Como saber se você está grávida

Os sintomas da gravidez são uma dúvida muito comum, ainda mais porque a proporção de mães de primeira viagem e de mulheres sem filhos está aumentando cada vez mais. O enjoo é um dos sintomas mais lembrados, e também um dos mais comuns, mas o primeiro sintoma é praticamente sempre o atraso da menstruação.

Para saber se a menstruação está atrasada ou não, é preciso saber que dia a menstruação viria. Se a menstruação for irregular, fica difícil de saber se está atrasada, mas em alguns casos a menstruação é regular e a mulher não sabe. A menstruação regular vem aproximadamente uma vez por mês, mas não necessariamente no mesmo dia do mês. Geralmente a menstruação adianta uns dois ou três dias de um mês para o outro, mas o padrão varia de uma mulher para a outra.

Em alguns casos, a mulher pode ter um sangramento parecido com a menstruação mesmo estando grávida. Esse sangramento acontece quando o óvulo fecundado está entrando na parede do útero, e costuma ser mais claro, menor e mais breve que a menstruação normal. Além disso, o sangramento de implantação costuma vir 5 a 10 dias antes do dia em que a menstruação desceria.

O exame de gravidez pode ser feito tanto na urina quanto no sangue. O exame de sangue pode ser feito um dia após o atraso menstrual, mas o atraso mínimo para se fazer o exame de urina varia desde um dia até duas semanas, dependendo da marca. Um teste de gravidez positivo dá quase certeza de gravidez, mas em raras situações pode ser um falso positivo. Só é possível ter certeza absoluta da gravidez quando o médico ouve o coração do bebê durante a consulta de pré-natal (no 4º ou 5º mês de gravidez) ou quando a grávida faz o ultrassom.

Se a mulher estiver grávida, deve marcar a primeira consulta de pré-natal para o mais cedo possível. Se não estiver, mas quiser engravidar, deve marcar uma consulta mesmo assim, a consulta pré-concepcional, pois assim será possível diminuir a chance de aborto.

Se a mulher não estiver grávida, e não quiser engravidar, é hora de fazer uma reflexão: será que o método anticoncepcional está sendo bem usado? Em caso de dúvida, é mais um motivo para marcar uma consulta de anticoncepção, para a mulher discutir a forma mais efetiva de planejar sua família. (Leia também: Diane 35 não é anticoncepcional.)

Aviso: eu não sei se você está grávida. O Doutor Leonardo não é um consultório médico. Se você precisa da opinião médica sobre seu caso, agende uma consulta.

Divulgue para seus amigos:

Leia também: