Arquivo mensais:abril 2015

Como engolir cápsulas com mais facilidade

Semana passada eu divulguei uma técnica para engolir comprimidos com mais facilidade. Só que aquela técnica não funciona para cápsulas, que são mais leves do que a água. Por isso, o artigo publicado pelos Annals of Family Medicine também avaliou outra técnica, para as pessoas engolirem cápsulas com mais facilidade.

Cápsulas

Cápsulas“, por user:Würfel. Licenciada sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

Continue lendo

Como engolir comprimidos com mais facilidade

Muitas pessoas têm dificuldade para engolir comprimidos ou cápsulas. Por isso, um grupo de médicos alemães pesquisou qual era a eficácia de duas técnicas para ajudar as pessoas a engolir esses remédios. O resultado foi publicado pelo jornal Annals of Family Medicine, e seu conteúdo integral está disponível de graça.

Como nem todo o mundo sabe inglês, traduzo para vocês hoje as instruções para engolir comprimidos:

Continue lendo

Município de Vitória lança política de saúde para práticas integrativas e complementares

Semana passada, no dia 6 de abril de 2015, a Câmara Municipal de Vitória realizou uma audiência pública sobre a política municipal de práticas integrativas e complementares (PICs), a ser lançada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O tema já tinha sido assunto de um Fórum, realizado pela Semus, em novembro de 2013. Além disso, eu mesmo já tinha respondido a uma consulta interna sobre PICs, enquanto trabalhava em Vitória como médico da estratégia Saúde da Família.

Mesmo não sendo entusiasta das PICs, acho louvável a iniciativa de Vitória.

Continue lendo

Saiu a programação do 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

Finalmente, saiu a programação do 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade! Esta edição do CBMFC vai acontecer em Natal (RN), nos dias 8 a 12 de julho de 2015. Muita atenção, desta vez o congresso não vai acontecer durante o feriado de Corpus Christi!

Geralmente o evento conta com milhares de participantes, e metade não são médicos de família e comunidade. Além de alunos de graduação e residência médica, é comum encontrar enfermeiros, agentes comunitários e outros profissionais de saúde envolvidos com a Estratégia Saúde da Família e a atenção primária à saúde em geral.

Continue lendo