Arquivo mensais:fevereiro 2010

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe suína

Apesar de algumas autoridades apostarem que a gripe suína (gripe A H1N1) está chegando ao seu fim, o Ministério da Saúde acredita que a nova gripe atingirá o Brasil nesse inverno, e criou uma campanha para vacinar mais de 90 milhões de pessoas: metade da população brasileira.

Continue lendo

Nutricionistas alertam para riscos da Ração Humana

A Ração Humana é um suplemento nutricional à base de cereais integrais e quinoa. Ela, a Ração Humana, tem sido cada vez mais consumida para emagrecer ou melhorar a constipação intestinal (prisão de ventre), mas a Agência Brasil entrou em contato com nutricionistas que se mostraram preocupados com os possíveis efeitos adversos do composto.

Continue lendo

Aprenda a reconhecer os sintomas da dengue

A dengue é uma virose difundida por praticamente todo o país, ocorrendo principalmente nos meses de março e abril, embora exista uma variação de um estado para o estado. A informação mais importante, que é como evitar a dengue, já está sendo amplamente divulgada pelo governo, então vou revisar aqui os sintomas que estabelecem a suspeita de um caso de dengue.

Continue lendo

Receba novidades do Doutor Leonardo por e-mail

Não estava funcionando, mas já consertei. Agora os leitores do Doutor Leonardo podem receber os últimos artigos sem precisar visitar o site diariamente. Basta acessar a página principal, encontrar o título Siga o Doutor Leonardo e clicar em Por e-mail.

O serviço é completamente gratuito, e os endereços de e-mail fornecidos serão de uso exclusivo do Doutor Leonardo (ou seja, nada de spam). Os leitores podem cancelar a assinatura a qualquer momento, e qualquer dificuldade pode ser discutida através do formulário de contato.

Conselho Federal de Medicina impõe limites à prática ortomolecular

A chamada medicina ortomolecular, ou biomolecular, atribui o adoecimento a desequilíbrios da composição corporal, e usa métodos que supostamente verificam os eventuais desquilíbrio, para então corrigi-los com suplementos. Acontece que grande parte disso não tem comprovação científica alguma, e ainda por cima expõe a pessoa ao risco de novas doenças, inclusive câncer de intestino. Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a resolução nº 1.938/2010, impondo limites éticos à prática ortomolecular com base no avanço científico dos últimos 15 anos.

Continue lendo

Anvisa adota nova tecnologia contra medicamentos falsificados e contrabandeados

De acordo com a Agência Brasil, começa em março deste ano a implantação do selo de rastreabilidade (também chamado de etiqueta de segurança), que será usado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para combater a falsificação, o extravio e a perda de validade de medicamentos. O selo será impresso pela Casa da Moeda, que além de fabricar o nosso dinheiro ainda é responsável pela emissão da carteira nacional de habilitação (CNH) e da nova cédula de indentidade médica.

Continue lendo

Inmetro reprova 5 marcas de guarda-sol

Dando sequência ao meu artigo sobre o uso efetivo dos filtros solares, trago a vocês um relatório do Inmetro sobre a proteção de 12 guarda-sóis, sendo dois deles destinados ao público infantil. Todas as marcas testadas foram aprovadas quanto à proteção contra a luz visível, mas cinco foram reprovados no quesito ultravioleta, inclusive um dos feitos para crianças.

Continue lendo

Encontrando consciência no estado vegetativo

O estado vegetativo (coma vigil) é um transtorno em que as funções mais básicas do sistema nervoso estão preservadas, mas a pessoa não demonstra perceber coisa alguma em si ou ao seu redor. Uma pessoa em estado vegetativo dorme e acorda, tosse, boceja e move os olhos; mas não é capaz de olhar nos olhos de alguém, alimentar-se ou estabelecer uma conversa. De certa forma, é um meio caminho entre a normalidade e o coma. A definição tradicional de estado vegetativo é estar acordado sem estar consciente, mas graças a um grupo de pesquisadores europeus isso pode acabar sendo revisto.

Continue lendo

10 dicas para o uso efetivo do filtro solar

O filtro solar deve ser usado todos os dias, sempre que houver exposição ao sol, de forma a prevenir o envelhecimento da pele (rugas, manchas etc.), as queimaduras solares e o câncer de pele. Mas no verão as pessoas se expõem mais tempo ao sol, então essa é a melhor época para frisar quais são os cuidados que a pessoa precisa ter para efetivamente se proteger dos raios ultravioletas.

Continue lendo