Conheça os benefícios do aleitamento materno para a saúde da mãe

Confesso que cheguei meio desavisado à Semana Mundial do Aleitamento Materno. Mas é impossível passar batido por um assunto tão importante, quando se tem companheiros como o Blog do Pediatra em Casa (Começa hoje a Semana Mundial de Aleitamento Materno) ou o Aprendendo a Vida (Senado aprova licença maternidade de seis meses).

Os Cadernos de Saúde Pública de 3 de agosto de 2008 publicaram uma ampla revisão da literatura sobre o assunto, realizada por pesquisadoras do Instituto de Saúde. Acredito que todo o mundo conheça algum benefício do aleitamento materno para a saúde da criança, então hoje trago para vocês os benefícios da amamentação para a saúde da própria mãe.

  • O aleitamento materno protege o útero após o parto. Quando o bebê suga a aréola, o corpo da mãe libera ocitocina, que por sua vez faz o leite descer e o útero se contrair. Isso é importante para encurtar o sangramento que ocorre nas semanas seguintes ao parto, com as vantagens de poder prevenir anemia e, naturalmente, economizar absorventes.
  • Amamentar emagrece. Um estudo brasileiro acompanhou 405 mulheres, e aquelas que estavam amamentando perdiam em média quase meio quilo a mais por mês que as que não estavam amamentando.
  • O câncer de mama está associado ao antecedente pessoal de ter amamentado por pouco tempo, de ter iniciado ao aleitamento numa idade mais avançada, e de ter percebido o próprio leite como insuficiente. Estima-se que o aleitamento materno poderia prevenir até dois terços dos casos de câncer de mama, se todas as mulheres o praticassem.
  • A falta de amamentação também está associada ao câncer do endométrio. O endométrio é a parte interna do útero, aquela que solta todo mês causando a menstruação. O câncer de endométrio praticamente sempre acontece em mulheres após a menopausa, e se manifesta por um sangramento semelhante ao da menstruação. O aleitamento materno está associado a uma chance 73% menor de câncer de endométrio.

Aparentemente a maior preocupação das mulheres com relação ao aleitamento materno é a flacidez das mamas. Não encontrei qualquer estudo sobre essa questão, mas a impressão dos ginecologistas mais antigos é que as mamas (seios) caem mesmo, dando de mamar ou não.

A falta de aleitamento materno é uma das 10 maiores causas de anos de vida perdidos (ajustados por incapacidade) no Brasil. Não deixe de conferir as outras!

4 pensou em “Conheça os benefícios do aleitamento materno para a saúde da mãe

  1. Pingback: Tweets that mention Conheça os benefícios do aleitamento materno para a saúde da mãe | Doutor Leonardo -- Topsy.com

  2. Ministério da Saúde

    Olá, blogueiro!

    Você pode ajudar o Brasil a continuar livre da poliomielite! Ajude a divulgar informações aos papais e mamães, para que eles não se esqueçam de levar seus filhos menores de cinco anos para tomar a segunda dose contra a paralisia infantil, no próximo dia 14. Essa simples atitude faz com que as crianças do nosso país estejam protegidas de uma grave doença.

    Caso tenha interesse em ajudar a divulgar a Campanha Nacional de Vacinação Infantil, e para obter mais informações ou materiais da campanha – como o filme e banners -, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado por sua colaboração!
    Ministério da Saúde

    Responder
  3. Pingback: Por que os homens morrem mais cedo? | Doutor Leonardo

  4. Pingback: Por que os homens morrem mais cedo? » Espaço Homem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *