Seu aparelho de pressão está calibrado?

Os aparelhos de medir pressão arterial (esfigmomanômetros) estão cada vez mais baratos e fáceis de se usar, e a cada dia vejo mais pessoas com um desses em casa. Muitos aparelhos são desnecessários, por isso recomendo a todo o mundo que converse com seu médico antes de comprar um. Se mesmo assim você tiver um aparelho de pressão em casa, é importante saber que ele precisa ser calibrado. Principalmente se for digital, como veremos a seguir.

Aparelho de pressão digital

© Julo (domínio público)

Dois professores da USP publicaram em 2000 um artigo científico explicando muito bem como saber se o aparelho está calibrado. Recomendo a leitura a todos os profissionais de saúde, mas para a maioria das pessoas o importante é saber quando o aparelho precisa ser verificado.

Os aparelhos de coluna de mercúrio (fotografia) são mais simples nesse sentido. Quando eles não estão sendo usados, a coluna de mercúrio precisa ficar no zero. Desde que essa condição seja atendida, não é necessário conferir se o aparelho está calibrado. Por isso, os aparelhos de coluna de mercúrio são usados para conferir se os outros aparelhos estão calibrados. O problema é que o mercúrio é tóxico (se vazar), de forma que esses aparelhos estão sendo cada vez menos usados.

Outro tipo de aparelho de pressão é o chamado aneroide, com o ponteiro (fotografia). Esse é o tipo mais comum em serviços de saúde, por não conter mercúrio e por ser mais fácil de ser carregado. Não adianta conferir se o ponteiro está no zero quando o aparelho não está sendo usado. De 6 em seis meses, é necessário comparar suas medidas (de 10 em 10 milímetros de mercúrio) com as de um aparelho de coluna de mercúrio, usando um conector em Y. Quase ninguém tem um aparelho de coluna de mercúrio em casa; além disso, se o aparelho estiver descalibrado, será necessário chamar um técnico de qualquer forma.

Chegamos, então, ao aparelho de pressão digital, o preferido da maioria dos pacientes. Ele pode ser muito fácil de se usar, mas geralmente precisa ser calibrado todo mês. Esse intervalo de tempo varia de um modelo para o outro; confira o manual do aparelho. O procedimento para verificar se está calibrado é bem parecido com o do aneroide, mas o conector é um pouco diferente, e é necessário colocar o manguito ao redor de um tubo rígido. Novamente, é necessário chamar um técnico caso o aparelho não esteja calibrado.

Além da calibração do aparelho, existe uma série de cuidados a serem tomados para que a pressão medida realmente seja representativa da pressão arterial da pessoa. Os aparelhos digitais substituem em parte o profissional de saúde, mas alguns cuidados precisam ser tomados pela própria pessoa cuja pressão arterial está sendo medida. Para saber mais, leia o artigo Como medir a pressão arterial.

20 ideias sobre “Seu aparelho de pressão está calibrado?

  1. Carlos Artur dos Santos Silva

    Gostaria de saber o lugar ou empresa que calibra o aparelho de pressão digital aqui em Niterói-RJ ou mesmo se posso enviar para algum lugar para ser calibrado via correio.
    Obrigado pela informação.

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Aqui em Vitória (ES) sei que o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo, um órgão afiliado ao Inmetro, faz esse serviço. Se houver em Niteroi (RJ) um órgão análogo, ele provavelmente também calibrará aparelhos.

      Responder
  2. remulo nunes

    Caro Dr. eu estou revendendo aparelho de pressão digital, eu estou comprando em lojas aqui no brasil. Mas eu estou tendo um problema muito grande.Todo profissional de saude que eu vendo esta reclamando dos aparelho de pressão, eles afirmam que esta dando uma diferença enorme, com os de mercurio ou aqueles manuais de bomba e esteto. Mas nos aparelho de pressão digital diz\ que esta aprovado pela ANVISA e pelo IMETRO, mesmo assim os profissionais estão me devolvendo o aparelho de pressão me causando uma enorme dor de cabeça.Os profissionais de saude estão discondando do IMETRO e da ANVISA, eles afirmam que qualquer diferença por pequena que seja, na area de saude se torna gigantesca. Aguora eu pergunto: 1)Sera que as medidas ensinadas nas escola de enfermagam e na faculdade de medicina são diferente usados no IMETRO e na ANVISA.? 2)O governo não regulamenta estas medidas.? 3)existem uma divergancia entre as medidas ensinadas nas escolas de enfermagem e pelas faculdades com as usadas no Imetro e anvisa? 4) Porque o Ministerio da saude não intervem nestes assuntos.5) Aonde eu posso reclamar, porque isto esta ficando gigantesco, e não esta tendo uma aceitação na area de saude, sendo assim os consumidore destes produtos mesmo os profissionais da area de saude esta tendo uma insegurança muito grande em comprar os aparelhos de pressão arterial digital

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Calibrar um esfigmomanômetro de coluna de mercúrio se resume a conferir se, quando você não está aferindo pressão alguma, o menisco da coluna de mercúrio está efetivamente na linha zero. Calibrar outros tipos de aparelho significa conferir se ele está medindo a mesma coisa que o de coluna de mercúrio. Se o aparelho mede igual, ele está calibrado, se está diferente, não está calibrado. O aparelho pode até ter sido fabricado seguindo normas da Anvisa e do Inmetro, mas se ele não for calibrado periodicamente suas medidas serão inválidas.

      Responder
  3. Rita Caetano

    Por favor preciso de postos que façam calibragem de aparelho de pressão da marca G-TECH, pois levei os 2 aparelhos aqui no Centro do Rio de Janeiro, na Rua: Das Andradas e não ficaram bons, cada um de um marcação diferente…
    Espero um contato, obrigada!

    Responder
  4. Maria Helenice Gonçalves

    Bom dia!!!
    Gostaria de saber o lugar ou empresa que calibra o aparelho de pressão digital da marca BEURER no Rio de Janeiro.
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada

    Responder
  5. Maria Helenice Gonçalves

    Bom dia!!!
    Gostaria de saber onde posso fazer a calibragem do aparelho de pressão digital da marca BEURER no Rio de Janeiro.
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada

    Responder
    1. Joas

      para realizar as calibrações de seus equipamentos e necessario uma empresa especializada nesse tipo de serviço..
      A Labelt calibrações realiza todos os tipos de calibração , e diversas grandezas pressão , massa , fisico-quimico – temperatura e etc

      whatsapp 11 95420-3416

      Responder
  6. Pingback: Por que os aparelhos de pressão digitais não são confiáveis? | Doutor Leonardo

  7. Janice ramos santos

    Achei muito interessante e util esta pagina, vai nos orientando a usar e buscar informaçoes de nossos aparelhos

    Responder
  8. Priscila

    Caro Doutor,

    Sou estudante de enfermagem em Vitória/ES e estou buscando um aparelho profissional com bom desempenho, mas a questão em si é que ainda não sei qual marca devo adquirir, o doutor pode me indicar algum?

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Priscila, é difícil encontrar informações sobre a acurácia e a precisão de equipamentos e dispositivos de saúde além do que os próprios fabricantes divulgam. De qualquer forma, o tipo ideal para você é o aneroide, e desde que você o mantenha calibrado pode confiar nele.

      Responder
  9. ANTONIO CARLOS BRAZ

    DR,FONTENELLE ,BOM DIA !!!
    VEJO INÚMERAS PESSOAS LHE SOLICITANDO INFORMAR ONDE CALIBRAR APARELHOS DE PRESSÃO EM EMPRESAS REALMENTE PROFISSIONAIS E NAO DE CURIOSOS ,NÃO TENHO OBSERVADO RESPOSTAS DO SR QUE ABORDA TANTO ESTE ASSUNTO ////// MORO NO RIO DE JANEIRO JACAREPAGUÁ E SOLICITO AO SR ESTA INFORMAÇÃO TAO IMPORTANTE PARA TANTAS PESSOAS /POR FAVOR ,AO MENOS INFORME UM LOCAL DE SUA CONFIANÇA .AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE A SUA RESPOSTA E ATENÇAO

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Antonio, eu conheço um único lugar em Vitória (ES), e não tenho como conhecer quem faz esse serviço em todo o Brasil.

      Além disso, peço a gentileza de no futuro não escrever em maiúsculas, senão fica parecendo que você está gritando comigo.

      Responder
      1. Valdir

        Somos uma empresa especializada em calibração e manutenção de equipamentos médicos entre eles o esfigmomanômetros (aparelhos de pressão) aneróide ou digital com emissão de certificado RBC rastreável pelo Inmetro. Os posts aqui esclarecidos pelo do Dr. Leonardo estão em conformidade com a Portaria Inmetro nº 153/200511 que determina que aparelhos de pressão com valores modulares de medições maiores ou iguais a 3 mmHg, em relação ao Padrão, não estão aptos ao uso. Portanto deve-se calibrar estes instrumentos ao menos 1 vez por ano. Por entender a necessidade de resguardar a saúde do cidadão, garantindo medições fidedignas, o Inmetro aprovou, através da Portaria Inmetro n.º 24, de 22 de fevereiro de 1996, o Regulamento Técnico Metrológico que estabelece as condições a que devem satisfazer os esfigmomanômetros mecânicos do tipo aneróide, destinados a medir a pressão arterial, um dos sinais vitais do ser humano.
        http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/esfigmo2.asp
        Qualquer dúvida estamos à disposição. Fasmed Medical Solutions http://www.fasmed.com.br (11) 7808-0619

        Responder
  10. moura

    Os esfigmomanômetros com aneróide não precisam de calibração semestral.
    A própria já diz isto. Sabemos quando o manômetro está calibrado quando o ponteiro está na faixa do “zero”, e é a coisa mais simples do mundo calibrar um manômetro descalibrado.
    Observe onde vai a mangueira que vem do manguito, na parte rosqueável tem um “chanfrado” para colocar uma chave de boca, e no sentido horário ou anti-horário dependendo da posição do ponteiro é que você regula o manômetro.
    O manômetro estando regulado, o aparelho está ok!!

    Responder

Deixe uma resposta