Conheça os sintomas do diabetes mellitus

Dia 26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes, e por isso resolvi escrever uma série de artigos sobre o assunto. Muitas pessoas, quando sentem algo, param para pensar se isso não pode ser um indício de diabetes, e por isso adotei os sintomas da doença como o assunto para o primeiro artigo.

Ao contrário do que muita gente acredita, obesidade não é um sinal de diabetes mellitus. O que o excesso de peso faz é aumentar o risco de diabetes! (Leia também: Como saber se você está acima do peso ideal.)

Já o emagrecimento pode ser um indício de diabetes, especialmente se a pessoa não estiver fazendo dieta ou exercício físico. A maioria dos médicos usa como ponto de corte a perda de 5% do peso anterior ao longo de 6 meses para definir o emagrecimento como possivelmente causado por uma doença.

Quando uma pessoa tem diabetes, seu corpo não consegue aproveitar o açúcar que está presente no sangue. Isso faz com que o açúcar se acumule no sangue, ao mesmo tempo em que a pessoa passa fome. Além de perder peso, a pessoa com diabetes também tem um aumento do apetite.

O aumento da glicose no sangue também faz com que a pessoa apresente açúcar na urina. Antigamente, quando não existiam exames de laboratório e não se conheciam as doenças contagiosas, os médicos provavam a urina dos pacientes para diagnosticar uma série de doenças, e o diabetes era uma delas.

A presença de glicose na urina acaba puxando mais água, e o volume da urina aumenta. Como consequência, a pessoa fica com mais sede.

Além disso, o diabetes mellitus pode causar causar cansaço, fraqueza e sonolência. Outros sintomas comuns são coceira na pele ou nos órgãos genitais, infecções frequentes ou de difícil resolução, e visão borrada. (Algumas pessoas com miopia, ou seja, com dificuldade para enxergar de perto, podem ter o problema diminuído temporariamente porque o diabetes mellitus altera o trajeto da luz dentro do olho.)

Hoje em dia é possível fazer o diagnóstico do diabetes mellitus com facilidade, através dos exames de sangue, sem precisar esperar que o paciente chegue a sentir os efeitos colaterais. Não existe consenso, ou pior, existem vários consensos diferentes sobre com que frequência, e a partir de que idade as pessoas devem fazer o teste de diabetes.

O que todos acreditam é que algumas pessoas, como os obesos, devem fazer o exame com mais frequência. Segunda-feira que vem publico uma lista completa dos fatores de risco para o diabetes mellitus, e a seguir explicarei como prevenir (ou controlar) o diabetes mellitus.

21 pensou em “Conheça os sintomas do diabetes mellitus

  1. Pingback: Quem tem risco de ter diabetes mellitus | Doutor Leonardo

  2. Pingback: Os 10 maiores fatores de risco para a saúde do Brasil | Doutor Leonardo

  3. Pingback: Pausa para o mestrado | Doutor Leonardo

  4. marcia regina santos

    sou ciabetica a 17anos estou sofrendo porque estou perdendo peso e acho que e porcausa da dieta e gostaria de mudar meu remedio q tomo ha muitos anos glibemclamida emetformina estou tambem com o rins doendo tem como troca o remedio por outro melhor o q faço estou sem acopanhamento tenho 37anos

    Responder
  5. Pingback: Os 10 maiores fatores de risco para a nossa saúde | Doutor Leonardo

  6. Pingback: Como prevenir o diabetes mellitus | Doutor Leonardo

  7. maria aparecida pastro alves

    Tenho diabete tipo 2 há muitos anos, tomo Gliface de 750 duas vezes ao dia e Januvia de manhã, assim mesmo o indice não baixa. Tenho muita coceira no corpo que só melhora quando tomo prednisona. O que fazer?

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Maria Aparecida, é necessária uma consulta médica para você obter conselho profissional aplicável a seu caso individual. De qualquer forma, é bom lembrar que prednisona (assim como outros corticoides) pode causar ou agravar diabetes mellitus tipo 2, e que diabetes mellitus é apenas uma das (muitas) causas de prurido.

      Responder
  8. thiago

    Doutor, fiz enxames de sangue e a glicose eatava muito alta e tbm sinto alguns desses sintomas. Como posso saber se ja sou ou n diabético definitivo?

    Responder
  9. Adriana

    Dr. Eu Fiz um exame curva glicemica e o medicorpo disse que estava com açúcar no sangUE. Essas frequentes coceiras que aparece são sintomas de dose aluta de açúcar no sangue?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *