Arquivo mensais:junho 2010

Como saber se você está com depressão

Todo o mundo fica triste de vez em quando. Acontece algo ruim, ou simplesmente a gente está num mal dia, e de repente tudo parece pior ou sem graça. Isso nos permite reavaliar nossas decisões, economizar nossas energias e até atrair ajuda. Mas em alguns casos a pessoa não se sente capaz de resolver seus problemas, que vão crescendo cada vez mais, realimentando um ciclo vicioso que chamamos de depressão.

Homem idoso lamentando desesperadamente

No Limiar da Eternidade. Pintado por Vincent van Gogh poucos dias antes de cometer suicídio.

A depressão não é pouca coisa. Na verdade, a depressão é a doença que mais tira anos de vida saudáveis dos brasileiros. No caso das mulheres, é ainda pior: 11% de toda a carga de doença é devida à depressão. Essa carga de doença é medida na forma de anos de vida perdidos por morte precoce, com um acréscimo pelo grau de incapacidade das pessoas que sobrevivem com a doença, multiplicando pelo número de pessoas afetadas. (Leia também: Os 10 maiores fatores de risco para a saúde do Brasil.)

Para fins práticos, o critério mais importante para diferenciar a tristeza-normalidade da depressão-doença é a duração. Quando o estado depressivo ultrapassa duas semanas, a chance da pessoa se recuperar sozinha nos próximos dias é cada vez menor. E o mais importante, os tratamentos disponíveis não adiantam para os tristes, mas sim para os deprimidos.

Continue lendo

Quem tem risco de ter diabetes mellitus

Existem sintomas típicos de diabetes, mas o ideal é fazer o diagnóstico precoce, antes da doença começar a se manifestar. Os exames periódicos de sangue são ainda mais importante para as pessoas com algum fator de risco para o desenvolvimento de diabetes mellitus.

Continue lendo

Conheça os sintomas do diabetes mellitus

Dia 26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes, e por isso resolvi escrever uma série de artigos sobre o assunto. Muitas pessoas, quando sentem algo, param para pensar se isso não pode ser um indício de diabetes, e por isso adotei os sintomas da doença como o assunto para o primeiro artigo.

Ao contrário do que muita gente acredita, obesidade não é um sinal de diabetes mellitus. O que o excesso de peso faz é aumentar o risco de diabetes! (Leia também: Como saber se você está acima do peso ideal.)

Continue lendo

Promova a Saúde da Família

Como muitos leitores fieis já sabem, há um ano e meio publiquei no blog Kanzler Melo Psicologia um artigo explicando o que é Saúde da Família. O texto foi escrito com muito carinho, tomando o cuidado de juntar simplicidade e precisão. Ontem meu amigo Vladimir Melo informou que o artigo é um grande sucesso, até porque aparece entre as primeiras opções quando alguém procura pelo assunto no Google.

A maior parte dos leitores do Doutor Leonardo já sabe muito bem o que é Saúde da Família. Mas todo o mundo tem um parente ou amigo que não sabe o que é isso, ou por exemplo não conhece o trabalho dos agentes comunitários de saúde. Por isso, sugiro a todos os leitores que promovam aquele artigo no Orkut, divulguem usando o Twitter, enviem o endereço por e-mail para os contatos, enfim, botem a boca no trombone.

Consultar especialistas pode atrasar o diagnóstico

Jerome Groopman e Pamela Hartzband, médicos do Boston’s Beth Israel Deaconess Medical Center, relataram (em inglês) um caso em que a paciente procurou atendimento médico logo no início dos sintomas, mas só depois de um ano é que o diagnóstico foi fechado. A cada vez em que ela passava mal, procurava o pronto-socorro, e era encaminhada para um especialista diferente. Sua doença só foi descoberta quando ela foi atendida por um clínico geral.

Homens cegos palpando um elefante

© Pawyi Lee (domínio público)

Quando ouvimos sobre o caso, lembramos da parábola dos homens cegos e o elefante. Há versões dessa lenda em muitas culturas, cada uma ligeiramente diferente, mas a mais famosa é a versão Hindi popularizada por John Godfrey Saxe em seu poema. Um grupo de homens cegos toca um elefante para determinar como ele se parece. Cada um toca apenas uma parte do elefante, e eles não chegam a um acordo. No caso dessa jovem, cada especialista viu os sintomas da paciente no contexto de sua própria especialidade.

Continue lendo

Piso salarial dos ACS depende de iniciativa do governo

A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) desistiu de apresentar seu relatório, que seria votado dia 16 de junho pela comissão especial que avalia os projetos de lei relativos aos agentes comunitários de saúde. A Agência Câmara de Notícias dá o motivo:

Dep. Fátima Bezerra (PT-RN) sendo cumprimentada pelos agentes comunitários de saúde

© Diógenis Santos/Câmara (divulgação)

A mudança de planos sobre a apresentação do relatório ocorreu devido a uma reunião realizada hoje entre a deputada e representantes da Funasa e dos ministérios da Saúde, do Planejamento, da Fazenda, da Casa Civil e da Articulação Política. No encontro, o governo sugeriu mudanças no texto e se comprometeu a enviar uma proposta própria para garantir o piso salarial da categoria.

Continue lendo

Rio de Janeiro amplia Saúde da Família

O município do Rio de Janeiro é conhecido por investir muito pouco em Saúde da Família e outros tipos de serviços de saúde não hospitalares. Por isso, fiquei muito feliz com a notícia de que mais 36 mil pessoas moradores dos bairros Santa Cruz e Paciência, no Rio de Janeiro, terão acesso a uma atenção à saúde diferenciada. Confira o informe da Agência Brasil:

Inauguração da primeira Clínica da Família, no bairro Realengo

© Notícias Rio (divulgação)

As clínicas da Família vão oferecer consultas, visita domiciliar, atendimento de saúde bucal, vacinação, pré-natal, exames de laboratório, tratamento e acompanhamento de diabetes e hipertensão e outras doenças.

“O Rio de Janeiro sempre foi a pior capital do Brasil em atenção primária e esse é um nível de atenção que organiza a área da saúde. Com esse modelo, além do atendimento personalizado, a gente vai ter chance, finalmente, de ordenar esse sistema de saúde no Rio de Janeiro”, destacou o secretário de Saúde e Defesa Civil da cidade, Hans Dohman.

Continue lendo

Novas regras para a doação de sangue

Ao contrário da auto-hemoterapia, que é puro charlatanismo (saiba mais), a transfusão de sangue é um procedimento que salva inúmeras vidas todo ano no Brasil. Infelizmente, no Brasil, poucas pessoas costumam doar sangue, de forma que os estoques dos bancos de sangue estão sempre perigosamente baixos. Volta e meia alguém tem a cirurgia cancelada por falta de sangue, e às vezes até mesmo uma emergência fica sem a transfusão. Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue, criado justamente para estimular as doações. Nada mais natural, portanto, que escolher o dia de hoje para divulgar outra iniciativa que promete melhorar os estoques dos bancos de sangue.

Desde 2004 o Ministério da Saúde está elaborando uma portaria que definirá as novas regras do sistema de transfusão de sangue, componentes e derivados. A portaria já foi escrita, mas antes de ser publicada passará por uma consulta pública. Do dia 2 de junho ao dia 2 de agosto, a população terá a oportunidade de conferir e criticar a portaria antes dela ser publicada. Por experiência própria, o Ministério da Saúde costuma levar em consideração as críticas, desde que haja uma justificativa razoável.

Continue lendo

Médico do SUS é condenado à prisão por cobrar de pacientes

Em 2008 o médico Fernando José Mendes Slovinski foi denunciado por cobrar de pacientes do SUS por 9 exames, tratamentos e cirurgias, durante o período de 2004 a 2008. Na época, o médico era diretor do Departamento de Radiologia do hospital público Celso Ramos, em Santa Catarina. No início de 2009 o médico já estava afastado do cargo, e em abril de 2010 foi condenado a mais de 14 anos de prisão pelo crime de concussão, que no Direito é como se chama quando um funcionário público obtém (ou tenta obter) vantagens indevidas usando para isso de sua função. Além de cumprir pena em regime fechado (nos primeiros anos), ele ainda terá que devolver o dinheiro cobrado e pagar uma multa. Também perdeu o cargo, e enfrenta um outro processo, por improbidade administrativa. (Fonte: Diário Catarinense, através do professor Alexandre Pereira.)

O Ministério Público de Santa Catarina está de parabéns pela atuação, e espero que mais casos como esse sejam revelados e punidos. Só lamento que a denúncia tenha sido motivada por uma reportagem da televisão, que gravou o médico no ato. As outras 8 denúncias pelas quais Fernando José Mendes Slovinski foi condenado apareceram apenas depois da iniciativa da televisão catarinense. Nada contra o jornalismo investigativo, mas eu gostaria de que ele fosse menos necessário.

África testa anel vaginal para prevenir transmissão sexual do HIV

A International Partnership for Microbicides anunciou terça-feira que está iniciando um estudo clínico da segurança e eficácia de um anel vaginal que promete diminuir o risco de uma mulher contrair o vírus da AIDS durante uma relação sexual. O anel libera gradualmente um medicamento chamado dapivarina dentro da vagina, da mesma forma que os aneis vaginais mais conhecidos liberam hormônios para evitar a gravidez.

Anel vaginal com dapivirina

© Andrew Loxley/IPM (divulgação)

O anel vaginal usado no [estudo] é feito de silicone flexível, é durável e pode ser facilmente distribuível, tornando-o adequado ao uso em países em desenvolvimento. Cada anel libera gradualmente 25 mg do medicamento antirretroviral dapivirina ao longo de 28 dias, potencialmente proporcionando proteção sustentada contra o HIV. O anel é fabricado pela IPM, que tem uma licença gratuita da dapivirina da Tibotec Pharmaceuticals, uma divisão da Johnson & Johnson.

Continue lendo