Arquivo mensais:maio 2010

Como parar de fumar

Dois anos atrás o Brasil já tinha mais ex-fumantes do que fumantes. Mesmo assim, dezenas de milhões de brasileiros ainda são tabagistas, e se continuarem assim terão 10 anos de vida a menos do que se não fumassem. O propósito do Dia Mundial sem Tabaco é ajudar essas pessoas a mudar de situação, e este artigo é minha contribuição nesse sentido.

Homem numa caixa de cigarro

Fonte: INCA (divulgação)

A melhor forma de parar de fumar é buscar ajuda profissional. Os estudos comprovam que a associação de terapia cognitivo-comportamental, terapia de reposição de nicotina e bupropiona (ou outros medicamentos, como nortriptilina, clonidina e vareniclina) aumenta em muito as chances da pessoa conseguir abandonar o cigarro.

Mas nem todo mundo precisa, ou pode, passar por todo esse processo. Por isso, resolvi reunir aqui algumas dicas que podem ser aplicadas por qualquer pessoa.

Continue lendo

Eleições 2010: Pré-candidatos à Presidência discursam para secretários municipais de saúde

Roberto Gordilho esteve no XXVI Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, e contou que os presidenciáveis Dilma Roussef, José Serra e Marina Silva deram cada um uma palestra no evento. Teoricamente a palestra de Marina Silva seria na sexta-feira, mas até o momento nada li sobre a palestra, seja no blog de Roberto Gordilho, seja na página virtual do congresso. De qualquer forma, tive acesso a recortes das palestras de Dilma Roussef e José Serra, e divido com os leitores minhas impressões. Atualização: saiu a divulgação da palestra de Marina Silva, e acrescentei minhas impressões ao rodapé do artigo.

Continue lendo

Eleições 2010: Dilma e Serra se comprometem com a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29

Na semana passada, dias 18 a 20 de maio de 2010, a Confederação Nacional dos Municípios realizou a 13ª Marcha a Brasília, evento anual em que a organização apresenta suas reivindicações. Uma dos pontos prioritários foi a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, regulamentação através da qual se espera obrigar a União a destinar pelo menos 10% do seu orçamento para a saúde. Pelos meus cálculos, em 2006 esse gasto foi só de 5,5%.

13ª Marcha a Brasília

Fonte: Brito Júnior/Prefeitura Muncipal de Vitória

Três pré-candidados a presidente responderam às perguntas dos prefeitos, e pelo menos dois deles se posicionaram a favor da regulamentação da EC 29: Dilma Rousseff e José Serra. Dilma Rousseff defendeu ainda a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), mas José Serra disse só ser possível discutir o imposto no contexto de uma reforma tributária. (Leia também: Lula defende mais dinheiro para a saúde.)

Continue lendo

10 motivos para parar de fumar

No início desta série semanal de 4 artigos em homenagem ao Dia Mundial sem Tabaco 2010, apresentei 10 motivos que levam as pessoas a fumar mesmo a gente sabendo hoje em dia que fumar faz mal para a saúde. O outro lado da moeda é que 18,2% dos brasileiros maiores de 15 anos de idade são ex-fumantes, e 80% dos fumantes atuais querem parar de fumar. Ora, a dependência da nicotina é uma das mais poderosas que existe. 50% das pessoas que fumam um cigarro vão ficar dependentes. Se as pessoas param de fumar mesmo assim, elas devem ter um bom motivo, não é mesmo?

Continue lendo

Crianças de 2 a 4 anos de idade serão vacinadas contra gripe suína

O Ministério da Saúde anunciou que a campanha de vacinação contra a gripe suína será estendida às crianças deste 2 anos de idade até 4 anos (inclusive). O prazo para se vacinar vai até dia 2 de junho, daqui a duas semanas. Além disso, o prazo de vacinação foi novamente prorrogado em todo o país para gestantes, e para adultos de 30 a 39 anos de idade. Os municípios também foram orientados a prorrogar a vacinação para outros grupos caso não tenham atingido a meta de vacinação. (Leia também: Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe suína.)

Continue lendo

Impasse na Câmara dos Deputados sobre o piso salarial dos agentes comunitários de saúde

A Câmara dos Deputados criou uma comissão especial para estudar as 9 propostas de regulamentação da Emenda Constitucional 63, que dá aos agentes comunitários de saúde (ACS) um piso salarial nacional. (Leia também: Emenda constitucional garante piso salarial para agentes comunitários de saúde.) Terça-feira, 18 de maio de 2010, essa comissão se reuniu com representantes do Ministério da Saúde e dos ACS, mas não foi possível chegar a um acordo.

Deputada Federal Fátima Bezerra (PT-RN), em 10 de novembro de 2009

Fonte: Janine Moraes/Câmara dos Deputados

A relatora da comissão, Fátima Bezerra (PT-RN), defendeu que o piso seja de R$ 1020, não R$ 930, mas pode ser que o piso não saia da intenção.

Continue lendo

As doenças causadas pelo tabagismo passivo

O Doutor Leonardo está publicando uma série de quatro artigos semanais em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco 2010, e o primeiro artigo foi 10 motivos para fumar. As pessoas podem até estranhar que um médico divulgue as razões que alguém pode ter para fumar, mas na verdade não se trata de propaganda de cigarro, e sim de explicar como alguém pode fumar mesmo a gente sabendo hoje em dia que faz mal.

Fumaça tóxica

Fonte: INCA (divulgação)

Defendo firmemente que cada pessoa, desde que maior de idade e livre de deficiência mental, tenha direito a escolher se quer fumar ou não. É claro que, enquanto médico de família e comunidade, sou obrigado a informar as pessoas dos riscos envolvidos, e a oferecer ajuda para que as pessoas consigam parar de fumar, mas a decisão de parar ou não de fumar deve ser individual. O outro lado da moeda é que as pessoas também têm o direito a não fumar, e, da mesma forma que os não fumantes devem respeitar o direito de fumar, os fumantes devem respeitar o direito de não fumar.

Continue lendo

Saúde não é esmola

Fiquei sabendo que, numa novela em exibição, um grupo de médicos bem intencionados está trabalhando voluntariamente numa unidade de saúde da favela. O vizinho Vladimir Melo não me deixa mentir, já fiz trabalho voluntário fora da Medicina, inclusive de qualidade, considero, mas mesmo assim não sou nem um pouco simpático ao que a novela exibiu.

Continue lendo

10 motivos para fumar

Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco 2010, e em sua comemoração o Doutor Leonardo traz uma série de quatro artigos sobre o tabagismo. Hoje em dia todo o mundo sabe que cigarro causa uma série de doenças (leia também: Os 10 maiores fatores de risco para a saúde do brasileiro), mas mesmo assim o Ministério da Saúde estima que 16% dos brasileiros adultos fumem ativamente (confira o relatório). O artigo de hoje é para os outros 84% dos brasileiros adultos, que não conseguem entender como aquele amigo ou parente consegue fumar mesmo sabendo que cigarro faz mal.

Continue lendo

Atualize seu navegador

Um quinto dos visitantes do Doutor Leonardo usam o Internet Explorer 6.0, um navegador da Web com quase 10 anos de idade. Isso significa que esses leitores estão sob risco de uma série de ameaças da Internet, risco esse muito menor para quem usa um navegador moderno. Além disso, o IE6 é famoso (entre os desenvolvedores de sites) por não cumprir os padrões da Web que a própria Microsoft ajudou a construir. Por isso, alguns sites na Web simplesmente pararam de implementar truques para permitir a compatibilidade com o Internet Explorer.

O Doutor Leonardo continua recebendo de bom grado todos os visitantes, independentemente de qual navegador usem. Mas, levando em consideração os riscos acima, aqui vai um lembrete a todos os leitores: atualizem seus navegadores.

Continue lendo