Por que os aparelhos de pressão digitais não são confiáveis?

Recentemente um leitor me perguntou o seguinte:

Prezado Dr. Leonardo gostaria de saber porque os profissionais da área de saúde sempre afirmam que os aparelhos digitais não são confiáveis para medições. Será por falta de informações ou algo direcionando procedimentos.
Observei que inclusive a SBC indica alguns fabricantes e modelos, bem como o INMETRO, onde existem testes e aferição, com respectivos selos. Existem os digitais que medem no braço e os de pulso tb, qual seria o mais indicado, caso sejam confiáveis a seu parecer. A nível de precisão qual o mais correto analógico, digital ou ambos. Desde já meus agradecimentos por todo esclarecimento profissional e poder tb repassar estas mesmas informações a todos a minha volta é profissionais da área da saúde.

Os resultados mais válidos são os medidos com aparelhos pressão com coluna de mercúrio, simplesmente porque a coluna de mercúrio também faz pressão. Infelizmente, em caso de acidente esses aparelhos se tornam uma fonte de contaminação por mercúrio, então eles são pouco usados. Os resultados dos aparelhos de pressão aneroides (analógicos de ponteiro) também são válidos, desde que sejam calibrados a cada seis meses ou menos. Essa calibração é feita comparando seu resultado com o de um aparelho de coluna de mercúrio.

Já os aparelhos de pressão digitais têm vários mecanismos de funcionamento, e por isso a validade de suas medidas varia de um modelo para o outro. Os aparelhos de pulso são os que têm mais dificuldade em apresentar resultados válidos. Esses aparelhos precisam primeiro medir a pressão corretamente no pulso, para então fazer um ajuste para o resultado ficar igual ao que apareceria se o aparelho tivesse medido a pressão no braço. Só que a diferença entre as duas pressões varia de uma pessoa para a outra, e a posição do braço também interfere no resultado.

Os aparelhos de pressão digital podem ser usados, desde que tenham selo do Inmetro e sejam calibrados periodicamente. Também é importante que a pessoa siga as instruções sobre como medir sua própria pressão arterial, mesmo ao usar um aparelho analógico. Por fim, eu investiria num aparelho que meça a pressão no braço, mesmo sendo mais trambolhudo do que os aparelhos que medem pressão no pulso.

14 ideias sobre “Por que os aparelhos de pressão digitais não são confiáveis?

  1. JORGE PAIVA

    Gostaria de saber porque os profissionais como os agentes de saúde não podem verificar a pressão , pois seriam bem melhor recebidos nos casas , se levassem um aparelho, tendo em vista que as farmácias também não podem mais atender a população e muitos pessoas moram longe do posto de saúde, sabendo que estes (ACS) jamais iriam indicar algum medicamento mas sim encaminhar a uma unidade se envesse alguma alteração na pressão .

    Responder
  2. Ssebastiao

    Sebastião Sérgio.
    Ótimos comentários, mas tem um erro, quando quebramos uma coluna do aparelho não contamina o ambiente com CHUMBO e sim com mercúrio metálico.

    Responder
  3. Alexandre Cruvinel

    Aparelho de pressão de pulso deve ser utilizado encostando o polegar esquerdo na clavícula direita. É a forma mais fácil do aparelho ficar na altura do coração, o que é essencial para um resultado correto.

    Responder
  4. marcos ferreira de lima

    Eu sou marcos moro em sao lourenço da mata 44 anos casado uso parelho de pressao dogital GTech muito bom o parelho medi bem a pressao batimento cardiaco pulso, tem a memoria para mas de 400 aferiçao confio sim muitas vezes vamos medir a pressao com medicos com medidores deles dar pressao errda falsa pressao descalibrado dar uma falsa pressao o meu medidor e calibrado calibro ele todo ano. vou esperar sua resposta medicos confio no meu aparelho sim mas do quer naqueles de muitos medicos.

    Responder
    1. marcos ferreira de lima

      Eu sou marcos moro em sao lourenço da mata 44 anos casado uso parelho de pressao dogital GTech muito bom o parelho medi bem a pressao batimento cardiaco pulso, tem a memoria para mas de 400 aferiçao confio sim muitas vezes vamos medir a pressao com medicos com medidores deles dar pressao errda falsa pressao descalibrado dar uma falsa pressao o meu medidor e calibrado calibro ele todo ano. vou esperar sua resposta medicos confio no meu aparelho sim mas do quer naqueles de muitos medicos.

      Responder
  5. gilmar

    moro em diamantina minas gerai aqui tem muito mineiro de ferro ouro e diamante a 1.300 de altitude morava em sao paulo
    Gostaria de saber se a esta altitude e uma regiao com muito minerio altera a medida da pressão
    Quanto eu morava em sp era sempre 12 aqui e sempre 13 e 14 obrigado

    Responder
    1. Leonardo Fontenelle Autor do post

      A pressão “zero” dos aparelhos de pressão é a pressão do ar. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é de 760 mmHg, mas isso diminui com a altitude, como você suspeita.

      A cidade de São Paulo está 750 metros acima do mar, resultando numa diferença de pouco mais de 500 metros de ar. Isso se traduz aproximadamente em uma diferença de quase 50 milímetros de mercúrio, ou seja, 5 centímetros de mercúrio, que é a unidade de medida que você está usando para relatar sua pressão arterial. Se o aparelho que você usa estivesse calibrado para o nível do mar, ele estaria por exemplo informando uma pressão de 17 em vez de 12.

      Ainda é importante certificar-se de que o aparelho de pressão esteja calibrado. Mas também é necessário ficar atendo para o fato de que mudanças importantes no nosso dia a dia podem levar a mudanças na nossa pressão arterial, por uma série de mecanismos.

      Responder
  6. marildo

    Boa tarde queria saber sou guarda.vidas esse aparelho de digital de telefone da para medir também à pressão obrigado mas as vezes fica igual do pulsos

    Responder
  7. damasco ferreira da silva

    Quero saber se as pessoa que tem mas de 60 anos as pressão variando entre 12,13,e 14 e normal e quando a gente pode parar de tomar ATENOLOL

    Responder
  8. Pingback: Vantagens e desvantagens de medir a pressão em casa | Doutor Leonardo

Deixe uma resposta