Arquivo mensais:setembro 2010

Lula parou de fumar

A Presidência da República tem uma coluna semanal, chamada O Presidente Responde, publicada em cerca de 100 jornais de todo o país, respondendo a 3 perguntas dos leitores desses mesmos jornais. (Para saber mais, leia essa matéria do Estadão.) Graças ao blog do professor Alexandre, fiquei sabendo que o presidente parou de fumar:

Eu mesmo parei de fumar há quase oito meses e estou me sentindo muito bem, comendo melhor, respirando melhor, com muito mais fôlego nas corridas e caminhadas. Aconselho todos os fumantes a fazerem o mesmo. (Leia o texto integral da coluna.)

Se até Lula, que é famoso por hábitos pouco saudáveis, parou de fumar, tenho certeza de que muita gente também pode. Se você conhece alguém que gostaria de parar de fumar, indique-lhe o artigo Como parar de fumar!

As 10 principais doenças da mulher brasileira (corrigido)

Atualização (2015): “As 10 piores doenças no Brasil.”

Depois de ter listado as 10 principais doenças do homem brasileiro, eu não poderia deixar de contemplar também as mulheres com um artigo semelhante. Até porque as mulheres procuram os serviços de saúde com mais frequência, além de estarem em contato mais direto com os agentes comunitários de saúde.

Os números entre parênteses são a proporção da carga de doença da mulher brasileira atribuída a cada doença.

Continue lendo

IV Jornada de Medicina de Familia e Comunidade

Dias 30 de setembro a 2 de outubro será realizado o 50º Congresso Médico Estadual da AMES, e junto ocorrerá a 4ª Jornada de Medicina de Família e Comunidade, promovida pela Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade. Quem quiser participar apenas da jornada terá desconto na inscrição: basta entrar em contato com a Associação Médica do Espírito Santo (AMES) para mais informações.

Esta jornada terá um significado especial para mim, porque pela primeira vez participarei como moderador de uma mesa redonda. Reproduzo abaixo a programação da jornada, mas sugiro também a leitura da programação completa do congresso, até porque na véspera da jornada haverá uma sessão de apresentações especiais sobre a Medicina de Família e Comunidade.

Continue lendo

Eleições 2010: Como você escolheu seu candidato?

Faltam 9 dias para o primeiro turno das eleições, e tenho certeza de que muita gente ainda não decidiu seu voto. Para ser mais exato, acredito que a maioria das pessoas não sabe em quem votar para senador, deputado federal e deputado estadual. Tanto é que volta e meia uma pesquisa mostra que as pessoas não lembram em quem votaram para cargos do Legislativo.

Prefiro não discutir nomes, mas estou interessado em saber como você, leitor, escolheu seus candidatos, ou está escolhendo. Para começar, eu mesmo vou contar o que fiz, e o que ainda preciso fazer, para escolher meus candidatos.

Continue lendo

Filme alemão aborda depressão pós-parto

Eu não sei você, mas eu estava sentindo falta de um pouco mais de variedade no cinema. Em qualquer sala que você frequente, os filmes são praticamente os mesmos. Aqui em Vitória, o único que inovava era o Cine Metrópolis, da UFES, mas agora descobri o Cine Jardins, no bairro Jardim da Penha. E o primeiro filme a que assisti lá foi O Estranho em Mim, um drama sobre a depressão pós-parto. Filmado em 2008 na Alemanha, o filme venceu a Competição de Novos Diretores da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo naquele mesmo ano. (Trailer disponível em alemão ou com legendas em inglês; bonito de se ver mesmo para quem só sabe português.)

Mãe de frente ao espelho, contemplando a si mesma carregando o bebê

O filme tem aquele ritmo cadenciado que se convencionou chamar de cinema de arte. A primeira parte, que vai até o diagnóstico da depressão, não dura muito mais que meia hora. Em vez do filme atingir seu clímax e encerrar poucos minutos depois, começa a segunda parte, sobre o processo de tratamento. Além de se recuperar da depressão, a personagem precisa reconstruir a relação com seu filho e seu marido.

Continue lendo

Para que usar cinto de segurança no banco de trás?

Andar no banco de trás do carro diminui o risco num acidente de trânsito. Pesquisadores dos EUA confirmaram em 2004 que passageiros dos assentos traseiros têm risco 39% menor de morrer numa batida de carro, quando comparados a passageiros dos assentos dianteiros. Contando tanto as mortes quanto as lesões graves, ocupar o assento traseiro diminui o risco em 33%. Vai ver é por isso que as pessoas não usam cinto de segurança no banco de trás.

Pessoas com cinto de segurança no assento traseiro

O Código Nacional de Trânsito tornou obrigatório o uso do cinto de segurança no final do século passado, sem exceção para os passageiros do banco de trás. Mesmo assim, a maioria das pessoas entendeu que o cinto de segurança só seria necessário para o motorista e o carona, até porque a fiscalização só estava multando quem não usava o cinto de segurança no banco da frente.

Deixando a lei um pouco de lado, será que o cinto de segurança realmente protege quem vai no banco de trás?

Continue lendo

OMS faz um retrato do SUS

O último número do Bulletin of the World Health Organization (Boletim da Organização Mundial da Saúde) trouxe uma matéria (em inglês) sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Mais do que emitir julgamentos, a OMS coleciona depoimentos de brasileiros que conhecem profundamente o SUS para compor um retrato dos mais fieis. Recomendo a leitura para todos os que dominem o inglês. Também vale a pena ler a nota à imprensa pelo Ministério da Saúde e a notícia pela Agência Brasil.

Infelizmente, o trecho que aborda a Saúde da Família não é dos meus favoritos:

Continue lendo

O efeito do horário de verão na nossa saúde

O horário de verão 2010/2011 começa dia 17 de outubro e termina dia 20 de fevereiro. Felizmente o Brasil passou a ter o período do horário de verão estipulado em lei, sem variar de um ano para o outro, mas suspeito de que muita gente continua não gostando mesmo assim. Por isso, corri atrás dos estudos científicos para saber se realmente o horário de verão faz mal à saúde, como dizem por aí.

Continue lendo

Blog da Alergia se junta ao Planeta Saúde Brasil

É difícil escapar da alergia: ou você tem, ou você conhece alguém que tem. Mas a qualidade de vida do alérgico pode melhorar, e muito, com o tratamento adequado de seus problemas. Por isso, tenho certeza de que os leitores gostarão muito de saber que o Blog da Alergia se juntou ao Planeta Saúde Brasil.

O Blog da Alergia já tinha sido mencionado ao menos duas vezes no Blog do Pediatra em Casa: em Focos de alergia em sua casa e em Dia Nacional de Combate à Asma. Aliás, boa parte dos novos membros do Planeta Saúde Brasil também chegou através do pediatra Andre Bressan.

Quem será o próximo?

Gonorreia não é a mesma coisa que síndrome do corrimento uretral

O leitor Antônio Kretz conferiu as novidades da lista de notificação compulsória, e deixou o seguinte comentário:

Caro Dr. Leonardo,

Gostaria de saber se “Síndrome do Corrimento Uretral” é a mesma coisa que “Gonorréia”?

Antônio, são duas coisas diferentes, mas com uma grande sobreposição entre si.

Preservativo enrolado, fora da embalagem

© Flegmus (BY-SA)

É muito fácil dizer que a gonorreia é uma DST causada pelo micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, e que um de seus sintomas é o corrimento uretral (secreção saindo da uretra). Na prática, contudo, a interpretação dos sinais e sintomas não nos permite confirmar ou excluir o diagnóstico de gonorreia. Uma pessoa infectada pode não apresentar sintoma algum; e uma pessoa com corrimento uretral pode ter gonorreia, outra doença, ou mesmo mais de uma infecção ao mesmo tempo.

Continue lendo