Como tirar cera do ouvido

Todo o mundo tem cera no ouvido. Ela evita infecções, e espanta os insetos. Mesmo assim, muita gente tem o costume de tirar cera do ouvido, com objetos pontiagudos ou cotonete (de qualquer marca). O problema é que, além de aumentar o risco de otites externas, esse costume aumenta as chances da pessoa ter o ouvido entupido.

Se é assim, como é que se deve tirar a cera do ouvido? Simples: não tire. A cera sai sozinha. Basta passar o dedo no ouvido para tirar a cera que já saiu.

Por outro lado, quando a pessoa já está com o ouvido entupido, a cera não sai sozinha: é preciso fazer uma lavagem de ouvido. Muitas pessoas têm dificuldade em conseguir esse procedimento, especialmente no SUS, e por isso daqui a alguns dias eu vou explicar como fazer lavagem de ouvido em casa. Aguardem!

27 ideias sobre “Como tirar cera do ouvido

  1. Fátima B

    Um comentário em particular. Primeiro eu noto que dificilmente meu ouvido eu acho cera em meu ouvido, pergunto ele não tem ou está entupido?

    Responder
  2. Fernando Pinto da Silva Santos

    Caro Dr. Leonardo, estou com muito interesse nas suas informações porque muito recentemente um médico, quando lhe falei emfazer lavagem aos ouvidos disse – me que modernamente esta intervenção já não se fazia porque, tal como o dr. Leonardo referiu, a cera sairia por si..
    A minha grande dúvida neste momento é esta: afinal continuam a fazer -se lavagem aos ouvidos ou é uma intervenção que passou à história? Quais os inconvenientes?
    Cumprimentos,Silva Sasntos

    Responder
  3. Maria de Fatima Gomes

    Já fiz uma lavagem de ouvido justamente por esse motivo,todo dia limpava o ouvido com cotonete e quase fico surda.Muito importante essa informação.Obrigada!

    Responder
  4. Maria Silva Moreira

    legal eu mesma tive problema aqui em casa com o meu filho mais novo ele teve otite dai houve um dia que o ouvido dele foi preciso ser lavado no posto de saude aqui perto. mais seria legal se eu soubesse fazer esse procedimento em casa.

    Responder
  5. Inga Meyer

    Porque se acha que todo mundo corre o risco de ter o ouvido entupido por excesso de cera. E como é vou saber se meu ouvido está entupido de cera ???

    Responder
  6. Olga

    Todos os dias limpo os ouvidos com cotonete. Se eu não fizer isso acontece um plurido e a solução é limpar (secar) o ouvido, porém não introduzo, apenas faço um movimento circular.
    Mesmo assim é prejudicial?

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Se você girar no ar, não tem problema algum. Mas limpar o ouvido com cotonete, mesmo que seja só na beirada do canal auditivo, está associado a maiores chances de complicação.

      A coceira é resultado do hábito de usar o cotonete. Ficar sem cotonete alguns dias costuma acabar de vez com o prurido.

      Responder
  7. Zenivaldo Peixoto

    -BOA TARDE.
    -QUANDO CRIANÇA FIZ NA FARMÁCIA (ANTES EXISTIAM FARMÁCIAS) A LAVAGEM DO OUVIDO. LEMBRO QUE ERA MUUUITO BOM. GOSTARIA DE TER COMO FAZE-LA SIM.

    -Muito Obrigado pelo seus comentário Doutor Leonardo.

    Responder
  8. Pingback: Como fazer lavagem de ouvido em casa | Doutor Leonardo

  9. Antonio Augusto Fontenelle Mayrinck

    Tenho zumbido no ouvido direito,e muita cera que entope e fico sem ouvir, sempre faço limpeza com o Medico,alguns não gostam de fazer o procedimento,como faço para lavar em casa?

    Responder
  10. Álvaro Ferreira dos santos

    E muito importante para as pessoas q não tem dinheiro.p pagar a um médico parabéns por esta gratidão deste médico o mundo precisa de gente assim

    Responder

Deixe uma resposta