais) por habitante. A Pol\u00edtica Nacional de Aten\u00e7\u00e3o B\u00e1sica (tanto a de 2011 quanto a de 2006) estipula que nenhuma equipe de Sa\u00fade da Fam\u00edlia tenha mais do que 4 mil pessoas sob seus cuidados, mas, como eu j\u00e1 disse ano passado<\/a>, nunca ouvi falar de algum munic\u00edpio que tenha sido punido por sobrecarregar uma equipe de Sa\u00fade da Fam\u00edlia. J\u00e1 a 14\u00aa Confer\u00eancia Nacional de Sa\u00fade recomendou<\/a> que cada equipe de Sa\u00fade da Fam\u00edlia seja respons\u00e1vel por no m\u00e1ximo 2500 pessoas, um n\u00famero bem mais razo\u00e1vel (se queremos prover uma aten\u00e7\u00e3o prim\u00e1ria \u00e0 sa\u00fade com qualidade) mas por isso mesmo ainda mais dif\u00edcil de atingir.<\/p>\n A rotatividade m\u00e9dica<\/em>, t\u00e3o prejudicial \u00e0 sa\u00fade da popula\u00e7\u00e3o<\/a>, prejudica em muito o acesso \u00e0s consultas. Quanto melhor um m\u00e9dico conhece a pessoa sendo atendida, menor o tempo de que ele precisa para atend\u00ea-la (refer\u00eancia<\/a>), de forma que ele pode atender a mais pessoas em sua jornada de trabalho. O preju\u00edzo ao acesso \u00e0 consulta m\u00e9dica \u00e9 uma das formas atrav\u00e9s das quais uma quest\u00e3o de recursos humanos (a rotatividade) pode influenciar a taxa de interna\u00e7\u00f5es preven\u00edveis. A boa not\u00edcia \u00e9 que a rotatividade m\u00e9dica pode ser reduzida com melhorias na gest\u00e3o<\/a>.<\/p>\n A maneira do profissional conduzir o atendimento tamb\u00e9m influencia a disponibilidade de vagas para atendimento. A abordagem centrada na pessoa<\/em> (em oposi\u00e7\u00e3o \u00e0 abordagem biom\u00e9dica, centrada na doen\u00e7a) diminui a necessidade de reavalia\u00e7\u00f5es (refer\u00eancia<\/a>), e assim pode aumentar disponibilidade de vagas para consulta m\u00e9dica. A abordagem centrada na pessoa \u00e9 pouco conhecida pelos m\u00e9dicos no Brasil, mas \u00e9 popular entre os especialistas em medicina de fam\u00edlia e comunidade, o que nos remete \u00e0 necessidade de termos um n\u00famero suficiente de profissionais adequadamente capacitados para seu trabalho.<\/p>\n J\u00e1 discuti aqui v\u00e1rias vezes a import\u00e2ncia de que os m\u00e9dicos das unidades b\u00e1sicas de sa\u00fade sejam especialistas em fam\u00edlia e comunidade; para quem n\u00e3o est\u00e1 familiarizado com os argumentos, sugiro o artigo que escrevi para o dia do m\u00e9dico de fam\u00edlia e comunidade do ano passado<\/a>. Se voc\u00ea \u00e9 m\u00e9dico e ainda n\u00e3o conhece a abordagem centrada na pessoa, recomendo fortemente a leitura dos livros Medicina centrada na pessoa: Transformando o m\u00e9todo cl\u00ednico<\/em>, de Moira Stewart e colaboradores (3\u00aa edi\u00e7\u00e3o, Artmed, 2010), e A nova consulta: desenvolvendo a comunica\u00e7\u00e3o entre m\u00e9dico e paciente<\/em>, de David Pendleton e colaboradores (2\u00aa edi\u00e7\u00e3o, Artmed, 2011). (Declara\u00e7\u00e3o de conflito de interesses: recebi da Artmed um exemplar do Tratado de Medicina de Fam\u00edlia e Comunidade<\/em> em pagamento por ter escrito um dos cap\u00edtulos<\/a>, e sou membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Fam\u00edlia e Comunidade, que colaborou com a Artmed na edi\u00e7\u00e3o dos livros.)<\/p>\n Em resumo, na aten\u00e7\u00e3o prim\u00e1ria \u00e0 sa\u00fade, inclusive na estrat\u00e9gia Sa\u00fade da Fam\u00edlia, a dificuldade maior n\u00e3o \u00e9 entender que uma pessoa convulsionando deve ser atendida antes de uma pessoa com febre ou dor, e que essa deve ser atendida antes de outra que perdeu sua receita m\u00e9dica. O desafio \u00e9 atender a todo o mundo. Com profissionais qualificados e em n\u00famero suficiente, \u00e9 poss\u00edvel flexibilizar o agendamento de consultas (urgentes e n\u00e3o urgentes), e assim garantir que as pessoas tenham acesso ao atendimento m\u00e9dico.<\/p>\n No pr\u00f3ximo artigo discutirei outro aspecto da organiza\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o que influencia em muito o acesso ao atendimento m\u00e9dico: a nossa mania de guardar os pacientes em caixinhas.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" \u00c9 preciso ter um n\u00famero suficiente de profissionais qualificados e flexibilizar o agendamento.<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[143,20,17],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/leonardof.med.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3221"}],"collection":[{"href":"https:\/\/leonardof.med.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/leonardof.med.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/leonardof.med.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/leonardof.med.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3221"}],"version-history":[{"count":26,"href":"https:\/\/leonardof.med.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3221\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4679,"href":"https:\/\/leonardof.med.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3221\/revisions\/4679"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/leonardof.med.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3221"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/leonardof.med.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3221"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/leonardof.med.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3221"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}