Como medir sua própria pressão arterial

A pressão alta é um dos fatores de risco mais importantes para a saúde do brasileiro, e dia 26 de abril ensinei a prevenir e combater a hipertensão sem medicamentos. (Se bem que agora nenhuma lista de sugestões está completa sem o sexo, sugerido pelo ministro da saúde!) Essas orientações são válidas para todas as pessoas, mas mesmo seguindo-as à risca é importante medir a pressão pelo menos uma vez a cada dois anos, para descobrir precocemente se a pessoa está desenvolvendo hipertensão arterial.

Medir a pressão arterial não é difícil, mas é como no caso da circunferência abdominal para saber se a pessoa está com obesidade ou sobrepeso: não dá para ensinar através deste site. O que eu posso fazer é dar algumas orientações necessárias para que a pressão medida pelo aparelho realmente reflita a pressão do sangue nas artérias da pessoa. Essas orientações, retiradas das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, são importantes tanto para quem tem a pressão medida por outra pessoa quanto para quem mede a própria pressão com um aparelho eletrônico.

Aí vai:

  • Usar roupa sem manga, ou com manga larga, porque o ideal é não haver roupa entre o aparelho e o braço.
  • Não praticar exercícios físicos 90 minutos antes de medir a pressão arterial.
  • Não fumar, nem beber café ou bebida alcoólica nos 30 minutos anteriores.
  • Ir ao banheiro (esvaziar a bexiga) antes de medir a pressão.
  • Esperar pelo menos 5 minutos em ambiente calmo antes de medir a pressão.
  • Sentar na cadeira numa postura relaxada, com as costas no encosto, os pés apoiados no chão (não precisa tirar o sapato!) e as pernas descruzadas.
  • Apoiar o braço em alguma superfície, na altura do coração, com a mão para cima, e com o cotovelo um pouco dobrado.

Se a pressão arterial for medida por um profissional, a pessoa não deve falar com ele durante a medição, para não atrapalhar.

Se a pessoa pretende medir a pressão em casa, é importante discutir com o médico qual o tamanho certo de manguito (aquela parte que fica ao redor do braço) e em qual braço a pressão deve ser medida.

A pressão arterial ótima é menor do que 12 por 8, mas até 13 por 8,5 está normal. Se a pessoa tiver a pressão maior que isso, é necessário seguir as orientações de estilo de vida para controlar a pressão arterial, e marcar consulta com um médico para conferir se existe necessidade de fazer algum exame e/ou tomar algum medicamento.

(Este artigo costumava ser chamado “Como medir a pressão arterial”, mas mudei o título para refletir mais precisamente o conteúdo.)

18 ideias sobre “Como medir sua própria pressão arterial

  1. Pingback: Como prevenir e controlar a hipertensão arterial | Doutor Leonardo

  2. Pingback: Seu aparelho de pressão está calibrado? | Doutor Leonardo

  3. Edna Aparecida Bertão

    Gostaria de saber corretamente como é realizado a medição da PA, qual membro e se é necessário que a palma da mão fique para cima, por favor preciso com urgência desta informação, obrigada.

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Edna, colocar a palma da sua mão para cima vai facilitar para um profissional medir a sua pressão, mas isso não é importante se você estiver medindo a pressão com um aparelho eletrônico.

      A pressão arterial normalmente é muito parecida entre os braços, por isso você pode medir a pressão arterial no braço que quiser. Mas em algumas pessoas pode haver uma diferença significativa de um lado para o outro. Nesse caso, a pressão arterial deve ser medida rotineiramente no braço onde a pressão é maior. Além disso, é importante que a pessoa discuta com o médico se é importante ou não investigar o motivo da diferença de um lado para o outro.

      Responder
  4. Monica Moura

    Bom dia! Dr.

    Tem um medidor de pressão digital, gostaria de saber onde posso calibrar esse aparelho sendo que estou gestante e minha pressão esta alta e meu medico pediu para medir com uma certa frequencia.

    Responder
  5. ANTONIO BARROS

    Bom dia dr, tenho cálculos renais e notei que minha pressão arterial subiu um pouco, antes era normal, 12 x 8, mais depois desse problemas, habitualmente está em 13 x 9, ou mais um pouco, existe alguma correlação? grato e grande abraço

    Responder
  6. ISABEL CRISTINA DONASCIMENTO

    TENHO MEDIDOR DE PRESSÃO DIGITAL,SEMPRE NO BRAÇO ESQUERDO É MENOR QUE NO DIREITO .QUAL É A CORRETA?POR FAVOR ME RESPONDA O MAIS RÁPIDO.

    Responder
  7. Eduardo Alves de Almeida

    Prezado Dr. Leonardo gostaria de saber porque os profissionais da área de saúde sempre afirmam que os aparelhos digitais não são confiáveis para medições. Será por falta de informações ou algo direcionando procedimentos.
    Observei que inclusive a SBC indica alguns fabricantes e modelos, bem como o INMETRO, onde existem testes e aferição, com respectivos sêlos.
    Existem os digitais que medem no braço e os de pulso tb, qual seria o mais indicado, caso sejam confiáveis a seu parecer.
    A nível de precisão qual o mais correto analógico, digital ou ambos. Desde já meus agradecimentos por todo esclarecimento profissional e poder tb repassar estas mesmas informações a todos a minha volta é profissionais da área da saúde.

    Responder
  8. Pingback: Por que os aparelhos de pressão digitais não são confiáveis? | Doutor Leonardo

Deixe uma resposta