Bem-vindos, agentes comunitários de saúde!

Dia 4 deste mês foi marcada uma reunião dos agentes comunitários de saúde (ACS) de Vitória (ES) com o prefeito municipal, e pedi aos ACS de minha unidade de saúde que divulgassem este site para seus colegas de profissão. Os ACS são uma parte muito importante do público-alvo do site, porque trabalham promovendo a saúde das comunidades em que moram, e a missão desse site pode ser resumida assim mesmo: promover a saúde. Por isso, espero do fundo do meu coração que os novos visitantes aproveitem os quase 20 artigos que já publiquei, deixem comentários quando estiverem com vontade, e principalmente acompanhem as próximas matérias.

Destaco abaixo alguns artigos que podem ser de maior interesse para os ACS:

Aproveito para anunciar que segunda-feira, dia 8 de março, vou comemorar o Dia Internacional da Mulher com uma lista dos 10 principais fatores de risco modificáveis para as mulheres brasileiras, com base numa publicação da Organização Mundial da Saúde. Como os agentes comunitários de saúde também fazem educação em saúde com homens, na semana seguinte será publicada uma lista semelhante mas para a população geral (homens e mulheres).

O Doutor Leonardo agradece todas as visitas, mas também oferece alternativas mais cômodas para quem quiser acompanhar as novidades. É possível receber os novos artigos através de e-mail, de agregadores de notícias ou mesmo através do Twitter. (Se você não sabe o que é um agregador de notícias, ou um feed, vá de e-mail.) Para assinar gratuitamente o conteúdo integral do Doutor Leonardo, sem correr risco de receber um só spam por isso, basta clicar no link correspondente, abaixo do título Siga o Doutor Leonardo, na coluna lateral do site.

24 pensou em “Bem-vindos, agentes comunitários de saúde!

  1. claudete

    Olá boa noite a tds estou gostando muito deste blog sou ACS aqui do PR e tem muita informaçao aqui, além é claro da simpatia do Doutor ao falar verdades sobre a categoria ACS….obrigada

    Responder
  2. sonia wilbert

    estou muito feliz por saber que existem pessoas ke realmente se preucupam com os agentes de saude…..
    sou agente de saude a 5 anos aki em santa catarina,
    bom saber que existe um blog com tanta boa informação.

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Sonia, fico feliz com seu comentário. Vocês são realmente importantíssimos para a saúde da população brasileira. Por favor, não deixe de “assinar” o Doutor Leonardo (de graça), seja através de e-mail, de feed, ou do Twitter. Aproveite também para enviar para os amigos os artigos que achar especialmente relevantes.

      Responder
  3. Ana Maria

    Olá! Sou ACS de Parambu-CE, gostaria de parabeniza-lo pelo blog. Gostei bastante das informações relacionadas ao Piso Salarial, estou acompanhando o desenrrolar dos acontecimentos através deste site. Sei que temos uma grande batalha pela frente mas sou muito confiante eacredito que sairemos vitoriosas. Dia 31/05 estaremos em Fortaleza participando de uma audiência pública, todos os municipios cearenses estarão enviando caravanas, será uma grande mobilização.
    Um abraço doutor e mais uma vez parabéns pelo belissimo trabalho desenvolvido.

    Responder
  4. Viviane

    Olá, Dr Leonardo. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por esse espaço destinado aos ACS. Sou ACS no Estado do Rio de janeiro e gostaria de dizer que foi uma grande satisfação perceber sua demonstração de reconhecimento em relação ao trabalho do Agente Comunitário de Saúde.Mais uma vez PARABÉNS site…
    Sempre q puder farei uma visita e meus colegas de trabalho tb.

    Responder
  5. maria

    temos que todos juntos luta por nossos direitos so temos obrigações.somos seres humanos acho que os demagogos que dizem que são nossos representantes estão esquersento .eles ganham milhoes ainda roubam os cofres publicos e querem que nos sobrevivam com essa miseria de salario

    Responder
  6. SIMONE

    BOA NOIE,
    CONHECI SEU BLOG EGOSTEI MUITO.
    GOSTARIA DE SABER SE JA FOI APROVADO
    O PISO SALARIAL DAS ACS,OU SEJA SANCIONADO.
    POIS SOU ACS DE JUATUBA MG, EPOR SERMOS PROCESSO
    SELETIVO NEM O VALE CESTA RECEBEMOS.O PRESIDENTE JÁ ASSINOU?

    Responder
  7. NUBIA

    Olá sou ACS de vitória es , e gostaria de parabeniza-lo pelas excelente inciativa .
    gostaria de saber se tem alguma novidade sobre a efetivação dos ACS de vitoria
    já que uma comisão foi formada para julga cada contrato .
    novidades por favor nos inforne.

    GRATA : NÚBIA

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Núbia, já está acertado que a Prefeitura Municipal de Vitória vai efetivar, ainda esse ano, os agentes comunitários de saúde já tinham sido contratados quando a lei entrou em vigor (2006, se não me engano). Para que isso ocorra, é necessário reunir provas de que os ACS tinham sido admitidos por processo seletivo aberto, por exemplo cartazes e papéis sobre o processo seletivo pelo qual o ACS entrou. Claro que, se um ACS tem provas de que foi contratado por processo seletivo, todos os outros contratados na mesma leva estarão garantidos.

      Esse processo ainda não acabou; se você acredita poder participar, por favor entre em contato com os ACS de Arivaldo Favalessa (Alagoano), especialmente às oito e meia da manhã, que é mais fácil falar com alguém que participou da reunião do Sindsaúde.

      Não sei como ficará a situação dos ACS contratados depois da publicação da lei; até porque o certo seria naquela época já ter sido feito concurso público.

      Agradeço sua visita, e peço a você que acompanhe este blog e o divulgue para seus colegas e vizinhos.

      Responder
  8. Silvana de oliveira Santos

    ola dr Leonardo, sou ACS de Nova Venécia e gostaria muito de ter alguma informação sobre o aumento do repasse do salário de Agente comunitàrio de Saùde e mais algumas novidades.

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Silvana, seu salário não é repassado pelo governo federal ou estadual. O município recebe um incentivo proporcional ao número de ACS, mas esse incentivo entra no bloco de financiamento da atenção básica, ou seja, não é específico para os ACS. Por outro lado, seu vínculo com a secretaria municipal de saúde não depende de repasse federal algum; e o salário pode ser maior ou menor que o repasse — só depende da prefeitura. E, se o repasse aumentar, o seu salário não precisa aumentar.

      Responder
  9. acs luzerna

    Estamos sempre informadas sobre o assunto “piso salarial dos ACS “,e esperamos uma resposta satisfatoria,pois sabemos da importancia do nosso serviço para o andamento do SUS em cada municipio.
    Aguardamos resposta.
    ACS’s Luzerna.

    Responder
  10. rafaella sobreira

    ola doutor leonardo meu nome é rafaella tenho duvidas se estou gravida ou ñ
    ta engravidei a 2 meses a traz e tive um aborto espotanio foi completo e ñ uso nada pra previnir pois pois quero engravidar minha mestruação ela é irregular mes passado ela veio dia 1° e passaei 8 dia e dia 31 do mesmo mes ela veio de novo… sinto muito tontura as vezes enjouu e todo mundo ta perguntando se estou gravida pois minha barriga ta um pouco grande pois sou magrinha e dar pra pesseber logo.. mas minha mestruação ñ estar atrazada.. to com medo de fazer o teste e der negativo mim a judar por favorr.. bjosssss

    Responder
  11. daniela

    ola doutor
    eu tenho o periodo muito regular de 26 em 26 dias, e neste momento estou atrasada 2 semanas. sinto os meus seios mais doloridos, urino com mais frequencia e o meu intestino mais lento, sinto tambem cansaço e so me apetece dormir e estar deitada e por vezes sinto uma dor na zona lombrarn nao tomo nada para nao engravidar.
    qual a sua opiniao?

    Responder
  12. jessica

    doutor leonardo minha mestruaçao veio no dia 27 de novembro era para ella vin no dia 27 de desembro fiz relaçao com meu noivo sem preservativo ja tem 6 dias de atraso posso esta gravida me ajuda
    so to sentiundo golica mas nao e todos os dias e uma dor diferente

    Responder
  13. patricia

    Oi
    Dr. Fernando,
    Sou Patricia
    Gostaria de sabe, minha última menstruação foi no dia 16 do mes maio e fiz o exame de. Beta HCG. Dia 25 de junho e deu negativo<25.
    O q eu faço.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *