Como engolir cápsulas com mais facilidade

Semana passada eu divulguei uma técnica para engolir comprimidos com mais facilidade. Só que aquela técnica não funciona para cápsulas, que são mais leves do que a água. Por isso, o artigo publicado pelos Annals of Family Medicine também avaliou outra técnica, para as pessoas engolirem cápsulas com mais facilidade.

Cápsulas

Cápsulas“, por user:Würfel. Licenciada sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

  1. Coloque a cápsula em sua língua.
  2. Tome um gole médio de água, mas não engula ainda.
  3. Incline sua cabeça para frente, aproximando um pouco o queixo do peito.
  4. Engula a cápsula e a água ainda com a cabeça inclinada para frente.

O jornal publicou um folheto para pacientes, que além das instruções (em inglês) traz uma imagem ilustrando o procedimento.

Ao contrário da técnica da garrafinha (para comprimidos), esta técnica de inclinar a cabeça para frente não traz nenhum risco para as pessoas com disfagia (dificuldade anormal de engolir). O único problema é que, como foi relatado numa pesquisa anterior, as pessoas têm dificuldade em acreditar que funciona.

Assim como a técnica para engolir comprimidos, a técnica para engolir cápsulas aumentou a probabilidade da pessoa conseguir engolir na primeira tentativa, e diminuiu a probabilidade da pessoa reclamar de sensação desagradável na garganta ou de ter ficado entalada. Só que, no caso da técnica da cápsula, o resultado foi ainda melhor: a grande maioria (88,6%) das pessoas que experimentaram a técnica disseram que ela os tinha ajudado significativamente.

Como eu mencionei no artigo anterior, 85,6% dos participantes relataram que iriam adotar essas técnicas dali em diante. Ou seja, tudo indica que elas realmente funcionam. Eu gostaria de registrar meus parabéns aos pesquisadores, que são farmacêuticos da Universidade de Heidelberg (Alemanha). Seria bom podermos contar sempre com pesquisas sobre a melhor forma de fazermos tudo aquilo que fazemos com frequência!

21 ideias sobre “Como engolir cápsulas com mais facilidade

  1. Aguinaldo

    Bom dia desculpe este assunto ser diferente. eu gostaria de sua opinião sobre uma meteria que li de um medico que disse que o sus aprova o tratamento de paracetamol no tratamento da dengue mas segundo ele não ha nenhum estudo sobre a eficacia deste tratamento e o paracetamol combinado com a dengue pode ser de alto risco para o figado podendo ate levar a morte.

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Aguinaldo, no fim das contas o uso de paracetamol para dengue é algo que a pessoa com dengue vai ter que discutir com o médico que a atende. Mas, em linhas gerais, eu não temos motivos para temer o paracetamol no tratamento da dengue. Se você me apontar a matéria, talvez eu possa escrever um artigo respondendo.

      Responder
      1. Catarina

        Tenho imensa dificuldade em engolir comprimidos grandes, estou sempre a pensar que me vou engasgar e então não consigo , neste momento tomo cápsulas e é mesmo muito mau , porque tenho gastrite crônica e tenho mesmo de tomar e não sei como o fazer

        Responder
  2. Graziele

    Boa noite!
    Quero apenas deixar aqui registrado a minha alegria! Finalmente consegui tomar uma capsula na primeira golada!!! Essa técnica é boa mesmo rsrs
    Muito grata.

    Responder
  3. Laureane

    Olá, eu tenho 9 anos e estou desesperada, eu to quase morrendo de tosse, e eu tenho medo de tiver alguma coisa, eu tenho que tomar um Anti Grip, mas eu não consigo, quando eu for pra botar a cápsula eu choro :(. Mas agr, vou tentar fazer essa nova técnica ^-^

    Responder
  4. Leticia Ramos

    aah to mt feliz tenho q tomar um remedio todos os dias pela manha antes do cafe e nao estava conseguindo engolir a capsula e tentei duas vezes esse tecnica e na segunda vez deu certo ????

    Responder
    1. Catarina

      Eu já consigo finalmente, basta não pensar muito, e deixar a cápsula ir junto com a água, não é preciso ter medo, o importante é não pensar muito, senão sua mente bloqueia e acha sempre que se vai engasgar…

      Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      Pablo, não sou a melhor pessoa para lhe responder isso, pois sou médico e não farmacêutico. Acredito que os comprimidos e cápsulas são grandes apenas quando precisam ser, já que todo o mundo preferiria comprar um comprimido ou cápsula menor, se tivesse a oportunidade.

      Responder
      1. Elaine

        Olá gostaria De sabe sobre engolir capsola … eu Tomei umas 3 vezes abrindo elas mais agora sei que não pode e vo toma-la corretamente mas gostaria De sabe se devo ir ao medico ou não preciso.?

        Responder
  5. Carolina Anne Halliwell

    Nossa, essa técnica realmente funciona, nem acreditei que foi tão simples! Eu sempre tive problemas para tomar minhas vitaminas, não sabia que existia um método tão eficaz! Muito obrigada por compartilhar este artigo!

    Responder
  6. Priscila Perineti

    Olá Leonardo…eu tenho 24 anos..sofri c um tralma de.tomar.capsula.pq.parece q machucou. Minha. Garganta e.a partir dai não conseguia engolir mais nem.água. descia direito.. E.alimento.solido
    De tanto medo.que.fiquei de engasgar..eu sofro.MT com isso ate passei.com psicólogo p.vê se.ajudava a tirar esse.medo ..Tralma do.comprimido ..tanto como capsula e normal tbm. Mas eu queria.muito sua.ajuda. pode.me passar seu email . ou whatsapp estou desesperada pq tenho que fazer HM tratamento de 3 meses.com.antibiótico. e eu abro.as.capsula e passo.MT.mal.depois de uns minutos fko.empanzinada.não.quero.mais ter.esse.problema. me.ajuda.por.favor já sofro a anos com isso. E.MT.gente.pensa que é frescura mais.não é😖.eu choro MT por não.conseguir engolir normal.minha respiração vai a.mil..e coração pulpita MT forte e .perco.o.controle.de.engolir e.nessa hora.ele.vai com.tudo e.Machuco.a.garganta .

    Responder
  7. Angela Luisa

    Dr Leonardo, graças ao seu ensinamento precioso, estou tendo paz para fazer um tratamento (com 3 cápsulas gigantes e 1 comprimido imenso a cada dose!) contra H. Pylori e gastrite crônica!: Serão 7 dias, duas doses por dia, mas sem o sofrimento de sempre ao engolir cápsulas ou comprimidos gigantes! O método do queixo próximo do peito é absolutamente perfeito! Agradeço muitíssimo, afinal, depois de já ter tido sucesso em 2 dias de tratamento, já sei que dará tudo certo nos próximos 5 dias! E está definitivamwntw eliminada uma velha e terrível angústia!!

    Responder

Deixe uma resposta