Lavagem de ouvido causa labirintite?

Um leitor me escreveu dizendo que tinha cera no ouvido, e perguntando como tirar a cera do ouvido sem fazer lavagem, pois tinha ficado sabendo que lavagem de ouvido poderia causar “labirintite”.

A palavra labirintite costuma ser usada com vários significados…

A lavagem de ouvido pode causar vertigem, ou seja, uma sensação de tontura em que as coisas parecem estar girando. A vertigem é um sintoma, e não uma doença; vários problemas de saúde (como a labirintite) podem causar vertigem. A vertigem causada pela lavagem de ouvido é temporária, ou seja, passa logo em seguida.

A lavagem de ouvido causa vertigem se a água que entrar no ouvido estiver numa temperatura muito diferente da temperatura do corpo. Por isso é que, no artigo sobre como fazer lavagem de ouvido em casa, eu explico que a água deve ser morna.

O ouvido é composto por ouvido externo (pavilhão auditivo e conduto auditivo), ouvido médio (com o tímpano e os ossículos) e ouvido interno (canais semicirculares e cóclea)

Fonte: Wikipédia. Licença: CC BY-SA 3.0

Para quem gosta de detalhes, o ouvido interno tem uma parte responsável pela audição (a cóclea) e outra responsável pelo equilíbrio, chamada labirinto. O labirinto tem canais que contêm um líquido; o deslocamento desse líquido dentro dos canais faz o corpo entender que a cabeça está girando. Se água muito quente ou muito fria entra no conduto auditivo (onde se forma a cera), a temperatura da água interfere na temperatura do líquido nos canais, fazendo esse líquido se movimentar. O corpo entende que a cabeça está girando, mas a visão do ambiente diz o contrário. Esse conflito entre as duas informações é que causa essa sensação desagradável, que é a vertigem.

Existem outras formas de retirar a cera do ouvido, como a remoção mecânica e a aspiração. Não comentei antes porque essas opções (assim como um tipo de lavagem de ouvido) não podem ser realizadas pela própria pessoa; elas precisam de um profissional. É o mesmo motivo para eu ter comentado sobre a segurança do paracetamol e do ibuprofeno, e sobre a eficácia da condroitina e da glicosamina: são medicamentos que podem ser comprados sem receita médica.

Não custa lembrar que lavagem de ouvido e outras opções só devem ser utilizadas quando a cera chegar a entupir o ouvido. No dia a dia, se a pessoa não estiver sentido nada, é melhor deixar a cera sair sozinha.

17 ideias sobre “Lavagem de ouvido causa labirintite?

  1. Judson Marins

    Dr. Leonardo,
    Estou com um pouco de dificuldade para ouvir, principalmente no ouvido direito, onde fica mais tempo pousado sobre o travesseiro durante a noite. Resido em Belo Horizonte. Gostaria de saber se o Senhor atende aqui na capital e o endereço. (dados apagados para proteger sua privacidade)

    Responder
  2. maria de fatima

    ola Doutor. já tive varias vezes infecção no ouvido. da ultima me ficou um junbido horrivel dia e noite. tem como acabar com isso? a medica que me consultou não conseguiu. será que isso será pra sempre? agradeço se puder me ajudar. um abraço

    Responder
  3. angelo frutuoso de campos

    boa tarde eu estava com ovido muito entupido sentindo zuado no ovido surdes e avista enbacada . pois bem fis a lavagem melhorou a surdes e o zuado e notei que avista melhorou tam bem pos a pergunta e esiste ligaçao com o vido e so uma impressao minha

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Isabel, se você já leu o artigo onde você deixou esse comentário, já sabe a resposta para a tontura e o que fazer a respeito. Com relação ao ouvido estar tampado, quando a cera está quase entupindo o ouvido completamente ela pode atrapalhar a água de sair. Quando a pessoa continua a fazer a lavagem de ouvido, a tendência é sair tudo. De qualquer forma, reforço as ressalvas que fiz em meu artigo sobre como fazer lavagem de ouvido em casa: a lavagem de ouvido em casa nem sempre funciona, e antes de tentá-la é necessário que um médico diga se a lavagem de ouvido é mesmo indicada.

      Responder
      1. Estefane

        Dr. leonardo minha prima jogou agua no meu ouvido e de noite ele xomeca a doer minha mae ja botou remedio mas nao adiantou em nada

        Responder
  4. Jéssica

    Doutor fiz lavagem no ouvido no consultório, após senti uma leve quando sair de vertigem, estou com fungos no ouvido e há oito dias venho tratando com uso de remédio. quando cheguei em casa coloquei o remédio, fungirox e doeu muito, uma dor insuportável, coisa que antes não doía havia apenas uma leve ardência. O que pode ter causado essa dor?

    Responder
    1. jelmy

      Olá doutor leonardo. Me fale as vezes sinto sensação de escutar som de. VentO dentro do ouvido só passa quando bebo água. Ou martigo alguma coisa . Será oque e?

      Responder
  5. Acácio Florentino

    Eu e minha família ficamos com hiperacusia após a limpeza com água quente, realizada por um “profissional” que demonstra ser frustrado com a vida. Não recomendo que façam esse tipo de limpeza (o realizado com ampola)! Até hoje, após MESES, continuo com alta sensibilidade à audição. Um latido chega a causar dor no meu ouvido, e tenho medo de que isso seja um dano PERMANENTE!!! Aquele médico tem que se processado! E esse mesmo médico me encaminhou para colonoscopia, sendo que eu sequer precisava disso! É extremamente provável que visou me prejudicar por pirraça!

    Responder

Deixe uma resposta