Saúde da Família é aprovada por 80,7% dos usuários

O IPEA publicou anteontem (dia 9) uma pesquisa sobre a satisfação dos brasileiros com o SUS e com os planos de saúde, e constatou que 80,7% dos brasileiros atendidos pela estratégia Saúde da Família (PSF) avaliam o atendimento como bom ou muito bom.

Gráfico de barras indicando a satisfação dos usuários com os seguintes serviços: postos/centros de saúde; saúde da família; médicos especialistas; urgência e emergência; distribuição de medicamentos.

Fonte: Ipea. Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) 2010

Na estratégia Saúde da Família, cada família tem um agente comunitário de saúde de referência, e cada agente tem um médico de referência. A continuidade da relação entre o paciente e o médico facilita em muito o cuidado adequado de condições a longo prazo, como a necessidade de exames periódicos (os check-ups) ou o controle da pressão arterial. Como o médico da família é o primeiro a ser procurado quando a pessoa precisa, ele conhece melhor o histórico e pode resolver os problemas com mais eficiência.

Coincidência ou não, no dia seguinte (10 de fevereiro) o Bom-Dia Brasil fez uma matéria sobre a medicina de família de comunidade. Em resumo, na medida em que o médico tem menos contato com o paciente, ele pede mais exames complementares, gerando um cuidado mais caro e menos satisfatório. O médico de família e comunidade é especialista em fazer o contrário disso, e por isso é que ele agrega valor — faz mais por menos.

Para os leitores de primeira viagem, deixo aqui algumas sugestões de leitura:

Não é de se admirar que planos de saúde de todo o Brasil estejam experimentando a criação de serviços de Saúde da Família — mas isso é assunto para outro dia.

8 ideias sobre “Saúde da Família é aprovada por 80,7% dos usuários

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  3. José Cláudio

    Drº Leonardo, quero te falar que é um previlégio poder trocar conhecimentos com o Srº.

    SUS, aprovado por 80,7% dos usuários, esta aprovação diante da cituação vivida na midia torna-se talvez mentirosa. Pois sou usuário acho que pago até mais caro que os que tem saúde privada! Acho que vamos poder conversar bastante sobre o tema SUS, quero pode iniciar nossa conversa com um tema vivido em minha cidade e acho que em todas as cidades de nosso imenso, belo e rico país.

    O nosso PSF por exemplo, eu não estou de acordo com o horário e uma folga semanal para médicos, enfermeiros e auxiliar ou técnicos de enfermagem, visto que os PSFs não funcionam sábados e domingos.

    Drº quero entender melhor a legislação do SUS.

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    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Bom dia, José Cláudio! Não entendi muito bem de que folga você está falando, mas algums municípios deixam de exigir as 40 horas semanais, porque os outros municípios vizinhos fazem o mesmo. Sinceramente faria mais sentido pagar melhor, prover condições de trabalho adequadas, e fazer concurso. Mas, como pouca prefeitura faz isso, os médicos preferem trabalhar em outros empregos também, que é para não colocar todos os ovos na mesma cesta.

      Com relação a pagar mais pelo SUS que pelo plano de saúde, saiba que o SUS tem menos de 40 reais por pessoa por mês. Para mais informações, leia os seguintes artigos: Lula defende mais dinheiro para a saúde e Dilma e Serra se comprometem com a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29.

      Sobre a legislação do SUS, leia a constituição federal, as leis orgânicas da saúde, e os pactos pela saúde, de 2006.

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  4. José Cláudio

    Drº Leonardo, ja que o PSF é modelo do SUS em todo o Brasil, e a dengue preocupa todo mundo por sua capacidade endemica, é correto os Médicos afirmarem que um paciente está com dengue através de Hemograma visto que existe exame específico a Sorologia?

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    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      José Cláudio, a sorologia só é colhida a partir do 6º dia, quando a doença já está indo embora, e o resultado costuma demorar semanas para sair. Além disso, quem recebe o diagnóstico de dengue não é o hemograma, é a pessoa sendo atendida. O hemograma é um exame complementar, que o médico usa para terminar a avaliação que começou pelas queixas e pelo exame físico (por exemplo, prova do laço) da pessoa.

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