Sobre

Leonardo Ferreira Fontenelle participa do corpo editorial da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e da direção da Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade, além de trabalhar como analista legislativo em saúde na Câmara Municipal de Vitória. Tem nove anos de experiência na estratégia Saúde da Família, como médico residente, médico da equipe, e professor. Graduou-se em medicina na UFES, e especializou-se em medicina de família e comunidade na USP, onde também fez mestrado em saúde na comunidade; atualmente está cursando doutorado em epidemiologia na UFPel. Para saber mais, leia o currículo Lattes.

(Não confundir com o psiquiatra Leonardo Franklin da Costa Fontenelle, (RJ), o radiologista Leonardo Fontenelle de Carvalho (MG), ou o cirurgião plástico Leonardo Fontenelle de Sá (RJ).)

O Doutor Leonardo traz o ponto de vista de Leonardo Fontenelle e autores convidados, mas não necessariamente o dos respectivos empregadores. Os artigos são geralmente sobre medicina de família e comunidade, saúde pública, ou como as pessoas podem cuidar melhor de sua saúde. Aqui a saúde é considerada um recurso para que as pessoas possam aproveitar melhor suas vidas, e não um fim em si mesma. A linguagem e o conteúdo do Doutor Leonardo são voltados para a população geral, principalmente adultos e idosos, mas também têm atraído profissionais de saúde, tanto agentes comunitários de saúde quanto médicos e enfermeiros.

Confira o depoimento do doutor Gustavo Gusso, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade:

Sou assinante e leitor assíduo do Blog “Doutor Leonardo”. Acredito que esta seja uma forma tão ou mais eficaz de transmitir conhecimento que os meios chamados tradicionais. São informações que aproximam ainda mais a população de nós profissionais da atenção primária à saúde. O conteúdo é muito bem selecionado e caracterizado por uma saudável ausência de delimitação clara de informação dita científica da produzida para o público leigo.

Exceto onde o contrário for indicado, o conteúdo do Doutor Leonardo é publicado sob uma licença Creative Commons. Para mais informações, leia os termos de uso.