Arquivo mensais:setembro 2013

ACMFC tem novo endereço virtual

A Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC) tem um novo endereço na Internet: http://acmfccapixaba.wordpress.com/. O nome comprido é para diferenciar da outra ACMFC, a catarinense.

Com a adoção dessa nova plataforma eletrônica, utilizada por tantos blogs, espero que as pessoas fiquem sabendo um pouco mais sobre as novidades da ACMFC. Assim como no meu blog, é possível receber as novidades por e-mail. No caso da ACMFC, basta visitar a página, e então clicar no botão “Seguir”, que aparece lá em baixo na direita, ou então preencher o formulário “Seguir blog via e-mail”, na barra lateral. Daí para frente é só seguir as instruções.

Semana que vem espero que a ACMFC divulgue uma boa notícia. Fique atento!

O que é saúde para você?

Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada, em 1949, sua constituição recebeu uma avançada definição de saúde. Tão avançada que, até hoje, é criticada por ser inatingível e imensurável. Mesmo assim, algumas características dessa definição foram cruciais. Hoje em dia seria impensável falarmos em saúde apenas em termos biológicos, como se a mente e de alguma forma até a sociedade não estivessem envolvidas nisso.

Além disso, estamos cada vez melhores em encontrar doenças cada vez mais cedo. Se a saúde fosse apenas a ausência de doença, isso faria com que as pessoas estivessem cada vez mais doentes!

Essa questão foi revisitada no começo deste mês pelo médico escocês Richard Smith, que entre outros predicados foi editor por 25 anos de um dos mais prestigiados periódicos médicos do mundo, e tem idade e status suficientes para falar o que bem quiser.

Então eu tive a ideia de que nós poderíamos definir saúde da mesma maneira em que temos definido doença: através de uma série de casos. A resposta à questão pode estar em pequenos detalhes. Talvez possamos criar livros-texto de saúde para fazer frente aos nossos livros-texto de doença: temos milhares de páginas por escrever.

Eu devo começar comigo mesmo. Eu sou saudável. Eu declaro que sou.

Continue lendo