Como acabar com as espinhas

Há poucas semanas uma leitora me perguntou:

Olá,

Doutor Leonardo, quero saber mais sobre como tratar da pele para não dar espinhas e cravos!

Cara Adrielly, por mais que eu tenha achado inusitado o artigo em que você me fez essa pergunta, quero deixar claro que estou muito feliz por sua participação. Perguntas assim podem ser respondidas de forma satisfatória sem a necessidade de uma consulta médica, e a resposta interessa a todos os leitores, e não apenas a quem perguntou.

Sem mais rodeios, vamos à reposta:

Eu gostaria muito de poder recomendar modificações de estilo de vida para prevenir o surgimento de espinhas, mas a verdade é que não há base científica para isso. Ainda existe muita controvérsia sobre a associação da acne com alimentação, exposição ao sol, estresse e outros fatores.

A maioria dos estudos sobre o tratamento da acne também deixa a desejar, mas já dá para tirar algumas conclusões.

O gel de peróxido de benzoíla é um dos medicamentos que comprovadamente melhora a acne, e parece ter a melhor relação custo-benefício. Pode ser comprado em várias concentrações diferentes, mas não existe comprovação de que concentrações maiores funcionem melhor.

Outra boa opção, no caso das mulheres, são as pílulas anticoncepcionais. A composição melhor estudada é a de etinilestradiol com norgestimato, mas aparentemente as outras também funcionam. O anticoncepcional mais comum, composto por etinilestradiol e levonorgestrel, é tão eficaz quanto os outros a longo prazo (6 meses), mas nas primeiras semanas tem o efeito mais discreto. (Leia também: Diane 35 não é anticoncepcional.)

Existem vários outros medicamentos, na forma de sabonetes, cremes ou comprimidos, que podem ser usados para combater os cravos e as espinhas. Mas ou eles eles são mal estudados, ou não existem no Brasil, ou precisam de receita médica.

Em resumo, quem tem acne pode experimentar peróxido de benzoíla ou, se for mulher, uma pílula anticoncepcional, sempre lembrando de ler a bula antes de começar o tratamento. Se não houver resultado satisfatório em 3 a 6 meses, será necessário marcar consulta médica.

47 ideias sobre “Como acabar com as espinhas

  1. Andre Bressan

    Adriele,

    Não sei sobre mulheres, mas se você fosse um adolescente (homem), eu diria que é só arrumar uma namorada. Meninas adolescentes têm fissura por tirar espinhas dos namorados… Isso melhora com a idade, mas na adolescência elas o fazem sofrer também desta forma: tirando espinhas. É um gosto mórbido, mas é um fato. Já para meninas, não funciona porque os adolescentes homens geralmente têm nojo de espinhas… e geralmente têm medo de causar dor.. :))

    Não tome isso como uma opinião médica, por favor.. :))

    Responder
  2. Suellen

    Olá, tenho espinhas e minha irmã vive dizendo para eu tomar anticoncepcional. Já fiz alguns tratamentos com o dermatologista. Resolveu mais com o tempo voltaram as benditas ! rs
    Tenho 18 anos, e acho que estou muito nova para começar a tomar anticontraceptivos.
    (No caso de uma pessoa não ser sexualmente ativa)
    São várias dúvidas- se faz mal começar o uso muito cedo ? Se engorda?

    Responder
      1. Suellen

        Olá, obrigada por responder a minha pergunta.
        Mas eu quis dizer no caso de uma pessoa NÃO ser sexualmente ativa. É bem lógico que, uma adolescente que seja sexualmente ativa deve sim fazer o uso de anticoncepcionais e outros métodos…
        Me responda/ NO MEU CASO, EU ESTOU PRETENDENDO FAZER O USO SOMENTE PARA “ACABAR” COM ESPINHAS.. .
        Tenho duas soluções – Tomar ROACUTAN ou anticoncepcional ;/
        Pode me dizer qual apresenta menos efeitos colaterais?
        Dizem que dá a probabilidade de desenvolver algum tipo de câncer.
        Hoje assisti uma reportagem na tv gazeta, onde a Drª disse que o uso de anticoncepcionais “causam” varizes. Porque provoca alteração hormonal, uma das principais causas das veias doentes…
        Eu e minhas 1.000.000 de dúvidas!

        Responder
  3. eliane

    ola !gostaria de saber se o tess e generico do diane e se realmente ele faz o mesmo efeito ? estou tomando o tess mais minha gine passou diane será que tem problema? tenho muitas espinhas muitas mesmo tipo uma abacaxi rsrsrs e isso acaba com minha alta estima também tenho cisto no ovários será dr. que realmente com os seis meses ficarem bem ? obrigado antecipadamente pois sei que você respondera minha pergunta valeu!

    Responder
  4. ELISA

    Olá Doutor, eu usava o Tess e tinha a minha pele limpinha agora que quero engravidar parei de usar e atenho o rosto cheio de espinhas, qual o medicamento que posso utilizar para tirar espinhas sem prejudicar na minha gestação?

    Responder
  5. regimare

    Ola td bem? Gostaria de saber o nome de algum remedio que facam com que minhas espinhas me deixem em paz rs o antecocpicional resolveu meu problema por seis anos, parei de tomar a 4 meses pois quero muito ser mamae, mais qdo olho no espelho qse desisto da minha vontade de ser mamae e volto a ter vontade de tomar antc… queria tomar algo mais tbm quero engravidar :(

    Responder
  6. Fernanda

    Gostaria de saber se anticoncepcional injetável diminui as espinhas, pois estou usando injetável, meu organismo não aceita as pílulas.

    Responder
        1. Leonardo Fontenelle Autor do post

          Não me lembro de já ter encontrado qualquer estudo sobre controle de espinhas com contraceptivo injetável. Mas o princípio ativo de Mesigyna® é a combinação de um estrógeno (valerato de estradiol) e uma progestina (enantato de noretisterona), e por isso é bem capaz de Mesigyna funcionar tanto quanto as pílulas anticoncepcionais que eu mencionei no texto.

          Responder
  7. Mel Oliveira

    Boa tarde!

    Tenho 28 anos, e muitos problemas em tomar pílula, pois os efeitos colaterais são terríveis. Tomei Diane 35 e fiquei com muita náuseas, fiz o teste com o Tamisa 20 e 30, mas depois de três meses as dores de cabeça eram terríveis, fiz o teste com o tantim, mas sempre tendo escapes. Agora, com dois meses de Messygina, meu rosto encheu de espinhas, sendo que não tive nem na adolescência. O que fazer? Ainda não tive filhos. E como sempre tive muitas cólicas menstruais desde a adolescência, uso para prevenção de gravidez e também das cólicas menstruais. É complicado… :/

    Responder
  8. ana

    Dr Gostaria de tomar anticoncepcional que não engorde porq tenho facilidade cm remédios e q ajude com as minhas espinhas pode me ajuda??
    Oque acha para mim Selene?

    Responder
  9. Débora

    Olá Doutor faz uns 10 anos que eu tome anticoncepcional mas agora resolvi parar pq quero engravidar já faz uns7 meses que eu não tomo mais só que depois de uns6 meses pra entrar no7 mês começou a sair um ontem de espinhas em meu rosto não sei o que fazer estava passando o sabonete asepcia mas aí que parece que começou a piorar por favor o que eu faço estou desesperada com o rosto horrível por favor me ajude obrigada pela atenção

    Responder
  10. Mariane Rodrigues

    Dr. Leonardo, estou sofrendo com acne há uns 8 meses mais ou menos.
    Antigamente, tomava o anticoncepcional Level, tomei por quase 3 anos e nunca tinha me dado nenhum efeito colateral; do nada, as espinhas começaram a nascer.
    Procurei um dermatologista e me indicou alguns cremes e a pílula Diane 35; tomei o Diane 35 por 2 meses e engordei MUITO. Por estar usando vários produtos juntos, não exatamente o que realmente funcionou… deu uma melhora de 50% em 2 meses.
    Depois disso, procurei o ginecologista e me indicou o Iume; me aconselhou a parar com os cremes e ficar apenas com o anticoncepcional por enquanto.
    Dr. Leonardo, o que o senhor me diz sobre o Iume? Estou na primeira cartela (primeira semana)

    Responder
  11. Marilia Natalia

    Bom dia! Me chamo Marília e tenho 20 anos. Desde nova tenho muitos problemas com espinhas e manchas no rosto, fiz acompanhamento com dermato, tomei minociclina e vi os resultados e minha pele melhorou bastante. Mas depois de 1 ano, os pêlos do meu rosto começaram a aumentar e as espinhas voltaram, mas dessa vez voltaram horríveis, inflamadas e concentradas na região do queixo e bochecha.
    Bem, comecei a tomar anticoncepcional Ferane 35, entrei para 3° semana, mas ainda não vejo resultados significativos. Com quanto tempo começarei a ver os resultados?? To desesperada já com essas espinhas :/

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Algumas pessoas percebem uma melhora nas espinhas se continuarem a usar por mais alguns meses. Mas, para você tomar alguma decisão sobre suas próprias espinhas, o melhor é saber qual é a opinião de seu médico. Se ele prescreveu para um, dois, três ou seis meses, é porque é depois desse tempo que ele vai poder avaliar se o medicamento deve ser mantido ou substituído.

      Responder
  12. Michele

    Ola Dr, tenho ovario policístico porem não posso mais tomar anticoncepcional pois estou com trombocitemia essencial e a hematologista não liberou voltar a tomar o anticoncepcional pelo risco de trombose.
    Não posso tambem tomar Roacutan, o que fazer neste caso? Estou deprimida, não aguento mais as espinhas estão surgindo nas costas tambem e no rosto.

    Responder
  13. Tabata Vidal

    Olá doutor, meu cabelo é crespo a única química que fosso nele é relaxar mais, mesmo assim ele leva muito tempo pra crescer. Já andei tomando alguns medicamentos, mais sem sucesso. Atualmente estou tomando, o Esclerovitam Plus e aguardando resultado. Tomo todos os cuidados necessários, mais nada adianta. Sendo assim, qual o remédio o você me indica, pra que melhore o crescimento do meu cabelo ?

    Responder
  14. isabela

    Boa tarde Dr Leonardo.
    Tenho muita espinhas e cravos, nasce cravinhos até dentro do meu nariz. Gostaria de saber, se eu tomar anticoncepcional eu vou ficar “refém” dele, se eu deixar de toma-lo volta tudo de novo.
    Obrigada

    Responder
  15. Lou Anne

    Nunca tive espinhas, depois que comecei tomar um anticoncepcional injetável dei acne grau 2 , fui ao médico e ele me falou que teria que optar por outro método e não poderia fazer uso de anticoncepcional,me passou uma pomada e a acne grau 2 sarou por completo,mais algumas espinhas normais e cravos não sarou, fui a um ginecologista que só me olhou e me receitou Diane 35, no começo o remédio fez meu rosto encher maia de cravos, e espinhas comuns, agora já no final da 4 cartela meu rosto só aumenta a quantidade de cravos e algumas espinhas! Acha que eu não posso usar anticoncepcional nenhum, ou o Diane resolvera meu caso? E se eu parar de tomar? já que comecei a ter depois de começar o uso de anticoncepcional

    Responder
  16. Ieda castro

    Bom dia, to tentando parar de tomar anticoncepcional mas toda vez que tento meu rosto e costas enchem de pequenas espinhas, o que eu faço para que isso não aconteça?

    Responder
  17. Maria

    Bom dia, gostaria de saber se anticoncepcional injetável também acaba com as espinhas? Aguardo a resposta anciosamente

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Não me lembro de estudo que aborde especificamente contraceptivos injetáveis para o tratamento de acne. De qualquer forma, esses medicamentos só podem ser utilizados por prescrição médica, então é melhor você discutir o assunto em consulta.

      Responder
      1. Lorena Melo

        Olá Doutor?, boa tarde!
        Tenho a síndrome dos ovários policísticos e já sofro com a acne a 8 anos, desde meus 13, hoje tenho 21 anos. Trato com cosméticos e anticoncepcional, já houve melhoras antes mas nunca deixam de nascer… Voltam a aparecer e agora estão nascendo muito grandes e doloridas, isso acaba com minha auto estima, fico triste porque não é falta de cuidado. ? Isso me atrapalha até mesmo em minha vida profissional, me formei em estética e apesar de amar trabalhar com a área facial, limpeza de pele entre outros, eu não tenho coragem, por não ter uma pele exemplar. E o que me machuca é que sempre pelejo, pra melhorar.☹ Gostaria de saber, se mesmo tendo ovário policístico eu poderia fazer o uso de roacutan, pois possivelmente voltem ne.. Mas o que o Sr. Acha, o que fazer? Causa muito sofrimento Doutor… Comoveu gostaria de ficar livre disso, ou pelo menos melhorar drasticamente, pq além de atrapalhar a estética, elas doem, abalam o emocional e me fazem me sentir muito insegura. Que viver melhor e isso me atrapalha bastante. Desde já, muito obrigada! E Parabéns pelo trabalho.Deus abençoe sua vida.?

        Responder
  18. Tatiane

    Olá! Tenho 17 anos, tomo Diane 35 á quase 2 anos e 8 meses, indicado pela minha médica ginecologista para tratar um problema de cistos no ovário. Antes mesmo de começar a tomar o anticoncepcional eu já tinha muita espinha. Após a consulta com a médica ela me garantiu que o remédio tomaria conta do problema de acne. No primeiro ano tomando o remédio obtive uma pequena melhora na aparência da pele porém não resolveu o problema, além de ter aumentado a minha cólica no período menstrual. Completado os dois anos de tratamento a minha crise de acne começou a aumentar e eu cheguei a conclusão que o remédio não teve nenhuma eficacia. Pretendo mudar o remédio, porém não sei qual seria mais indicado para o meu caso!!

    Responder
  19. Letícia

    Doutor, depois que comecei a tomar anticoncepcional eu comecei a ter espinhas e minha pele nunca mais foi a mesma, mesmo depois de ter parado por um ano, voltei a tomar com dosagem baixa e mesmo assim minha pele voltou a explodir, todos foram por indicação médica. Não gosto de ficar trocando de anticoncepcional o tempo todo, não acho que isso faz bem. A composição do primeiro era: acertado de clormadinona 2mg+ etiniledtradiol 0,2 mg e o que estou tomando atualmente que tbm está me dando é : desogestrel 150 mcg+ etinilestradiol 20 mcg.
    Enfim, depois de muita pesquisa,indicações e de ler esse blog vi a composição levonorgestrel+etinilestradiol , o que bate com o remédio que me indicaram que é o nociclin.
    Como médico, o que me aconselharia?
    Estou querendo dar uma pausa de um mês nesse anticoncepcional que estou tomando e começar no outro mês essa nova tentativa de anticoncepcional, para enfim ver se melhor o dessas espinhas.

    Responder
  20. CRISTIANE BISPO CARDOSO

    Boa tarde, sempre tomei anticoncepcional , e minhas espinhas sumiram, agora depois de um tempo voltaram pois parei de tomar a um bom tempo. São acnes adultas. Antes tomava Diane 35 e agora estou tomando Elani cliclo 21, ja iniciando a 2 cartela. O que eu queria saber é se o Elani é bom para tratar acnes e se demora fazer efeito? Pois as espinhas ainda continuam aparecendo.

    Responder
  21. stephani meneses

    Bom dia Dr.
    Tive acne minha adolescência inteira , ai iniciei o tratamento com anticoncepcional e melhorou uns 85% , só que agora tive que abandonar o anticoncepcional pois estava afetando muito meu organismo, agora que parei voltaram as espinhas menos do que era antes mas voltaram, procurei um medico pois quero uma alternativa que seja permanente , mas ela me informou que para a minha acne não tem tratamento . Meu caso de acne é leve , já vi casos mais graves que tiveram tratamento quero saber é possível me livrar delas de vez.

    Responder
  22. Pingback: Diane 35 Ajuda No Tratamento Da Acne – El Acne

  23. Pingback: Qual O Melhor Anticoncepcional Para O Tratamento De Acne – El Acne

Deixe uma resposta