10 dicas para o uso efetivo do filtro solar

O filtro solar deve ser usado todos os dias, sempre que houver exposição ao sol, de forma a prevenir o envelhecimento da pele (rugas, manchas etc.), as queimaduras solares e o câncer de pele. Mas no verão as pessoas se expõem mais tempo ao sol, então essa é a melhor época para frisar quais são os cuidados que a pessoa precisa ter para efetivamente se proteger dos raios ultravioletas.

As duas primeiras dicas são complementares ao filtro solar, mas não deixam de ser importantes.

  • Ficar na sombra. As sombras são uma forma efetiva de bloquear os raios solares, mesmo que a pessoa continue a receber uma dose menor pelo reflexo da areia, asfalto, ou o que quer que esteja ao seu redor. Só não se pode confiar em guarda-sóis de náilon, pois de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia eles filtram apenas 5% dos raios ultravioletas.
  • Evitar o sol ao redor do meio dia. A quantidade de radiação ultravioleta pode ser 4 vezes maior às 13 horas do que às 09 horas.

Quanto ao uso do filtro solares, começo com as sete dicas abaixo:

  • Verificar se o filtro solar é registrado na Anvisa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável pela autorização da comercialização de filtros solares e outros produtos cosméticos, além de medicamentos. O número do registro deve ter começar com “2” e ter 9 ou 13 dígitos. (Leia também o boletim da Anvisa sobre filtros solares.)
  • Escolher um filtro solar com proteção contra UVA e UVB. O primeiro é menos nocivo, mas mais abundante, enquanto com o outro é o contrário. Já os raios ultravioletas tipo C ainda são completamente filtrados pela camada de ozônio.
  • Dar preferência a cremes e loções emulsionadas (sem álcool). Essas apresentações de filtro solar permitem um efeito mais duradouro, assim como um efeito protetor maior. As loções hidroalcoólicas e os géis têm limitações que impedem o uso de substâncias com alto poder de proteção.
  • Ficar atento ao FPS. O fator de proteção solar deve ser de, no mínimo, 15. Por outro lado, fatores muito elevados trazem pouca proteção adicional. Enquanto um filtro solar FPS 25 bloqueia 96% dos raios ultravioleta se bem aplicado, um FPS 50 bloqueia 98%, ou seja, apenas 2% a mais.
  • Aplicar filtro solar no corpo todo. As partes do corpo mais esquecidas são as orelhas, o nariz, o pescoço, os pés e as pernas. Destes, eu gostaria de destacar as orelhas e o nariz, que são muito visíveis e, ao mesmo tempo, dois dos locais mais comuns para o câncer de pele.
  • Reaplicar o filtro solar a cada duas horas. Com a exposição contínua ao sol, os raios ultravioletas podem degradar as substâncias do filtro solar. O número do FPS indica a quantidade de radiação necessária para causar uma queimadura, e não o tempo de exposição.
  • Reaplicar o filtro solar após suar muito ou entrar em contato com a água. Mesmo os protetores resistentes à água perdem parte da eficácia por causa do suor e outros líquidos.

Por fim, a dica que considero mais importante para que os filtros solares funcionem na prática: aplicar filtro solar generosamente. As pessoas costumam aplicar apenas 20% a 60% da dose recomendada de filtro solar, o que naturalmente reduz muito sua efetividade. Existem duas formas para ajudar na dosagem do filtro solar, a regra da colher de chá e a regra da tampinha (que usa uma tampa metálica de garrafa de refrigerante ou cerveja).

  • Face e rosto: um terço de colher de chá, ou meia tampinha.
  • Braços (para cada um): pouco mais de meia colher de chá, ou uma tampinha.
  • Peito, barriga, costas, pernas (cada um): pouco mais de uma colher de chá, ou duas tampinhas.

Essas quantidades são válidas para pessoas adultas, não carecas nem obesas; devem ser ajustadas para outras situações.

Na prática, contudo, é pouco provável que uma pessoa tenha uma colher de chá na “hora H”, e duvido que depois de abrir um refrigerante ou cerveja alguém vá parar para aplicar o filtro solar. Por isso, é melhor usar essas regras para treinar a aplicação quando possível, de forma que a pessoa possa aplicar sozinha quando necessário.

Outra forma de obter efetivamente a proteção do filtro solar é aplicar normalmente (ou seja, pouco) antes de sair ao sol, e reaplicar meia hora depois de iniciar a exposição.

A décima primeira dica seria realmente usar o filtro solar…

2 pensou em “10 dicas para o uso efetivo do filtro solar

  1. Pingback: Inmetro reprova 5 marcas de guarda-sol | Doutor Leonardo

  2. Pingback: Como prevenir a osteoporose | Doutor Leonardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *