Como se pega (ou transmite) a AIDS

Uma agente comunitária de saúde entrou em contato comigo, pedindo informações sobre o HIV e a AIDS. A ACS estava preocupada com uma mulher que sabia ter o vírus da AIDS e se prostituía sem usar preservativo (camisinha) por acreditar que não transmitiria o vírus.

A AIDS é uma doença causada pelo HIV, que é um vírus transmitido por relação sexual, transfusão de sangue, gravidez (da mãe para o feto), e compartilhamento de seringas e outros materias perfurantes, por exemplo para usar drogas injetáveis (cocaína, heroína). Não existe nenhum tratamento comprovadamente capaz de eliminar o HIV, mas em alguns casos a pessoa pode conseguir uma carga viral zero. Isso significa que a pessoa tem uma quantidade tão pequena do vírus que os exames não conseguem detectar, até porque boa parte do vírus não fica na corrente sanguínea.

A maioria das doenças contagiosas deixa de ser transmitida depois de poucos dias de tratamento. Na AIDS isso é quase verdade. Quem está com carga viral zero, especialmente se estiver usando a medicação corretamente, tem uma chance muito menor de transmitir do que quem não se trata. A questão é: dá para confiar? Hoje em dia a melhor resposta é não. Pode ser até que isso mude daqui a uns anos, mas até o presente desconheço qualquer estudo que tenha comprovado que pessoas nessa situação sejam incapazes de transmitir o HIV.

Mesmo uma relação sexual entre duas pessoas portadoras do HIV precisa ser feita com camisinha. Vamos supor que uma pessoa tenha um vírus resistente ao medicamento A, e a outra pessoa tenha um vírus resistente ao medicamento B. Se as duas não usarem preservativo, ambas podem acabar com o HIV resistente tanto ao medicamento A quanto ao B.

Os homens costumam ter dificuldade para usar camisinha, ainda mais depois de terem usado bebida alcoólica. Provavelmente, a prostituta desistiu da camisinha mais por questões financeiras do que por uma consciência tranquila. Mas não tem jeito, é necessário usar preservativo. Se isso serve de consolo (para os clientes), a camisinha facilita para o homem manter a ereção.

Por outro lado, é praticamente impossível pegar o HIV trabalhando com alguém. Recapitulando, assim não pega:

  • sexo, desde que se use corretamente a camisinha
  • masturbação a dois
  • beijo no rosto ou na boca
  • suor e lágrima
  • picada de inseto
  • aperto de mão ou abraço
  • talheres / copos
  • assento de ônibus
  • piscina, banheiros, pelo ar
  • doação de sangue
  • sabonete / toalha / lençóis

Gostaria de encerrar este artigo sugerindo dois vídeos. O primeiro é uma animação bem-humorada estimulando as pessoas a usar camisinha.

O segundo é o filme O Jardineiro Fiel. Além de ser um ótimo filme, ele inclui uma apresentação de teatro feito por uma comunidade africana explicando como se pega, ou não, a AIDS. Um dos extras do DVD é a versão completa desse teatro.

Divulgue para seus amigos:

Leia também: