Haiti também terá agente comunitário de saúde

O Ministério da Saúde do Brasil ajudará o governo haitiano na formação de profissionais de saúde, como parte da ajuda internacional para a reestruturação o país após os terremotos de janeiro deste ano. Uma equipe formada por 20 brasileiros, 7 cubanos e 7 haitianos começou nesta segunda-feira um curso que deverá formar milhares de profissionais de nível médio, inclusive agentes comunitários de saúde.

Um homem sai de um restaurante após procurar por seus pertences.

© PNUD (CC-BY-NC-SA)

A ideia deste curso veio do próprio governo haitiano, após uma visita do Ministério da Saúde brasileiro e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) ao país em junho para conhecer a realidade do sistema de saúde após o terremoto. O planejamento foi realizado pela própria equipe de brasileiros, cubanos e haitianos, no fim de uma oficina realizada dias 4 a 10 de outubro em Fortaleza (CE). Nos primeiros cinco dias da oficina os participantes conheceram o Sistema Único de Saúde, com ênfase na estratégia Saúde da Família e no controle social, ou seja, nos mecanismos existentes para que a sociedade controle o funcionamento do SUS.

As duas primeiras turmas somam 60 estudantes, mas a nota da OPAS não informa se serão ACS ou outros profissionais de nível médio. O que sei é que o primeiro assunto do currículo é a prevenção da cólera e o tratamento das pessoas que estão com a doença. De fato, o país atravessa um surto de cólera, provavelmente desencadeado pela destruição da infraestrutura do país pelos terremotos.

Os agentes comunitários de saúde são uma parte fundamental do Sistema Único de Saúde, e fico feliz que o Haiti tenha resolvido seguir esse caminho. Com um pouco de sorte, é possível que o Haiti passe a ter um sistema de saúde ainda melhor do que o que tinha até o ano passado.

5 pensou em “Haiti também terá agente comunitário de saúde

  1. noemia lima

    acho muito importante ,essa iniciativa do brasil.mas na minha opinião eles tem que primeiro arrumar a nossa casa ,da assistencia aqui no brasil,tem lugares tão carentes que não existe acs e ace.
    como :nova iguaçu ,jardim paraiso ,vila são michel e adjacencias, muitos idosos e crianças carentes precisando de orientações e prevenções,eles nem sabem o que é agente comunitario de saúde.

    Responder
  2. maria Aparecida

    minha menstruação esta atrasada desde o dia 03/01/2013 a minha ultima menstruação foi 03/12/2012, fiz o teste duas vezes e deu negativo, minha ginecologista me indicou a pilula do dia seguinte pozato, posso tomar com tranquilidade? estou na duvida, desde já agradeço

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *