Como fazer lavagem de ouvido em casa

É muito comum ter ouvido entupido por cera, principalmente se a pessoa usar cotonete. Quase sempre nós médicos recomendamos que se faça uma lavagem de ouvido para desentupi-lo, mas muitos médicos não sabem realizar o procedimento, ou então simplesmente sua agenda é lotada demais. A boa notícia é que dá para fazer a lavagem de ouvido em casa, seguindo as orientações abaixo.

Aspirador nasal.

O procedimento é bem simples. Tudo de que a pessoa precisa é água morna (na temperatura da pele) e um aspirador nasal, aquela “bombinha” de tirar meleca do nariz de bebê.

Antes de realizar a lavagem de ouvido, é necessário amolecer a cera. Existem vários produtos para esse fim, que podem ser comprados na mesma farmácia em que o aspirador nasal. Caso você opte por um produto comercial, siga as instruções do fabricante. Mas, com eu já disse, basta ter água morna e um aspirador nasal.

Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a). Depois dos quinze minutos é só deixar a água escorrer.

A lavagem de ouvido propriamente dita é simples: basta aspirar a água morna com o aspirador nasal e jogar dentro do ouvido. Como é a própria pessoa quem está fazendo o jato, se houver algum incômodo ela acaba diminuindo a pressão do jato d’água. Mesmo assim, recomenda-se não apertar com muita força, e nem empurrar a ponta muito para dentro. A pessoa pode repetir o procedimento quantas vezes quiser.

No Brasil, os serviços de saúde costumam fazer lavagem de ouvido com soro fisiológico, em vez de água. Você pode usar qualquer um dos dois. Preferi citar o uso da água porque é bem mais fácil de conseguir, e porque os estudos científicos (leia abaixo) usaram água de torneira mesmo, como é costume nos serviços de saúde da Inglaterra e outros países.

Das pessoas que fazem lavagem de ouvido em casa, 51% têm o seu problema resolvido. As outras precisam procurar um serviço de saúde para a lavagem de ouvido. O fim da coceira e da sensação de ouvido entupido e a melhoria da audição são bons indicadores de que a rolha de cerume foi removida.

Naturalmente, só dá para a pessoa saber que melhorou se antes ela já estava sentindo algo por causa da cera. (Atualização: isso vale para adultos; não se sabe a partir de que idade o relato dos sintomas é confiável.) Além disso, a pessoa ainda precisa consultar um profissional para saber se está efetivamente com o ouvido entupido, e se é realmente seguro fazer uma lavagem de ouvido.

Em geral, a lavagem de ouvido não deve ser realizada se a pessoa estiver com uma infecção no ouvido ou se tiver uma história de cirurgia do ouvido ou de perfuração do tímpano. Mas, como tudo o que escrevo neste blog, isso é uma recomendação genérica: para recomendações específicas para você ou outra pessoa, é necessário agendar uma consulta.

Referências:

Divulgue para seus amigos:

Leia também: