Arquivo mensais:abril 2010

Eleições 2010: como usar seu voto para prevenir a dengue

A dengue é uma das doenças transmissíveis mais importantes do Brasil (veja também: “Aprenda a reconhecer os sintomas da dengue”), e para prevenir uma epidemia é necessário que todos colaborem. Quando digo todos, é porque as pessoas comuns são indispensáveis para evitar a multiplicação do mosquito da dengue, mas dessa vez vou me concentrar naquilo que os governantes podem fazer para que não aconteça uma epidemia nos próximos anos.

Continue lendo

Como prevenir e controlar a hipertensão arterial

A pressão alta é um dos fatores de risco que mais prejudicam a saúde dos brasileiros. A doença chamada hipertensão arterial só é diagnosticada com a pressão maior que 14 por 9, mas quanto menor a pressão melhor: 10 por 7 é melhor que 12 por 8, que é melhor que 14 por 9. Quem tem hipertensão arterial pode precisar de medicamentos anti-hipertensivos; as orientações a seguir, por outro lado, são válidas para todas as pessoas. Além de prevenirem a hipertensão arterial, estas orientações são capazes de diminuir a necessidade de medicamentos nos hipertensos. Nos casos de hipertensão leve, muitas vezes é possível controlar completamente a pressão arterial sem a necessidade de medicamentos!

Continue lendo

Licença para reproduzir o conteúdo do Doutor Leonardo

Semana passada Luciana Kotaka, psicóloga clínica, me pediu autorização para reproduzir o artigo Como saber se você está acima do peso ideal no blog Comportamento Magro. Não apenas autorizei, mas também aproveitei para adotar uma licença permitindo que qualquer um reproduza o conteúdo do Doutor Leonardo, desde que respeitando as restrições abaixo.

Continue lendo

Como saber se você está acima do peso ideal

De acordo com o Ministério da Saúde, 13% dos brasileiros são obesos, e no total 43,3% estão acima do peso saudável. E o pior, na prática muitas pessoas não sabem se estão com excesso de peso, e nem como descobrir. Por isso, resolvi escrever um artigo rápido para explicar como descobrir e como avaliar o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência abdominal.

Continue lendo

Como identificar os sintomas da sinusite

Resfriado, gripe e sinusite são motivos muito comuns de consulta médica, especialmente quando o profissional deixa parte de sua agenda livre para atender urgências. E também é muito comum a pessoa já chegar com um diagnóstico pronto, querendo “só uma assinatura” para fazer uma radiografia ou tomar um antibiótico. Alguns médicos chegam a fazer o que foi pedido mesmo quando sabem que estão fazendo mais mal do que bem, só para se livrar do paciente. Não dá para ensinar os leitores a fazer diagnóstico de certeza dessas doenças, mas vou dar umas dicas sobre quando suspeitar do quê, e quando procurar um médico.

Continue lendo

Ministério da Saúde responde a boatos sobre vacina contra gripe suína

Está circulando na Internet um e-mail contendo sérias críticas à vacina contra a gripe suína (gripe A H1N1). Tenho discutido o assunto com meus pacientes durante as consultas, mas como eu só atendo algumas dezenas de pessoas por semana, recomendo a todos que leiam os esclarecimentos oficiais sobre a vacina contra a nova gripe.

Continue lendo

Conheça o novo Código de Ética Médica

O Código de Ética Médica, publicado ano passado pelo Conselho Federal de Medicina, entra em vigor a partir de amanhã, dia 14, digo, 13 de abril de 2010 (confira a publicação). O novo Código de Ética Médica mantém a maior parte do código anterior, alterou a redação de alguns artigos, e fez alguns acréscimos importantes. Na minha opinião, as alterações mais interessantes dizem respeito à autonomia dos pacientes e à distanásia (definição adiante).

Continue lendo

Projeto de lei obriga planos de saúde a respeitar pagamentos exigidos por conselhos profissionais

O projeto de lei 1220/2007, proposto pelo deputado federal Jovair Arantes (PTB/GO), obriga os planos de saúde a respeitar as tabelas de (remuneração de) procedimentos elaboradas pelos conselhos profissionais da área da saúde. No caso da Medicina, e, imagino, no de outras profissões, os honorários registrados nas tabelas de procedimentos são considerados os valores mínimos a serem aceitos sem ferir a ética profissional.

Continue lendo

Descobridor do PSA critica seu uso no câncer de próstata

Richard Ablin, cientista que descobriu o PSA em 1970, classificou recentemente seu uso sistemático como um desastre de saúde pública. O exame só é capaz de detectar 3,8% dos casos de câncer de próstata, e não é capaz de diferenciar o câncer de uma série de outras doenças benignas. Aliás, o próprio câncer de próstata é pouco agressivo, e em 80% dos casos a pessoa acaba morrendo de outra coisa primeiro.

Continue lendo

Eleições 2010: Lula defende mais dinheiro para a saúde

Semana passada o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na presença de Dilma Roussef e José Serra, que seu sucessor deverá discutir mais dinheiro para a saúde. Ele aproveitou e alfinetou a oposição por ter derrubado a CPMF: Não conheço um empresário no Brasil que reduziu o custo do seu produto em 0,38%, que é o que a gente pagava no cheque.[…] Entretanto, tiraram da União R$ 40 bilhões por ano.

Continue lendo