Diane 35 não é anticoncepcional

Muita gente não sabe, mas (ao menos no Brasil) a combinação de etinilestradiol 0,035mg e acetato de ciproterona 2 mg não é registrada como anticoncepcional. Basta ler as indicações na bula do Diane 35:

Para o tratamento de distúrbios andrógeno-dependentes na mulher, tais como a acne, principalmente nas formas pronunciadas e naquelas acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos (acne papulopustulosa, acne nodulocística); alopecia androgênica; casos leves de hirsutismo; síndrome de ovários policísticos (SOP).

(Leia também: Como acabar com as espinhas.)

A maioria dos anticoncepcionais (também chamados de contraceptivos) são combinações de etinilestradiol (um estrógeno) e uma progestina, como o levonorgestrel, o desogestrel, o gestodeno ou a drospirenona. Essas combinações foram avaliadas em estudos clínicos com milhares de mulheres para verificar sua eficácia no planejamento familiar.

O acetato de ciproterona também é uma progestina, mas sua combinação com o etinilestradiol não foi testada como anticoncepcional. Há pouco tempo conferi se havia um novo estudo clínico nesse sentido, mas só encontrei um estudo preliminar, com poucas dezenas de mulheres. Esse estudo mostrou que a combinação de etinilestradiol e ciproterona é capaz de inibir a ovulação, da mesma forma que as combinações comprovadamente contraceptivas.

A experiência clínica das últimas décadas mostra que o Diane 35 e seus similares são anticoncepcionais eficazes, mas pela falta de estudos clínicos não dá para ter certeza. Na minha opinião, a combinação de ciproterona e etinilestradiol poderia ser usada por mulheres com a síndrome dos ovários policísticos (que diminui por si só a fertilidade) ou por mulheres nas quais uma gravidez eventual não acarretaria risco à vida ou outra consequência grave. (Leia também: Como saber se você está grávida).

Além disso, cerca de 95% das gravidezes em mulheres que usam anticoncepcionais combinados orais são causadas por falha no uso, e não por falta de eficácia da pílula. Dessa forma, mesmo se por acaso a combinação de ciproterona e etinilestradiol não for tão eficaz quanto outras combinações, faz sentido que na prática a efetividade seja muito parecida.

Mas isso é só a minha opinião. Se você está usando uma combinação de ciproterona e etinilestradiol como contraceptivo, mas precisa de uma certeza, essa pode ser uma boa hora para marcar uma consulta com seu médico.

76 ideias sobre “Diane 35 não é anticoncepcional

  1. Ricardo

    Doutor minha namorada toma anticoncepcional a cerca de 2 anos afim de regular sua mestruaçao, ela interrompeu sua mestruaçao durante 2 semanas atravez do anticoncepcional, essa semana ela parou de tomar, so q a mestruaçao esta atrasada a 3 dias, isso pode ter prejudicado a saude dela de alguma forma?, e possivel ela estar gravida?

    Responder
  2. Pingback: Como saber se você está grávida | Doutor Leonardo

  3. Naiane

    Doutor , na verdade a minha dúvida é sobre a pílula do dia seguinte e o uso de anticocepcionais, se a pessoa tiver usando o anticocepcional pela primeira vez, após 5 comprimidos tomados ele já tem a mesma eficácia que quando tomada a segunda cartela em diante? ou em caso de ejaculação sem preservativo é melhor complementar com a pílula do dia seguinte?

    Responder
  4. Carla

    Olá gostaria de saber se eu posso confiar em Diane 35 como um contraceptivo. Pois estou tomando para tratamento de ovario policistico e queria saber se tendo os ovarios policisticos e tomando diane 35 corro o risco de engravidar.

    Responder
  5. eliane

    ola ! estou tomando diane 35 corre risco de eu engravidar? eu queria muito engravidar mais tem 5 meses que eu perdi um bebe de 5 meses e meio e ifz coletagem para piorar meu sonho de ser mãe to com cistos no ovário mais meu marido quer ser pai o que faço me ajuda por favor…

    Responder
  6. Rayane

    Boa Noite, eu queria tirar uma dúvida sem ter que ir a um ginecologista me consultar. Nunca tomei anticoncepcional e queria começar a tomar agora para me previnir sem o uso do preservativo, para acabar com algumas espinhas que começaram a aparecer e também pq tenho colicas mentruais muito fortes. Uma amiga me indicou o Diane 35 e disse que é muito bom, limpou a pele dela e amenizou as cólicas, mas andei pesquisando e li alguns artigos dizendo que esse remédio causou coágolos nos seios de algumas mulheres, dores, náuseas e até tumores, e tbm li outros onde muitas pessoas falam bem do remédio. Como doutor vc já viu algum caso de mulheres que tenham tido esse tipo de problemas com o Diane 35?? E é possível que anticoncepcionais amenizem dores de cólicas menstruais?

    Responder
      1. vania

        nao formulei a pergunta direito. Como pra quem sofre com enxaquecas o uso de anticoncepcional combinado(caso do Diane 35) nao é recomendado, tenho duvida, apesar da minha gineco ter sugerido o anel pois tenho muuuita dores de cabeça, que este tambem possa nao ser sugerido…. so queria uma segunda opinião.

        Responder
  7. ROSIANE SOUSA

    EU ESTOU USANDO DIANE 35 A UM MES,POR QUE TENHO POLICISTO NO OVARIO MAIS JA TERMINOU A CATELA E MINHA MESTRUAÇAO NAO DECEU TEVO CONTINUAR TORNANDO A OUTRA CATELA E SI MINHA MESTRUAÇAO DESCER CONTINUO TORNANDO NORMALMENTE.OU NAO,ESTOU CONFUSAR.

    Responder
  8. rejane

    Estranho, eu o tomo há mais de 18 anos e nunca engravidei…… é claro que ele é anticoncepcional….. senão eu ja teria uma dúzia de filhos, rsrsrsr

    Responder
  9. rosiane

    estou tormando o diane 35 poque tenho policisto no ovario sera que realmente este comprimido pode desfazer os policisto.porque quero muito engravidar .

    Responder
  10. Patricia

    Olá Doutor!!!!!Gostaria de uma informação queria tomar o anticoncepcional pra diminuir cravos e espinhas no meu rosto e fiz uma pesquisas em vários sites alguns falam que o melho é o selene e o diane 35´para a resolução do supra referido .E agora como doutor você recomendaria qual????Ficaria muito grata pela resposta.Espero atenciosamente.

    Responder
  11. luciara santoss

    bom dia!! eu tomo o diane 35 a 2 anos isso faz mal…me disseram que tomar por muito tempo faz mal…gostaria de saber se e verdade…obrigada

    Responder
  12. Andressa Sousa

    Acho que ler a bula do medicamento antes de publicar algo seria bom. Na própria bula diz:

    Como Usar (Posologia)

    Diane 35 deve ser tomado regularmente, a fim de alcançar a eficácia terapêutica e o “efeito contraceptivo”.

    Acho que “efeito contraceptivo” já diz tudo, não é?

    Responder
    1. Ana

      Vcs não entenderam o que o post quis dizer.
      O diane é um medicamento para OUTRAS funções, o efeito SECUNDÁRIO e ADVERSO dele, é a contracepção!! Vão aprender a interpretar e estudar mais, antes de ficar insinuando que o testo está errado! Aff
      O que o dr está querendo dizer, é que se for para usar um método contraceptivo, para procurar outras opções menos agressivas, a não ser que vcs tenham DHT, e SOAP, e utilizar o Diane em ultimo dos casos pq ele faz mal!

      Responder
  13. Gabriela

    Olá, doutor Leonardo.
    Estou morando fora do Brasil e encontrei seu artigo ao fazer uma busca por um anticoncepcional de mesma composição ao que uso, o Diclin (etinilestradiol e acetato de ciproterona, 0,35mg/2mg). Há 3 anos uso o Diclin, meu primeiro e único anticoncepcional, receitado por meu ginecologista, um médico muito conhecido e recomendado no Rio de Janeiro (onde morava). Me assustei muito com o que você escreveu e pergunto se você sugere que eu mude de contraceptivo. Sou solteira e por tanto faço uso de camisinha em relações sexuais eventuais, mas te pergunto se seria melhor mudar de pílula para garantir a eficácia em relações sexuais sem o uso da camisinha.

    Esclareço que não tenho nenhum problema de saúde ou alergia, e que a recomendação do meu médico foi o Diclin pois eu apresentava acne, situação que está controlada, mas nas seguintes consultas ele me sugeriu continuar com esta pílula já que eu me adaptei facilmente a ela.

    Qual a sua opinião?

    Responder
  14. Taynara Cristina da Silva Rodrigues

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber se tomando anticoncepcional Niki tira cisto de ovulação, porque descobri um cisto do lado esquerdo do ovário e a medica me passo esse remédio, só que não bula não fala que tira cisto.

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Normalmente o que se chama de cisto de ovulação é algo normal, a respeito do que a pessoa não precisa fazer coisa alguma. Por outro lado, algumas pessoas têm um problema de saúde chamado “ovário policístico”, que as impede de ovular e deixa seus ovários cheios de pequenos cistos.
      Parabéns por ter lido a bula do Niki (drospirenona + etinilestradiol)! Realmente, a bula não fala em cistos ovarianos. No entanto, atualmente eu prefiro não comentar neste blog sobre prescrição médica, porque fica difícil para as pessoas interpretarem se aquilo se aplica a seu próprio caso.
      Sugiro a você que leve a bula do contraceptivo à sua próxima consulta com a sua médica, ou então que você discuta o assunto com outro médico que lhe esteja atendendo.

      Responder
  15. Pingback: Anticoncepcionais modernos têm maior risco de trombose | Doutor Leonardo

  16. edivania

    gostaria de saber qual melhor anti,concepcional pra ovário poli cistisco…pq estou tomando o diclin ,mais passo muito mal,tenho 29 anos e mais me tira paz,e ter tanta acne..grata

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Se você não está conseguindo lidar com efeitos colaterais do medicamento usando apenas as informações da bula, é necessário consultar um profissional de saúde. Em princípio, você deve consultar um médico, de preferência o mesmo que lhe prescreveu o medicamento. Outra opção é consultar o farmacêutico (não balconista de farmácia).

      Responder
  17. Núbia Santos

    Olá! Obrigada por compartilhar seu conhecimento a respeito do medicamento. Descobri que estou com SOP iniciei ontem o uso do medicamento, hoje pela manhã senti náuseas. Dr. o Sr. por acaso sabe o tempo médio em que o emprego do Diane no tratamento do SOP resulta em melhora? Muito obrigada

    Responder
  18. Ana

    Olá dr Leonardo! Para quem tem problemas de calvice causada pela DHT, o indicado é usar a ciproterona ou drosperinona, qual dos dois o dr acha que seria melhor, tomei a ciproterona, mas li que pode causar câncer no figado e realmente eu tive problemas relacionados.
    A espironolactona baixa a pressão e a minha já é baixa. O Diane corta a TT e com isso deixa a pessoa depressiva e sem libido… enfim não sei em que caminho seguir….
    Preciso de uma luz!!!

    Responder
    1. Maria

      Dr. Uso pílulas a mais de 10 anos por orientação médica. E nesses 10 anos a que mais gostei foi previane. Tem 6 meses que parei, e meu rosto entupio de acne. Agora tô usando o diane 35. É verdade que os efeitos colaterais do diane são praticamente iguais aos das outras pílulas, ou seja, o risco de trombose e embolia pode ocorrer com qualquer pilula?

      Responder
  19. Gabrielle

    Olá, eu tomava o Diane 35, mas por esquecimento de alguns dias, me médico optou pela injeção Missigyna e não estou gostando só por ter começado a ter espinhas no meu rosto, posso voltar a tomar Diane ? No mesmo dia em que tomaria a injeção ou qualquer dia ?

    Responder
  20. Andrea Santos

    Boa tarde, eu tenho cistô meu ginecologista receitou me acetato de ciproterona + etinilestradiol. porém eu tive uma meia prima que teve câncer de mama e na bula do remédio diz que qum tem uma ligação direta com alguém que teve câncer de mama é desaconcelhavel o uso do medicamento. Agora eu estou em dúvida quanto ao uso do medicamento.

    Responder
  21. May

    Ola Dr. Tomo o norestin pois nao deu certo com o etinilestradiol. E notei hirsutismo, gostaria de saber se posso tomar o cetoteron somente ele como anticoncepcional, pois ele e uma progestina. Agradeço

    Responder
  22. Viviane

    Bom dia Dotor Leonardo eu coloquei Diu de cobre à 1ano e 8 meses e está saindo muita espinha no queixo ,no começo quando coloquei achei que eriam regurarizar com o tempo mas ainda não à faço ultrassom cada 6 meses não tenho ovário polícito . Posso tomar Diane 35 ?por que me encomenda muito as espinhas no queixo desde já agradeço .

    Responder
  23. roseane

    Ola doutor… qero muito engravidar, tentei por 3 anos e nada sempre desde mocinha minha menstruação foi irregular descobri qe tenho hipotireoidismo romo puran 150mg a anos e faco exames rotineiros esta estável,por nao conseguir engravidar fui ao medico e ele me pediu uma ultra som. Descobri que tenho ovarios policísticos e uma anomalia uterina “utero bicorno” qe me impede de ter filhos o que devo fazer estou sem chao…. me recomendou tomar diane35 e sobre a anomamila o qe devo fazer???

    Responder
  24. Assis

    Que feio Dr Leonardo, um formador de opinião dando um deslize destes hein? O que a comunidade do Dignidade médica teria a dizer? Mas vamos lá, partindo além deste parágrafo apresentado na sua postagem e após ler toda a bula de fato o Diane 35 não é indicado para anticoncepção sendo seu uso indicado no tratamento de alterações hormonais. Isto se dá devido aos seus efeitos colaterais uma vez que a ciproterona é conhecido como o anticoncepcional com maior poder trombótico fora outras reações desgradáveis. Porém, na própria bula é indicado que o Diane é um método contraceptivo eficaz e em dois pontos da bula é afirmado que ele serve como um contraceptivo oral – a primeira parte duas linhas após a sua citação – e na segunda informando claramente que “Diane 35 possui as mesmas propriedades dos contraceptivos orais: Quando tomado corretamente (sem esquecimento) a probabilidade de engravidar é muito pequena, portanto o uso de outros contraceptivos orais não é necessária”.

    Por favor doutor, antes de postar no seu blog, favor se inteirar mais a respeito das informações. A medicina – e seus colegas já

    P.S: As fontes de onde tirei estas informações
    http://anticoncepcionais.net.br/wp-content/uploads/2012/11/bula-Anticoncepcional-diane-35.pdf

    http://www.medicinanet.com.br/bula/1881/diane_35.htm

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Felipe, como eu já disse, a combinação de etinilestradiol com ciproterona parece funcionar como contraceptivo, mas não é licenciada para tal. A bula que você indicou diz exatamente isso.

      Com relação ao risco de trombose venosa profunda, recomendo meu artigo “Anticoncepcionais modernos têm maior risco de trombose“. O risco de trombose atribuível à ciproterona é realmente um dos maiores, mas é muito semelhante ao risco atribuível ao desogestrel, que é utilizado como contraceptivo tanto isoladamente quanto em composição com etinilestradiol.

      Responder
  25. Viviane Rocha

    Tomava tamisa 30, fui a farmácia e me deram acetato de ciproterona + etinilestradiol, como genérico to tamisa 30, chegando em casa percebi que não é , mas to tomando faz um dia so,tenho risco de engravidar ?

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Viviane, não tenho como fornecer conselho profissional aplicável a casos individuais aqui no Doutor Leonardo. Quando o anticoncepcional oral não dá garantia, o ideal é acrescentar camisinha, pelo menos até o final da cartela.

      Responder

Deixe uma resposta