Arquivo mensais:março 2011

Overdose de diagnóstico

Ainda estou entretido com o capítulo de livro, e minha dissertação de mestrado ainda não está online, então trago a vocês uma outra leitura pertinente. A entrevista do médico norte-americano H. Gilbert Welch à Folha de São Paulo tem dado o que falar, ao menos entre os médicos de família e comunidade. É que ele expôs, num dos principais veículos de comunicação de massa do país, que o famoso check-up também pode fazer mal à saúde:

Continue lendo

Chá de sumiço

Durante os próximos dias não poderei publicar aqui no Doutor Leonardo. Não se preocupem, minha saúde vai muito bem, obrigado. Mas eu tenho uma dissertação de mestrado para defender nesta sexta-feira, e um capítulo de livro para escrever até semana que vem. Quando puder, escrevo mais sobre ambos.

Já que hoje é o Dia da Mulher, aproveito para sugerir a (re)leitura de alguns artigos pertinentes:

Planeta Saúde Brasil recebe a Palavra de Fonoaudióloga

Fico feliz em anunciar que o Planeta Saúde Brasil passou a contar com a participação da fonoaudióloga Patrícia Ribeiro, autora do blog Palavra de Fonoaudióloga. Patrícia escreve para um público bem amplo. Desde um fonoaudiólogo formado até uma pessoa que não saiba bem o que é a profissão, todos devem encontrar alguma coisa de interessante por lá. Tenho certeza de que o Planeta terá muito a ganhar com esse novo ponto de vista sobre a saúde humana.

Para quem ainda não conhece, o Planeta Saúde Brasil é um site que agrega a íntegra dos artigos mais recentes de uma série de blogs profissionais em saúde de alta qualidade. Faça uma visita!

Como prevenir um novo cálculo renal

A cada ano, a cólica renal afeta uma em cada 200 pessoas na Europa e nos Estados Unidos. A causa básica são os cálculos renais, que infelizmente são recorrentes: em acompanhamentos por 5 a 10 anos, metade das pessoas voltam a apresentar os sintomas. Por isso, 8 pesquisadores americanos revisaram toda a literatura científica (em inglês) atrás de estudos clínicos de prevenção da recorrência de cálculo renal. O resultado, publicado na revista European Urology, é interessante no sentido de que as medidas mais simples parecem ser as mais eficazes.

Ondas na superfície da água.  É mostrada a perturbação realística (causada por um bastão) e sua expansão formando círculos de interferência aproximadamente concêntricos. A aparência metálica da superfície é resultante do baixo ângulo de iluminação.

A intervenção melhor estudada é a ingestão de água. Foram dois estudos, um recomendando que as pessoas bebessem ao menos 2 litros de água por dia, e outro recomendando a ingestão de água (e outros líquidos) em volume suficiente para urinar pelo menos 2,5 litros por dia. Em resumo, beber muita água e outros líquidos reduz em 61% o risco de voltar a ter cálculo renal. Quem me dera se todos os medicamentos fossem tão baratos e eficazes!

Continue lendo