Como prevenir e controlar a hipertensão arterial

A pressão alta é um dos fatores de risco que mais prejudicam a saúde dos brasileiros. A doença chamada hipertensão arterial só é diagnosticada com a pressão maior que 14 por 9, mas quanto menor a pressão melhor: 10 por 7 é melhor que 12 por 8, que é melhor que 14 por 9. Quem tem hipertensão arterial pode precisar de medicamentos anti-hipertensivos; as orientações a seguir, por outro lado, são válidas para todas as pessoas. Além de prevenirem a hipertensão arterial, estas orientações são capazes de diminuir a necessidade de medicamentos nos hipertensos. Nos casos de hipertensão leve, muitas vezes é possível controlar completamente a pressão arterial sem a necessidade de medicamentos!

  • Perder peso: Quando a pessoa está acima do peso ideal, perder 5 a 10% do peso inicial já tem um efeito benéfico para a pressão arterial. (Leia também: Como saber se você está acima do peso ideal.) Ainda pretendo escrever um artigo especialmente sobre o excesso de peso, mas já adianto que seguir as outras orientações abaixo já está de bom tamanho.
  • Beber com moderação: Homens adultos devem beber menos de 30g de álcool por dia. Essa quantia equivale a uma garrafa de cerveja, duas taças de vinho ou duas doses de bebida quente (vodka, whisky, cachaça etc.). Mulheres adultas e idosos de ambos sexos metabolizam o álcool de forma diferente, e por isso só podem beber a metade disso. Um erro muito comum é deixar de tomar o remédio de pressão no dia em que beber álcool. Na verdade, o álcool atrapalha o efeito dos anti-hipertensivos, mas se o medicamento não for tomado, a pressão aumenta ainda mais! (Leia também: Você sabe beber com moderação?.)
  • Manter uma atividade física: Cada pessoa deve realizar pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada, sejam 10 minutos 3 vezes por dia 5 dias por semana, ou 50 minutos por dia 3 dias por semana. (Se a pessoa quiser emagrecer, é melhor duplicar esse tempo.) Atividade física moderada é aquela em que a pessoa sente a respiração acelerar, mas ainda tem fôlego suficiente para falar frases completas. Pessoas saudáveis não precisam de avaliação médica antes de começar a fazer atividade física moderada.
  • Diminuir o consumo de sal: Numa alimentação completamente sem sal de cozinha (nem de temperos, nem adicionado à mesa), os alimentos já têm todo o cloreto de sódio de que precisamos. Portanto, qualquer sal adicionado à comida só tem utilidade para o paladar, além de aumentar a pressão arterial e diminuir a expectativa de vida. A quantidade máxima recomendada é de 4 a 5 gramas de sal de cozinha por dia, o que equivale a uma colher rasa das de chá, ou 4 colheres rasas das de café. O primeiro passo para conseguir isso é eliminar alimentos prontos (como lasanha congelada), temperos prontos (como caldo de carne), alimentos embutidos (como presunto) e conservas. (Diminuir o consumo de sal pode ser importante também para prevenir a osteoporose.)
  • Comer frutas, verduras, legumes e cereais: Esses alimentos são ricos em fibras alimentares, cálcio, potássio e magnésio, além de serem pobres em gorduras saturadas. Para conhecer as quantidades recomendadas, leia meu artigo anterior sobre os dez passos para uma alimentação saudável.
  • Consumir laticínios: Leite e seus derivados, se forem desnatados e sem sal, contruibuem para diminuir a pressão arterial. Assim como as frutas, verduras e legumes, são ricos em cálcio e também são capazes de prevenir a osteoporose. (Leia também: Como prevenir a osteoporose.)
  • Parar de fumar: Chega a ser uma contradição a pessoa tratar de hipertensão e continuar fumando. O tratamento de hipertensão visa a prevenir a morte precoce e a incapacidade, e o tabagismo faz exatamente o contrário. (Leia também: 10 motivos para parar de fumar; Como parar de fumar.) Mas, se a pessoa ainda estiver fumando, depois de um cigarro é importante deixar pelo menos meia hora antes de medir a pressão arterial, para que o valor seja mais próximo da pressão que a pessoa tem na maior parte do dia.
  • Controlar o estresse: Para quem já é hipertenso, a dificuldade para lidar com situações estressantes está associada a um pior controle da pressão arterial, seja por um papel direto do estresse, seja por uma dificuldade em seguir o tratamento. Além disso, exercícios de relaxamento associados a psicoterapia parecem colaborar para o controle da hipertensão. De qualquer forma, problemas de saúde mental costumam ter um grande impacto na qualidade de vida da pessoa, e devem ser bem tratados mesmo se a pessoa já tiver a pressão boa.

Trocando em miúdos, seguir essas orientações significa combater as causas preveníveis de hipertensão arterial. Além disso, ter um estilo de vida saudável é uma atitude da maior importância, capaz de trazer mais anos de vida saudável para a pessoa, não apenas nos hipertensos, mas também na população geral. Várias recomendações acima, inclusive, estão de acordo com um artigo anterior, Os 10 maiores fatores de risco para a saúde do Brasil, baseado em uma publicação da Organização Mundial da Saúde.

Hoje (26 de abril) é o dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial. Vou aproveitar a deixa e conversar com meus colegas de trabalho sobre diminuir ainda mais a quantidade de sal no nosso almoço. E você, que tal ajudar a divulgar essas informações para seus amigos?

12 pensou em “Como prevenir e controlar a hipertensão arterial

  1. Ministério da Saúde

    Olá Blogueiro!
    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Obrigado!
    Ministério da Saúde

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Olá, Fernanda! Concordo com a importância do combate à hipertensão arterial, e por isso mesmo publiquei dois artigos sobre o tema: este que você comentou, e outro sobre como medir a pressão arterial, destinada às pessoas que terão a pressão medida, e não às pessoas que medirão a pressão arterial. Não posso, entretanto, colocar a campanha na coluna lateral, porque a gama de assuntos do Doutor Leonardo é muito grande, e as campanhas não caberiam na barra lateral.

      Responder
  2. Pingback: 10 motivos para parar de fumar | Doutor Leonardo

  3. Pingback: Os 10 maiores fatores de risco para a saúde do Brasil | Doutor Leonardo

  4. Pingback: Por que os homens morrem mais cedo? | Doutor Leonardo

  5. Pingback: Você sabe beber com moderação? | Doutor Leonardo

  6. Pingback: Exercícios físicos previnem quedas em idosos | Doutor Leonardo

  7. Pingback: Os 10 maiores fatores de risco para a nossa saúde | Doutor Leonardo

  8. Pingback: Como medir sua própria pressão arterial | Doutor Leonardo

  9. Pingback: Redução do sal é tão importante quanto remédio de pressão | Doutor Leonardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *